Tipos De Relva Que Não Precisam De Manutenção

Chamamos de relva aquelas ervas rasteiras, que crescem como grama. Este nome também é aplicado ao local onde nascem as ervas, mas não é o caso que vamos tratar aqui. Você vai encontrar diversos tipos de relva na natureza e assim como as plantas, existem aquelas que pedem mais atenção quando à sua manutenção, enquanto outras as necessidades são praticamente inexistentes.

Quando alguém começa um jardim, principalmente se esta pessoa não tem experiência com jardinagem, com certeza começará por aquelas plantas de sua simpatia e que também são fáceis de cuidar. Saber quais são estas plantas que, muitas vezes, torna-se uma busca mais cansativa. Então se você se encaixa neste tipo de perfil ou busca de fato um tipo de relva que não exija tantos cuidados, mais abaixo escolhemos alguns tipos que não precisam de manutenção ou que esta é muito baixa.

A Relva Sintética

Apesar de ser um mercado ainda em crescimento, as relvas sintéticas têm ganhado mais espaço a cada dia que passa. Ideais para serem utilizadas em escolas, locais esportivos, jardins residenciais e muito mais, elas não exigem cuidados com manutenção e a atenção que você precisa dar é sobre apenas alguns aspectos. Claro que como qualquer outro produto, apresenta suas vantagens e desvantagens.

A principal vantagem de se ter uma relva sintética em seu ambiente é o custo baixo de manutenção. Você vai economizar com água, já que ela não vai precisar de regas diárias, a redução de adubos, herbicidas, pesticidas e todas as ferramentas que uma relva natural exige.

Já as desvantagens incluem nos danos causados à relva quando ela fica muito tempo e diretamente exposta ao sol. Neste caso a rega será necessária para evitar que sua relva se estrague.

Relva Poa

Você vai encontrar uma diversidade de relva do tipo Poa no mercado. Estas espécies não exigem manutenção e são ótimas para serem cultivadas em qualquer ambiente. Esta espécie está entre as plantas da família das Poaceae e cada uma das relvas do tipo Poa, possui suas características individuais. Destacamos três tipos diferentes e que se encaixam nesta nossa conversa: a relva azul, a relva Hachita e a relva capim búfalo. Vamos conhecer cada uma delas separadamente.

Relva Azul

Biologicamente chamada de Bouteloua Gracilis, a relva azul é a mais indicada para aquelas regiões onde o tipo de clima predominante é o árido e/ou desértico. Quanto ao seu formato,  as folhas dessa espécie são mais lineares, estreitas e com uma maciez muito agradável. A cor é o tradicional verde, mas em uma tonalidade bem escura e próxima da cor azul.

Quando elas são bem cultivadas, podem crescer entre 30 e 60 centímetros de altura, o que vai fazer com que elas se destaquem bem em seu jardim. Se você já gosta daquelas relvas mais rentes ao solo, terá que realizar a poda temporária. A relva azul é muito resistente, por esse motivo que não vai exigir de você cuidados específicos. Ela também possui um acabamento ótimo e bem natural, o que se faz a poda algo bem opcional mesmo. Atente-se apenas para o detalhe de quantidade de luz do sol, pois a relva azul já exige uma quantidade maior de exposição. Ao mesmo tempo, não exige tantas regas, como era de se esperar, claro que a rega a deixará muito mais resistente e bonita, mas caso você não regue a sua relva, ela não sofrerá nenhum tipo de dano.

Relva Hachita

Este tipo de relva vai se desenvolver melhor em solos com características arenosas e argilosas. Se você tem um jardim com plantas perenes ou nativas, usar a relva hachita vai ser a melhor combinação, pois as poucas necessidades que a espécie possa necessitar, apresentará as mesmas características destas plantas.

Se você busca uma relva que não precise cortar, realmente de manutenção zero neste quesito, a relva hachita é uma opção bem favorável. Quando não existe poda para essa espécie, ela vai se tornar uma relva bem artificial curta e de pradaria.

Relva Capim Búfalo

Biologicamente esta relva recebe o nome de Buchloe Dactyloides. É uma relva de ciclo de vida anual, com crescimento que pode chegar até 1 metro e meio de altura quando é bem cultivado. Seu crescimento é bem ereto, o que vai deixar o seu ambiente muito mais bonito. A cor foge um pouco do tradicional verde, sendo mais acinzentado do que esverdeado em si. Esta cor se predomina durante todo o verão , já no inverno a cor muda um pouco e fica bem parecido com palha.

Locais com características climáticas semiárida, semiúmidas e regiões subtropicais, são as que mais favorecem o crescimento da relva capim búfalo.

Relva Festuca

Este é um tipo diferente das relvas Poa, englobando já uma quantidade superior à 100 espécies diferentes na natureza. Esta relva está entre as espécies da família das Gramineae. As regiões mais temperadas e frias, que estão localizadas no hemisfério norte, é onde esta relva se desenvolve melhor, então dificilmente você a verá em localidades diferentes.

As suas folhas são bem largas e lisas, o que dá uma aparência delicada apesar do tamanho delas que se destaca.  Você encontrará algumas Festucas que não precisam de nenhuma manutenção, entre elas estão:

  • Festuca Vermelha: esta é encontrada no mundo inteiro e tornou-se popular devido a sua enorme resistência à climas ruins. Quando são bem cultivadas chegam até 90 centímetros de altura e os solos ácidos e neutros são os preferidos dessa espécie.  A única exigência da planta é estar em um local onde a exposição ao sol seja boa.
  • Festuca Vermelha Commutata: esta relva já é mais comum nos gramados do continente europeu. Ela tem ciclo de vida perene, suas folhas são bem filamentosas e os brotos surgem em uma quantidade bem elevada. Elas podem ser cultivadas em regiões onde o clima predominante é mais frio, pois a espécie apresenta uma resistência muito grande à baixas temperaturas e ao inverno. Este é o tipo de relva que costumeiramente vamos encontrar nos campos de golfe ao redor do mundo. Em locais com climas muito elevado, talvez seja necessário um pouco de rega.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *