Qual é a Flor Mais Venenosa do Mundo?

Antes de falarmos especificamente sobre toxinas de plantas é necessário destacar que não há como fazer um ranking exato das plantas mais venenosas do mundo porque há variáveis que podem tornar uma planta mais ou menos danosa em relação à outra. Para começar o efeito de cada veneno é diferente de pessoa para pessoa devido a questões inerentes ao organismo.

Enquanto alguns indivíduos com mais resistência apenas terão um mal estar em contato com uma substância venenosa outros podem vir a óbito em contato com a mesma quantidade. Também varia a forma como ocorre o contato do indivíduo com o veneno em questão podendo levar a uma ação mais ou menos extensiva. Que tal conhecer as plantas mais venenosas do mundo?

Quais São as Plantas Mais Venenosas do Mundo?

A seguir vamos falar então sobre as plantas mais venenosas do mundo sendo que em alguns contextos distintos cada uma delas pode ser a mais venenosa do planeta.

Comigo-Ninguém-Pode (Dieffenbachia picta Schott)

Comigo-Ninguém-Pode

Comigo-Ninguém-Pode

Essa planta é tóxica para o ser humano por conter oxalato de cálcio em suas folhas e caule. Trata-se de uma substância que causa inflamações no corpo. Mastigar um pedaço de comigo-ninguém-pode (nome bastante adequado) é uma péssima ideia, pois a sua toxicidade leva a ferimentos nas mucosas da boca e faringe além de machucar as cordas vocais. O inchaço decorrente da inflamação pode levar a asfixia.

Para resolver é necessário ir ao hospital para ser medicado com analgésicos para combater a inflamação além de ser submetido a uma lavagem gástrica. Óleo de oliva com leite pode ajudar a remover a substância do organismo. Por ser conhecida como um amuleto contra mau-olhado essa planta é cultivada em casa por algumas pessoas, tenha cuidado se você tiver crianças e pets morando com você.

Jequiriti (Abrus precatorius L.)

Jequiriti

Jequiriti

As sementes vermelhas da Jequiriti possuem uma substância conhecida como abrina que se for ingerida pode levar o ser humano a morte. Basicamente essa substância causa a aglutinação de células vermelhas no sangue e com isso forma coágulos que impedem a correta circulação sanguínea.

Uma vítima dessa planta deve ser levada rapidamente ao hospital para que possa ser submetida a uma lavagem gástrica e remédios anticoagulantes. Uma curiosidade é que essa é a planta ‘proibida’ do filme “A Lagoa Azul”.

Oleandro (Nerium oleander)

Oleandro

Oleandro

Com belas flores essa planta é muito perigosa por conter vários tipos diferentes de toxinas espalhadas em todas as suas partes. Destacam-se como as fortes toxinas do oleandro a neriine e a oleandrina que agem no coração. Para se ter uma ideia de quanto o veneno dessa planta é forte saiba que é possível morrer apenas ingerindo o mel de uma abelha que teve essa flor como fonte de seu néctar.

É originária de áreas do Extremo Oriente e do mediterrâneo, a sua beleza fez com que passasse a ser cultivada com finalidades ornamentais. Os animais se afastam dela por instinto.

Pinhão-de-Purga (Jatropha curcas L.)

Pinhão-de-Purga

Pinhão-de-Purga

As sementes dessa planta tem ricina, substância muito tóxica que leva a aglutinação das hemácias o que provoca dificuldade de circulação sanguínea. Quatro ou mais dessas sementes já pode levar a óbito. Se ingerir essas sementes o indivíduo deve correr para o hospital e ser submetido a uma lavagem gástrica além de receber a administração de soro.

O número de acidentes com esse vegetal não é tão significativo porque não é muito comum em áreas urbanas. No espaço rural é visto como uma praga em pastagens e lavouras.

Actaea Pachypoda (olho-de-boneca)

Actaea Pachypoda

Actaea Pachypoda

A olho-de-boneca, também conhecida como white baneberry, pode até parecer simpática, mas é muito perigosa. Nativa da área norte e leste da América do Norte, essa planta florida, que mede apenas 1 cm de diâmetro e tem pequenas frutinhas brancas com uma mancha preta, é muito semelhante ao objeto que lhe dá nome.

Ainda que toda a espécie tenha sido considerada danosa ao homem, a maior parte de sua toxina fica concentrada no fruto. Infelizmente, muitas crianças já foram vítimas da White Baneberry, porque, além de bela, ela É muito doce. A baga contém uma toxina chamada carcinógeno, que possui efeito sedativo, quase que imediato, no músculo cardíaco humano e causa morte rápida.

Trombeta-de-Anjo (Brugmansia suaveolens)

Trombeta-de-Anjo

Trombeta-de-Anjo

Pode ser encontrada em várias regiões do Brasil, a espécie é nativa da América do Sul. Seu nome popular se deve ao fato de que sua flor parece um pêndulo. Possui tamanho entre 14 e 50 centímetros tendo toxinas presentes em todas as partes. Tem ao longo de sua estrutura alcaloides tropânicos como hiosciamina, escopolamina e atropina. Ainda que o risco de ingerir essa planta seja conhecido há pessoas que fazem um chá com as suas flores para ter o efeito alucinógeno.

Cada exemplar dessa planta possui uma quantidade única de veneno não sendo possível determinar quanto de veneno foi ingerido por uma pessoa. Quem entra em contato com essa planta de forma indevida é acometido por taquicardia, midríase, confusão, paralisia dos músculos e alucinações. Apesar de perigosa possui propriedades medicinais como ser anticonvulsionante e antiasmática.

Mamona (Ricinus communis L.)

Mamona

Mamona

A semente contém ricina que é uma substância letal se ingerida, tem efeito semelhante ao da abrina levando a formação de coágulos sanguíneos. Já foram registrados casos de óbito de crianças e adultos devido à ingestão dessas sementes. Quando tem efeitos menos graves causa queimação na garganta, crises de vômitos e diarreia.

A ingestão de mamona demanda internação imediata para que sejam administrados anticoagulantes e seja realizada uma lavagem gástrica. É uma planta arbustiva com capacidade de crescer em qualquer terreno, é originário da Ásia meridional.

Mandioca-Brava (Manihot utilissima Pohl)

Mandioca-Brava

Mandioca-Brava

As raízes e folhas dessa planta possuem uma substância tóxica conhecida como linamarina capaz de levar a óbito quem a ingerir. Nos casos mais graves as intoxicações podem levar a asfixia e convulsões. Se não houver tratamento pode se tornar fatal. O tratamento inclui hospitalização e realização de lavagem gástrica.

É interessante dizer que essa planta somente é venenosa crua, se for cozinhada a sustância tóxica perde seu efeito. Já foram desenvolvidos exemplares geneticamente modificados dessa planta para neutralizar o veneno.

Gostou de saber mais sobre essas plantas venenosas?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *