Dicas Para Deixar o Jardim Mais Bonito

Vários fatores podem ser determinantes para que um jardim seja menos ou mais bonito. A quantidade de vento que as plantas recebem, a intensidade do sol, a rega feita corretamente, o solo, enfim, detalhes todos eles importantíssimos. Mas, é claro que existem também os truques que os jardineiros usam que podem deixar qualquer jardim mais bonito. Veja algumas dicas!

1- Pense na Qualidade do seu Jardim Antes de Pensar na Quantidade de Plantas.

Tudo depende do planejamento que é fundamental para que o seu jardim fique mais bonito. O exagero na quantidade de plantas podem comprometer a qualidade. Sem falar que a quantidade deve ser baseada no espaço e nas espécies que foram escolhidas.

O bom jardineiro sabe que deve comprar as plantas de acordo com os metros quadrados que ele tem para cultivá-las.

Então, esqueça a ideia de grande quantidade e pense em qualidade, menos pode ser melhor e mais fácil de conservar, garantindo um jardim mais bonito.

2- Antes de Plantar é Preciso Conhecer que Tipo de Terra tem o seu Jardim.

Não é só sair plantando em pronto. Você só terá a garantia de um jardim mais bonito se conhecer bem o solo para escolher as plantas certas para ele e “regulá-lo” o quanto será necessário.

E não é só isso. Saber onde ele sofre com mais sombra ou mais sol também é determinante para saber onde poderá ser plantado o que.

Algumas plantas gostam mais de sol e outras não, então, conhecer cada pedacinho do seu jardim é a garantia de dar para cada uma delas o que elas precisam. 

3- Saiba Escolher as Plantas.

Não dá para sair comprando as plantas para o jardim se ter certeza de que elas são adequadas a sua realidade. Tempo, tipo de solo, os vasos que serão escolhidos, se devem ser mais resistentes. Tudo isso deverá ser levado em consideração na hora de escolher flores e planta.

Outra atenção especial que deverá ser observada é em relação ao tipo de raiz das plantas que você está escolhendo. Esse ponto é fundamental para separar e distanciar uma da outra e garantir um jardim mais bonito e saudável.

4- Não Esqueça dos Gastos Para Manter um Jardim Mais Bonito.

Não basta comprar mudas, plantá-las, regar e pronto. Dessa forma você nunca terá um jardim bonito.

Cuidar de um jardim requer trabalho e também alguns gastos, que não terminam com a compra de sementes e mudas. Coloque na sua lista: herbicidas, fertilizantes, adubo e mais utensílios para cuidar do jardim. As ferramentas garantem que as plantas sejam tratadas como se deve.

Também seja um jardineiro amigo da natureza, nada de mangueira na hora de regar as plantas, use baldes e aproveita a água da chuva também. 

5- Se o seu Jardim não Está Voltado Para o Sul tem que “Criar” Estratégias.

As plantas precisam da luz solar, menos ou mais, elas devem receber os raios do sol. Mas, nem sempre temos uma posição privilegiada, neste caso, tem que “criar”. E fique de olho nas plantas que fazem sombra a outras. Pode os galhos e ramos se for necessário.

Na hora de cultivá-las deixe na melhor posição as que dependem mais do sol do que as outras.

Outra alternativa é cultivar em vaso, quando possível, aquela que precisa muito do sol, assim será possível retirá-la alguma horas por dia e deixá-la exposta ao sol. Depois ela volta mais bonito para compor o jardim.

6-Todas as Plantas Precisam de Água Para Garantir um Jardim Mais Bonito.

A água é fundamental para se ter um jardim mais bonito e deve ser usado da forma correta. Água demais também mata as plantas.

Um modo de não errar na hora de molhar as plantas é na hora do cultivo já pensar nesse detalhe e colocá-las juntas de acordo com a necessidade de cada uma de quantidade de água.

Quando o sol está forte não é hora de molhar as plantas. O horário ideal é de manhã cedo e no fim de tarde. Horários mais frescos. 

7- Juntas Para Garantir um Jardim Mais Bonito.

Na hora de comprar as plantas peça ajuda ao vendedor para agrupar aquelas que uma ajuda a outra. Um exemplo: os tomates podem ser defendidos de pragas por malmequeres. Plante um junto ao outro.

8- Aposte em Soluções Alternativas Para ter um Jardim Mais Bonito.

O leite pode ser um ótimo fungicida. Isso mesmo. Coloque o líquido em um borrifador e aplique nas flores e nas folhas. Ele pode ser usado diluído em água ou puro.

Outra ideia alternativa para ajudar as plantas a ficarem mais bonitas é a criação da camada protetora com material orgânico. Use relva cortada, madeira, palha, folhas e até mesmo jornal picado. Isso vai garantir a umidade para as plantas e afastar as ervas daninhas.

9. Tenha o Equipamento Necessário Para Deixar o seu Jardim Sempre Bonito.

As ferramentas de jardineiro são necessárias se você quer ter um jardim ainda mais bonito. Esses objetos ajudarão na tarefa desde o cultivo até os cuidados. Porém, não esqueça que elas merecem atenção. Se preocupe em deixá-las sempre limpas para evitar que elas sejam a “ponte” de fungos e bactérias para as suas plantas.

Depois de usar as ferramentas de jardinagem, lave-as com sabão e água e enxugue antes de guardar.

10- O seu Jardim Também Pode ser Feito em Vasos.

Na falta de espaço não se acanhe, faça um jardim em vasos. Use os utensílios grandes, que estão na moda e vão deixar o seu pequeno espaço mais bonito ainda.

Uma dica é plantar algumas espécies que podem estar juntas em dois, três vasos e colocá-los um do lado do outro. Pronto! O seu jardim está criado.

Se preferir use jardineiras, em caso de espaços muito reduzidos. Não esqueça de que a circulação do ar e o solo drenado da forma correta são de extrema importância para o seu jardim ficar mais bonito, isso conta também para vasos. 

11- Os Jardins Mais Bonitos são Repletos de Flores.

Um jardim para ser bonito de verdade precisa ter a alegria das flores. Procure cultivar espécies que estão abertas quase o ano todo. Tente também equilibrar uma planta com a outra em relação ao tempo em que as flores aparecem. Assim, você terá um jardim sempre florido, se não for uma será outra.

Um jardim também pode ganhar o incremento de alguns objetos de decoração. Nada de exagero, porque as plantas é que devem ser as protagonistas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *