Quais São Os Sintomas Da Planta Comigo-Ninguém-Pode?

A planta comumente conhecida como comigo-ninguém-pode tem como seu nome científico Dieffenbachia seguine, sendo também chamada de aningapara. Essa planta pertence a família Araceae.

A planta se tornou muito apreciada como decoração e adorno de interiores, se tornando um item ornamental em diversas casas, presente tanto em seus jardins como dentro das casas em vasos. Isso ocorreu por ela apresentar uma beleza bem chamativa, com folhas vistosas e variegadas, que possuem vários tons de verde e amarelo, além disso, são duradouras, sendo ótima para decoração de interiores já que a sua permanência é extensa e não necessita de ser renovada de maneira constante.

Planta Comigo-Ninguém-Pode

Planta Comigo-Ninguém-Pode

Além de sua beleza, a comigo-ninguém-pode acabou se tornando popular na casa daqueles que acreditam em energias e talismãs, já que é auferida a ela a capacidade de espantar os maus espíritos e o mau olhado, sendo uma espécie de proteção do ambiente.

Não tem como negar que sim, ela é muito bonita, no entanto, a comigo-ninguém-pode possui outra característica muito importante e que deve ser levada em consideração quando ela é escolhida como adereço de decoração de um ambiente: ela possui um alto potencial toxicológico, ou seja, é uma planta venenosa. Como o seu próprio nome diz “comigo ninguém pode”, fazendo alusão a suas propriedades toxicológicas.

Como É a Planta Comigo-Ninguém-Pode?

Essa planta possui folhas vistosas e grandes, formando um adorno realmente chamativo, as folhas são verdes, no entanto, o seu centro possui pontos em branco e em verde de outros tons, mais claro que as bordas da folha. Os frutos dessa flor são formados a partir de baga, e as suas flores são espádice, que são aquelas flores que se assemelham a uma espiga de milho, possuindo uma espata sozinha que é rodeada por uma pétala de flor, que a encobre.

A comigo-ninguém-pode possui hábito herbáceo, característica definida a partir do seu caule e padrão de sua ramificação, podendo essa planta atingir até dois metros de altura, tendo como seu tamanho médio entre 30 cm a 60 cm de altura. A planta possui duração de anos, perdendo a sua vida depois de muito tempo de seu cultivo, no entanto, ainda é possível criar estacas formadas com seu caule em qualquer época do ano.

Por Que Ela É Tóxica?

O caule as folhas da comigo-ninguém-pode contém células especializadas que são chamadas de idioblastos. Nos idioblastos da planta é possível encontrar uma grande quantidade de cristais de oxalato de cálcio, um elemento responsável por parte da sua toxicidade.

Esses pequenos cristais são chamados de drusas e ráfides. Devido a finura desses organismos, eles atuam como agulhas, perfurando as mucosas e causando uma irritação mecânica. Além disso, no interior desses cristais há outras substâncias químicas que podem causar diversos processos inflamatórios, sendo algumas desses elementos químicos os alcaloides, cianogênicos, glicosídeos e as saponinas.

Quais São Os Sintomas Da Planta Comigo-Ninguém-Pode?

Quando ingerida essa planta causa diversas reações no corpo, todos os sintomas são negativos.

Quando alguém mastiga a folha da comigo-ninguém-pode, os idioblastos (células especializadas da planta), injetam os ráfides (cristais de oxalato de cálcio) na língua e nos lábios de quem a está consumindo. Após isso, ocorre uma irritação caracterizada por dor intensa e inchaço, tanto dos lábios quanto da língua.

Sintomas mais fortes envolvem edema na garganta, que é um inchaço na região da garganta, o que poderia até mesmo causar asfixia, e em casos extremos, levar a pessoa à morte. Algumas pessoas quando consomem essa planta, perdem temporariamente a fala, já que as vias aéreas superiores são obstruídas devido à inflamação na região da boca e garganta. Além disso, a ingestão pode causar diarreia, vômito e sangramento gastrointestinal, levando ao inchaço também do sistema digestivo, o que afetaria o sistema respiratório, levando a morte se não for obtida ajuda médica a tempo.

Planta Comigo-Ninguém-Pode no Vaso

Planta Comigo-Ninguém-Pode no Vaso

Até mesmo quando não é ingerida essa planta pode causar problema, pois caso ela entre em contato com regiões mucosas, como os olhos, causa a mesma irritação com os sintomas parecidos, com dor e inchaço do local, no caso dos olhos, irá aumentar a sensibilidade à luz e inchar a região, em casos extremos pode prejudicar a córnea, causar espasmos nas pálpebras e causar conjuntivite.

Quando entra em contato com a pele, a planta pode causar queimaduras, o surgimento de bolhas e dermatites.

A toxicidade da comigo-ninguém-pode é conhecida pela humanidade há muito tempo, alguns estudos comprovam que durante o Holocausto provocado pela Segunda Guerra Mundial, essa planta era usada nos presos dos campos de concentração para fazer com que eles ficassem estéril.

O Que Fazer Em Casos De Intoxicação Pela Planta Comigo-Ninguém-Pode?

É necessário buscar ajuda médica imediatamente, que por meio de tratamento conseguirá aliviar os sintomas da planta. É recomendado em alguns casos leves, que se usem produtos demulcentes para diminuir o desconforto que ela causa, um exemplo dessa espécie de produto é o leite. Quando a planta entra em contato com os olhos, o ideal é lavar com água mineral corrente e buscar ajuda médica.

Os Perigos De Cultivar a Comigo-Ninguém-Pode:

Nenhum adulto em sã consciência iria ingerir essa planta, ou até mesmo a passar na pele ou nos olhos por vontade própria, no entanto, por possuir folhas bonitas e chamativas, ela pode atrair a atenção de crianças e animais domésticos, como gatos e cachorros, que não possuem condições de identificar que aquilo é arriscado.

Já foram registrados casos de intoxicação por comigo-ninguém-pode em diversos países do mundo. Segundo os Centros de Informações Toxicológicas do Brasil, ocorrem milhares de casos de intoxicação e envenenamento com a planta ao ano. No ano de 2001 foram registrados quase 76 mil casos.

Nos Estados Unidos da América ela é a quarta maior causadora de envenenamento, sendo que 85% dos casos ocorrem com crianças que a consomem sem saber exatamente o que ela representa.

Por isso, apesar da beleza da planta, é necessário analisar se realmente vale a pena a utilizar como decoração em casa, principalmente se é um ambiente frequentado por crianças e animais domésticos.

Medidas Preventivas Para O Cultivo Da Comigo-Ninguém-Pode:

Se mesmo sabendo da toxidade da planta há o desejo de cultivá-la como adorno para a casa, é possível tomar algumas medidas para que seja reduzida a probabilidade de envenenamento por ela. Confira abaixo:

  • Mantenha sempre a planta fora do alcance de crianças e animais domésticos;
  • Conheça as propriedades da planta, ou seja, quais são os sintomas que ela causa quando em contato com a boca, olhos ou pele, assim como esteja sempre preparado para pedir ajuda médica;
  • Ensine as crianças da casa que é errado mexer com aquela planta, tanto em casos de ingestão como a usar para brincar;
  • Nunca use a comigo-ninguém-pode para fazer chás ou remédios caseiros;
  • Válido tanto para a comigo-ninguém-pode tanto para qualquer planta em casa: nunca utilize a planta para alimentação caso não a conheça bem e não tenha certeza sobre o que ela é;
  • Em casos de acidente busque ajuda médica rapidamente, e caso tenha dúvidas sobre a toxicidade da planta ou seus sintomas, entre em contato com o Centro de Intoxicação da região para ficar alerta.

Como Cultivar a Comigo-Ninguém-Pode?

Mudas de Comigo-Ninguém-Pode

Mudas de Comigo-Ninguém-Pode

Essa planta é típica de regiões com clima equatorial, por isso, tem baixa resistência a temperaturas baixas. Apesar disso, o seu cultivo é fácil e permite, de certa maneira, algum descuido.

É necessária que ela seja plantada em vasos ou jardineiras que sejam mantidos a sombra, sem receber luz diretamente do sol, apesar disso, a luminosidade deve ser média. É importante que ela seja protegida do vento e que a sua terra seja enriquecida com adubos orgânicos, que são ricos em nitrogênio. O ideal é que a umidade do local seja alta, e a terra deve ficar levemente seca antes que seja regada novamente.

É importante saber dos perigos da planta, para que cuide dela da maneira correta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *