Trevo de Quatro Folhas

O simbolismo da planta herbácia nomeada de trevo (Trifolium repens) de quatro folhas teve origem nas antigas tradições celtas. Para os povos celtas, encontrar um trevo de quatro folhas é sinal de muita sorte (erva dos bons presságios), e associavam à Deusa da medicina (Airmid), e era usado como um catalisador de cura e saúde.

Um trevo comum possui apenas três folhas (folíolos), os de quatro folhas são considerados anomalias, mas a irrigação e temperatura são os causadores desse desenvolvimento peculiar, a estimativa é um para cada dez mil trevos com três folhas. O trevo tido como normal é considerado por muitos uma erva-daninha e/ou praga, pois cresce facilmente em solos úmidos e se espalha rapidamente.

O número 4 tem uma simbologia importante em diferentes culturas, pois acreditam num ciclo perfeito, como as fases da lua, estações do ano, elementos da natureza (terra / ar / fogo / ar) e os pontos cardeais.

Na sociedade Celta (300 a.C.), os druídas (sacerdotes) eram os responsáveis pela educação, orientações jurídicas e explanações filosóficas, e acabaram popularizando a simbologia do trevo de quatro folhas, segundo eles, o trevo possui quatro poderes benéficos, a primeira virtude é a fé, a segunda virtude é a esperança, a terceira virtude é o amor, a quarta virtude é a sorte, por isso o trevo com 4 folíolos indica que a sorte está por vir. Os Celtas acreditavam que quem possuísse um trevo, absorveria poderes mágicos da natureza e a sorte dos deuses.

Trevo e a Irlanda

O trevo é o principal símbolo da Irlanda, e está interligado com o padroeiro do país (São Patrício), muitos afirmam/acreditam que é o país de maior concentração de trevos de quatro folhas. Os irlandeses se consideram sortudos, a expressão “Lucky O’Irish” significa “sorte irlandesa”, e é muito repetida no dia de São Patrício.

Patrício da Irlanda foi um missionário cristão, e posteriormente bispo, que se tornou o santo padroeiro da Irlanda, também nomeado de apóstolo da Irlanda. Muitos estudiosos afirmam que ele nasceu na Grã-Bretanha, e foi parar na Irlanda quando tinha apenas 16 anos de idade, porque foi vendido como escravo. Fugiu após seis anos, e iniciou sua vida religiosa.

Antigo Egito

Era o símbolo da grande deusa – da maternidade e fertilidade – Ísis, e era usado em rituais de iniciação, de amor e de sorte. Ísis era admirada e cultuada por ser boa mãe e esposa, e por ser protetora da natureza e da magia. Ela simpatizava com os oprimidos, escravos, pescadores e artesãos, por isso ficou conhecida como a “deusa da simplicidade”, bem como protetora dos mortos e das crianças. Os egípcios acreditavam que as cheias anuais do rio Nilo eram fruto das lágrimas tristes da deusa, que sofria com a morte do seu amado Osíris.

Alguns dos outros títulos da deusa Ísis: Aquela que procura justiça para os pobres; Aquela que procura abrigo para as pessoas fracas; Rainha do céu; Mãe dos deuses; Grande Senhora da magia; Aquela que sabe fazer o uso correto do coração e; Senhora das palavras de poder.

Amuleto

Desde a antiguidade, acreditava-se que certos objetos protegiam as pessoas e evitavam problemas, e isso vem até os dias atuais. Atualmente, o trevo também é tido como símbolo de longevidade e está relacionado com jogos e sorteios.

O trevo de quatro folhas é mais conhecido mundialmente como “trevo da sorte” e considerado um talismã natural. Muitos recomendam, que ao encontrar um trevo, ele deve ser um presente para uma pessoa querida, e assim ambos serão afortunados e terão prosperidade. Uma lenda conta que duzentos anos antes de Cristo (200 a.C.), alguns professores, juízes e religiosos ingleses e irlandeses afirmavam que o trevo de quatro folhas era sagrado, porque tinha um formato de cruz.

Duendes e o Trevo de Quatro Folhas

Os duendes fazem parte da mitologia europeia, e possuem características espanholas e portuguesas. Um mito muito conhecido conta que a tarefa de um duende é tomar conta de um pote de ouro que fica localizado no final do arco-íris. Outra lenda – conhecida popularmente como “ouro de tolo” – diz que os duendes enganam pessoas com um falso ouro, que evapora de uma hora para outra. Atualmente, a cor verde e o trevo que quatro folhas estão na representação dos duendes. Algumas culturas acreditam que são seres inferiores, como demônios.

Tatuagem de Trevo de Quatro Folhas

Nas tatuagens de trevo de quatro folhas, o simbolismo normalmente se destaca dentro do trevo ou nas bordas das folhas, algumas pessoas incluem as palavras fé, esperança, amor e sorte, ou outras mais pessoais, que simbolizem um sentimento, nome de alguém querido ou uma situação particular. A tatuagem se encaixa em estilos variados, e por ser uma imagem sem muitos detalhes, algumas pessoas incrementam adicionando outro símbolo/desenho, como por exemplo duende, desenho tribal ou flores.

Cultivo na Atualidade

Especialistas afirmam que isso é uma raridade, sendo encontrado facilmente nas regiões subtropicais. Por causa da popularidade e grande procura pelo trevo de quatro folhas, o cultivo hoje em dia é cada vez mais comum. Lugares úmidos – 25° – são os indicados, e precisam ser regados no mínimo 3 vezes por semana, além de 8 horas diárias em escuridão total, para um melhor desenvolvimento.

Simpatias e o Trevo de Quatros Folhas

As simpatias chegaram até os dias atuais passadas de geração em geração, uns chamam de crendice e outros acreditam que rituais movimentam energias direcionadas, e que para conquistar o que se deseja, é preciso fé, persistência, merecimento e necessidade.

Para Atrair a Sorte

Escolher um ambiente calmo da sua casa, para fazer uma oração pedindo resolução dos obstáculos que rondam a sua moradia, seu trabalho, suas amizades e seus relacionamentos amorosos. Jogar um punhado de sal grosso atrás de todas as portas da sua casa e carregar sempre um trevo de quatro folhas dentro da bolsa que costuma usar ou em algum lugar que ninguém possa vê-lo. A oração também pode ser feita enquanto segura o trevo de quatro folhas com a mão direita, peça proteção e muita sorte para a sua vida.

Existem muitas pessoas que acreditam em diversos itens que trazem boa sorte. O trevo de quatro folhas é algo que muitas pessoas acreditam trazer sorte quando encontrado, visto que o trevo normalmente apresente apenas três folhas.

O trevo de quatro folhas pode ser cultivado também e necessita de temperatura entre 25°, regas constantes e luz constante para florescer e ficar grande.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *