Como Cuidar das Plantas no Outono

Antes de falarmos como cuidar das plantas no outono, vamos precisar bem essa data no Brasil. A estação do ano da “queda das folhas”, como aprendemos na escola, começa no dia 20 de março e vai até o dia 21 de junho. O outono é exatamente o momento de transição do verão para o inverno, por isso, que possui características de ambas as estações do ano, porém, nos dois casos, amenizadas.

https://www.youtube.com/watch?v=_MNoaCH49pY

No outono as chuvas acontecem com menos frequência e algumas regiões ainda sofrem com os nevoeiros. Sendo assim, as plantas também sofrem saindo de um momento de chuvas abundantes e iluminação, para pouca água e períodos de baixas temperaturas e estiagem.

As plantas em casa, por sua vez, devem passar por esse momento de fortes chuvas do verão e temperaturas altas, para aquele que é praticamente o contrário. Por isso, é o momento de dar um “descanso” ao jardim. Para que ele se recupere e consiga suportar o inverno.

Sendo o Brasil um país muito grande, as diferenças das características das estações de uma região para outra são grandes. O inverno é mais forte nos lugares que estão mais afastados da linha do Equador. Nestas regiões, as estações do ano são bem definidas e diferentes entre elas, no caso do outono, logo se percebe a chegada da estação porque as árvores perdem todas as folhas e o chão fica cheio de folhagens amareladas.

As Estações do Ano no Brasil

No Brasil, o fenômeno das folhas que caem no chão durante o outono só pode ser observado em algumas cidades, aquelas da região sul. Nesta mesma época, algumas espécies mostram suas novas flores: o gerânio e acácia-mimosa, porém, na região norte do Brasil.

No outono é época de flores também para as seguintes plantas: flor da fortuna, orquídea catleia, antúrio, camélia, cosmos amarelos, pata-de-vaca, bela-emília, as dálias e jasmim azul. E ainda, árvores como castanha-de-macaco e quaresmeira.

Porém, algumas outras espécies só ficarão mesmo floridas, durante a primavera, pois o outono representa a fase de preparação para elas. Veja alguns exemplos: copos-de-leite, narcisos, sempre-vivas, flores-de-lis, onze-horas, cravos e margaridas.

Como Fazer Uma Faxina no Jardim Durante o Outono

Considere o outono, o momento para fazer uma faxina no seu jardim e deixar as suas plantas prontas para primavera e verão. Uma das boas coisas do outono para as plantas é o fato de ser uma época em que os raios solares são mais suaves, principalmente, se comparamos com o verão. Por isso, é bom dar uma ajuda para que as plantas para que no outono elas consigam tomar sol por completo.

O segundo passo importante que deve ser feito durante o outono é na faxina, retirar os galhos secos, assim como as folhas mortas e qualquer outro empecilho que esteja atrapalhando o crescimento da sua planta. A iluminação é fundamental para que a planta realize a fotossíntese, então, não perca o sol de vista e vá atrás dele com o vaso de planta.

Sobre a poda, fique atento para um detalhe, algumas plantas vão receber flores na primavera e no inverno e por isso, não podem ser podadas severamente. Caso isso aconteça, você corre o risco de atrapalhar ou até mesmo impedir o desenvolvimento das flores dessas plantas. Outro detalhe importante é saber que o outono não é época da chamada poda educativa, isto é, aquela que serve para direcionar o crescimento da planta.

Mais Dicas Para Cuidar das Plantas no Outono

As podas são mesmo necessárias para que as plantas consigam receber a luz e o ar necessários. É muito importante que essa limpeza seja feita com a ajuda de uma tesoura apropriada e na hora de retirar limite-se os ramos doentes, os galhos secos e improdutivos.

O ideal é que a tesoura usada para a poda seja comprida e afiada para facilitar o corte sem ferir a planta e não danificar ramos e galhos. As temperaturas amenas e o clima úmido do outono são ótimos para quem precisa fazer a enxertia das roseiras.

Outra dica importante para os cuidados das plantas no outono é fazer com que as raízes recebam oxigênio e para isso, a terra deve ser revirada de forma suave, para que as camadas superiores mudem de posição. Além disso, use a técnica de aeração, muito aconselhada no outono, serve para evitar que fungos se proliferem e raízes apodreçam.

Regas, Pragas e Adubação

Já falamos de limpeza e de outros cuidados, então, devemos nos concentrar agora em detalhes que são extremamente importantes, como a falha de nutriente no solo. Neste caso, é necessário investir em um tipo de adubo mais eficiente.

Para isso é necessário colher uma amostra do solo para ter certeza de que as plantas estão recebendo potássio na quantidade suficiente, fósforo e nitrogênio, para suportam bem o inverno. Como adubação natural, o húmus da minhoca é o mais adequado e pode ser o suficiente para dar as plantas o que elas precisam, sem falar que fazem a aeração do solo.

Quando chega o outono as temperaturas gradualmente vão ficando mais baixas e o que significa que a evaporação da umidade do solo vai diminuindo, o que na prática, significa que você deve regar menos as plantas nesse período. Água somente de acordo com a necessidade da planta, que você deverá observar.

O solo não pode ficar encharcado, deve ser somente úmido. As plantas que precisavam receber água todos os dias passarão a exigir o líquido a cada dois dias, por exemplo, para evitar o encharcamento.

Além disso, o húmus de minhoca que você vai usar para adubar ajuda a manter úmido o solo, hidratando sem fazer com que as plantas tenham suas raízes podres. Verifique a cada mês se existe a presença de fungos e ou pragas no seu jardim. A falta da luz do sol é um fator que contribui para esse aparecimento. Quanto antes você detectar o problema, mas rápido encontrará uma solução.

No outono é importante manter os cuidados que você sempre tem com as plantas e observar aqueles que a nova temperatura faz com que sejam necessários. Observe sempre as suas plantas para dar o cuidado que elas precisam.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *