Urumbeta – Nopalea Cochenillifera

Existem algumas plantas que não são tão cultivadas em jardins e tornam-se uma espécie de planta excluída desses ambientes, mas apresentam-se igualmente bonita em determinadas ocasiões. Até a mais estranha das plantas sendo bem composta ajuda a manter o ambiente mais agradável e bonito.

Urumbeta - Nopalea Cochenillifera

Urumbeta – Nopalea Cochenillifera

Mais abaixo vamos conhecer um pouco mais de uma planta que se encaixa perfeitamente no exemplo acima. A urumbeta faz parte do que conhecemos como cactos, que são plantas típicas de ambientes mais secos e mesmo aparentemente iguais, possuem algumas diferenças e é exatamente sobre as particularidades dessa planta que vamos aprender um pouco mais. Aprender sobre suas características físicas e de cultivo.

Ficha Técnica

A Urumbeta é uma planta de origem da América do Norte, com maior incidência no México, mas que pode ser facilmente cultivada em diversos locais ao redor do mundo, desde que você ofereça as condições ideais de plantio. Cientificamente, essa planta é chamada de Nopalea cochenillifera e está entre as espécies de plantas que pertence a família das cactaceae. Como ela pode ser cultivada com facilidade em diversas localidades, você vai encontrar diferentes nomenclaturas para a urumbeta como, por exemplo, cacto de cochonilhas, palmatória doce, cacto, palma miúda, cactosem espinho, palma forrageira, cardo de cochonilhas, palma de engorda, nopal, entre outras.

Categorizada como arbustos, cactos e plantas suculentas, a urumbeta é melhor cultivada em climas tradicionais de sua região de origem como o equatorial, o mediterrâneo, o semi árido, o subtropical e o tropical e pode chegar até 5 metros de altura se cultivado corretamente e já em sua fase adulta. Por ser uma planta perene, você vai conseguir ter sempre urumbetas em seu jardim.

Ficha Técnica

Ficha Técnica

A urumbeta é considerada uma planta xerófita, se você ainda não escutou essa expressão antes, significa que são plantas que se adaptam perfeitamente ao clima seco, mesmo que não sejam ambientadas desse tipo de clima. As plantas xerófitas também são muito cactáceas, com ou sem espinhos, dependendo muito de cada espécie. O caule dessa planta é cilíndrico e possui ramos bem achatados, carnosos e de forma oval. Esses ramos também são popularmente chamados de Palmas e cientificamente chamados de cladódios. É exatamente essa parte da urumbeta que é responsável pela fotossíntese dessa planta. Isso acontece porque as folhas da urumbeta são na verdade espinhos pequenos e ainda existem algumas espécies dessa planta que não apresenta espinhos.

É justamente pela “ausência” de folhas que a urumbeta consegue suportar tanto tempo sem água. As flores da planta são bem firmes e apresentam-se em algumas variadas colorações como laranja, rosa e vermelha. Elas brotam durante todo o ano, mas entre os meses de setembro e março, elas brotam com mais facilidade e em maior número.

Mais abaixo saiba a melhor forma de cultivar essa planta.

Como Cultivar

A urumbeta é uma planta bem rústica e, portanto não existe a necessidade de tanta preocupação com o cultivo, pois ela resiste bem a temperaturas mais drásticas, solos não tão bem cuidados entre outras características que normalmente matariam qualquer planta. Como falamos mais acima, a urumbeta é uma planta ótima para ser cultivada em locais onde o clima predominante é mais quente, pois ela resiste bem a altas temperaturas.

Você pode plantar a urumbeta tanto isolada como em grupos. Nesse último caso ela vai se tornar uma espécie de cerca viva, inclusive essa é uma grande utilidade dessa planta, para que a mesma defenda de possíveis invasores, principalmente a espécie da urumbeta que possui espinhos.  Você consegue cultivar a urumbeta tanto diretamente ao solo, como em vasos desde que esses sejam bem grandes, pois a planta cresce bem. No caso do cultivo feito em vaso, você deve atentar para deixar a urumbeta muito bem coberta com substrato e pequenas pedras para que ela adapte-se perfeitamente a essa locação.

O cultivo deve ser feito sob o sol pleno ou então sob a meia sombra. O solo deve estar perfeitamente fertilizado e ser muito bem drenável para absorva bem a umidade das regas. Escolha um local mais arenoso e sua planta crescerá bem melhor. Como ela se adapta muito bem em climas mais secos e quentes, você pode dar um espaçamento maior nas regas sem nenhum problema, que a sua planta crescerá bem.  Ela é até bem tolerável também a solos pouco fertilizados, mas isso também vai atrapalhar um pouco o seu crescimento que acontecerá de forma mais lenta. Então se você puder manter o solo mais bem fertilizado e irrigado, principalmente se isso acontecer em intervalos de tempo bem regulares a sua urumbeta vai crescer muito mais rápido e também muito mais bonita.

A multiplicação da urumbeta é feita por sementes.

Curiosidade

Em alguns países da América Central, os frutos da urumbeta principalmente os mais novos são vendidos e consumidos como verdura. Essa planta também é muito utilizada como alimento para cochonilhas e também ajudam a essa espécie reproduzir-se muito bem. É através das cochonilhas que é produzido um super corante que também possui muito valor industrial.

A cochonilha na verdade é uma praga que ataca a urumbeta e o combate dessa praga só acontece quando predadores naturais são inseridos junto a planta. Como a cochonilha é favorável a produção desse corante que citamos mais acima, o combate só é feito quando há o excesso da praga que passa a prejudicar a sua urumbeta.

Alimento

Como aprendemos mais acima, o caule da urumbeta apresenta uma característica diferenciada chamada palma, esta parte é muito bem digerida por ruminantes e tornou-se portanto uma ótima opção de alimento para essa espécie de animal. Quando existe épocas de estiagens em locais como Estados Unidos, México, África do Sul, Austrália e no nordeste do nosso país, a palma é muito utilizada como forragem e portanto leva a nutrição aos animais dessa região.

Na sua composição vamos encontrar 6,38% de matéria seca, 11,44% de proteína bruta que apresenta um enorme valor de extrato etéreo e de carboidratos do tipo não estrutura e por último, uma parte de matéria mineral. Para fazer uma ótima comparação, podemos dizer que as propriedades alimentares da urumbeta são extremamente semelhantes as propriedades alimentares do milho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *