Árvore Chorão

Não é novidade para ninguém que a natureza é uma das mais belas coisas que já foi criada em nosso universo. Dentre vários enormes motivos, o principal é que a criação dela é que possibilitou que os seres vivos, incluindo nós mesmos, de estar nesse planeta  apreciando esse post. Ou seja, o meio ambiente como um todo é muito importante para que todo o planeta consiga ter um equilíbrio e, sobretudo, dar suporte vital a todas as espécies.

Embora saibamos de toda essa importância, a natureza vem sofrendo com as ações cada vez mais constantes do ser humano dentro da natureza, com atos que ferem diversas áreas ambientais. Em uma concepção natural, o ecossistema daria conta sozinho de repor o que fora extraído ou que se perdeu. Porém, o ser humano, ávido e ganancioso, não está dando tempo para que o planeta Terra possa se recuperar dessas explorações, fazendo com que os recursos fiquem cada vez mais escassos.

Efeitos Negativos

A população já está sentindo os efeitos dessa exploração desmedida da natureza, com as temperaturas médias do planeta aumentando a ritmo acelerado e, como consequência, aumento dos fenômenos climáticos que arrasam diversos países também vem acontecendo. Os governos da maioria dos países já acenderam a luz vermelha para prestar atenção a esse fato e, desde então, vem tomando medidas para fazer com que a emissão de gases poluentes e de lixo caia vertiginosamente.

E muitos são os programas lançados com esse fim, como reciclagem, abolição de alguns elementos químicos ou, também, o fim da caça indiscriminada de animais ou a exploração desenfreada de nossas florestas.

Quando falamos de florestas, a primeira referência que vem a nossa cabeça geralmente é a imponente Amazônia. Também, não é para tanto: ela é a maior floresta tropical de todo o planeta, estando presente em vários territórios. Porém, a maior porção está localizada, justamente, no Brasil. É lar da maior variedade de árvores e plantas do planeta, tendo uma fauna riquíssima também.

Mas, um dos tipos de árvores mais encontrados em todo o Brasil e que encanta diversos olhares é o chorão. Nesse artigo, iremos falar um pouco mais sobre essa espécie, bem como alguns detalhes bastante interessantes sobre. Confira:

O Chorão

Árvore Chorão

Árvore Chorão

Também conhecido como salgueiro, o chorão é uma árvore que é nativa da Ásia, mais precisamente, da região leste do continente. Em outras palavras, ela é encontrada principalmente na região norte da China. Apesar de ser encontrado originalmente por lá, durante milhares e milhares de anos, ela foi sendo semeada por locais fora da Ásia, principalmente na rota da seda que ligava a Ásia até a Babilônia, onde ganhou o apelido usado até hoje.

Mas você já se perguntou o porquê de essa árvore ser conhecida como a árvore chorão? Pois bem: ela é conhecida assim por conta de ser uma espécie que necessita de muita e muita água para sobreviver, pois é uma das árvores que mais “transpiram” em todo o planeta. E, por conta disso, eles são mais encontrados em locais com a presença de rios ou de lagos, justamente por essa necessidade constante de água.

Dentre as diversas árvores existentes, o Chorão é a das que mais crescem rápido, podendo chegar até 25 metros de altura. Porém, a sua longevidade é bastante limitada. Não é muito exigente em relação ao solo, precisando somente ter bastante água para que possa usar para sua sobrevivência. Por conta disso, ela é muito requisitada em solos úmidos, pois ajuda a conter o excesso de água que causa infiltrações nas casas, por exemplo.

As Folhas

Folhas da Árvore Chorão

Folhas da Árvore Chorão

Durante o outono e inverno, seguindo o exemplo das demais árvores, o salgueiro costuma trocar as suas folhagens. Porém, é bastante comum que essa troca não funcione corretamente, sendo que, em algumas vezes, as folhas antigas caem somente depois das novas começarem a nascer.

Essa árvore é bastante requisitada pelos novos decoradores, que acreditam que ela pode deixar o quintal ainda mais charmoso, criando uma visão bastante agradável e, ao mesmo tempo, sombra para quem desejar passar um tempo gostoso em seu quintal.

Sendo uma árvore bastante conhecida dos seres humanos há milênios, ela faz parte de diversos tipos de tradição, incluindo aí a tradição cristã. Segundo o Cristianismo, o chorão foi muito importante para poder proteger a Virgem Maria e Jesus Cristo, ao terem suas ramas abertas para poderem ajudá-los a se esconder do exército egípcio. Além disso, a religião conta que o chorão ganhou esse nome por sempre “chorar” desde que um ramo seu foi utilizado para açoitar Jesus durante os momentos que precederam a sua crucificação e, posteriormente, sua morte.

Tamanha é a importância do simbolismo do chorão no meio religioso que em alguns países da Europa, como é o caso da Rússia e da Alemanha que, durante as celebrações do Domingo de Ramos os seus ramos são utilizados ao invés dos ramos de palmeira.

O Chorão é uma arvore também muito utilizada em cemitérios, pois acredita-se que seus ramos novos são muito “tristes”, com formatos melancólicos que justificam o seu emprego nesses locais sombrios e de tristeza.

Cuidados

Como você pode ver, o chorão é uma árvore que é bastante requisitada e que está presente em diversos locais. Porém, é necessário tomar vários cuidados caso você queira fazer o cultivo desta, principalmente em se tratando do local onde vai acontecer o plantio. Como já dito anteriormente, o salgueiro não é muito exigente em relação a isso. Só que seu plantio deve ser evitado onde existir muito encanamento, principalmente de esgoto.

É engraçado pensar que, apesar de utilizar muita água, o salgueiro é uma das mais resistentes em relação a água. Ou seja, se ela estiver em um local onde possa estar passando por uma estiagem, ela consegue sobreviver e se adaptar muito bem a esta realidade.

Sua expectativa de vida pode chegar a até 30 anos, lembrando que ela é uma das árvores que tem uma menor expectativa de vida. Durante os seus primeiros anos, uma atenção especial tem que se dispensada para que ela possa se desenvolver. Depois disso, ela dá conta sozinha na natureza.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • adorei ver as foto das ávore chorão voltei na minha infância ja faz muito tempo que não vejo uma de perto ela são muito bonitas

    Izabel cristina da silva santos 17 de novembro de 2011 0:05 Responder
  • como comprar uma muda dessa planta ? tenho enterece!

    Eduardo Cruz 5 de abril de 2012 2:26 Responder
  • Queria saber se a Árvore Chorão, gosta de muita Água.

    Mara Cris Gelio 18 de junho de 2015 0:44 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *