Plantas que Purificam o Ar e o Ambiente

Você que mora em centros urbanos industrializados, com certeza deve estar sufocado com tanta poluição e o seu maior sonho é respirar um ar puro nem que seja dentro de casa. Muitos pensam em fugir para o campo e como diz a música da banda indie The Strokes, “See I’m stuck in a city but I belong in a field” ( “Heart In A Cage”), todo mundo quer dar aquela fugidinha do ar sujo que toma conta das grandes cidades. Não, você não precisa deixar tudo para trás e fugir para o interior. Existem outras soluções que vão fazer você ficar na sua cidade de origem e respirar um arzinho cada vez mais puro. As grande heroínas são certas plantinhas que conseguem purificar o ar por si só.

Plantas que Purificam o Ar e o Ambiente

Plantas que Purificam o Ar e o Ambiente

Filtrando o Ar Poluído

No mercado, existem diversos aparelhinhos que tem a função de purificar o ar poluído. Porém, o melhor que temos para filtrar o ar é a natureza e algumas plantas assumem este trabalho de forma muito mais eficaz. Além de limpar bem a atmosfera, essas plantas ainda trazem beleza e felicidade para diversos lugares, além de perfumes inigualáveis. Segundo alguns especialistas em jardinagem e meio ambiente: “Cada tipo de planta é capaz de absorver certos tipos de substâncias, de acordo com as suas propriedades”. Neste artigo, você vai conhecer que são essas belas salvadoras.

Quem São Elas?

Abaixo, você confere as principais espécies que tem a capacidade de purificar o ar:

1. Palmeira Areca:

A principal capacidade desta plantinha tão singela é que ela absorve uma substancias chamada formaldeído, que está presente nos gases de escape dos automóveis e do fumo do tabaco, e xileno, que são encontrados naturalmente no petróleo e alcatrão. Na verdade, o formaldeído é uma substancia bastante tóxica e por isso, a palmeira é uma grande heroína. De acordo com alguns pesquisadores e especialistas na área de meio ambiente: “Pode absorver compostos orgânicos voláteis (COV) provenientes de purificadores de ar tóxico, fumaça de cigarro, vidros plásticos, papel de parede e carpetes colados. Pode ser usada em todas as salas, especialmente aqueles que são recém-pintadas. Exige pouca água, mas regular e pulverizando a folhagem”.

2. Cactos Colunares:

“Este cacto absorve as ondas emitidas por fornos de microondas, monitores de computador ou televisão, e todos os aparelhos. Exige poucos cuidados. Pode ser usado em um escritório, sala ou  na cozinha.  Ele precisa de muita luz, e, se possível, devem ser colocados perto de uma janela ,pouca água.” dizem os profissionais na área de casa e jardinagem. Na maioria das vezes, esses cactos são bem pequenininhos e ão ocupam grandes espaço. Esta é uma grande vantagem para quem quer comprar um e colocar dentro de casa.

3. Samambaias:

Essas plantas são as favoritas para se colocar dentro de casa. A novidade é que elas purificam o ar como ninguém. “A samambaia é conhecida por absorver formaldeído e xileno. Ela  absorve tóxicos compostos orgânicos voláteis de mobiliário, colas, tintas. É muito eficaz, muito bonita,e requer pouca manutenção”. Muitos sabem que as samambaias adoram ficar no alto, onde elas podem se desenvolver melhor. Corredores, salas, varandas, cozinha e até quartos são locais ideais para a plantinha. Elas não podem ficar próximas a uma fonte de calor. “Não a exponha ao sol ,pois habita as matas mais fechadas. Deve ser regada na primavera e no verão, mas o inverno terra seca” recomendam.

4. Dracena:

Ela também absorve uma porção de substancias tóxicas e que tem origem na poluição atmosférica. “Absorve tricloroetileno, xileno, tolueno (muitas vezes usado como um produto industrial ou como um solvente) e monóxido de carbono. Atua contra a maioria dos compostos orgânicos voláteis da fumaça de cigarro, tintas, tinta, água quente, purificadores de ar, materiais de construção”. Quarto, escritórios e locais onde as pessoas costumam fumar muito podem ser ideais para as dracenas. Ela só precisam receber bastante luz e pouca água. “Podemos usar óleo mineral em spray e limpar as folhas regularmente, e retirar as folhas amareladas” segundo os profissionais.

5. Lírio da Paz:

“Absorve tricloroetileno (um solvente amplamente utilizado para o desengorduramento de peças metálicas ou de limpeza a seco de roupas), benzeno xileno, amônia e formaldeído. Esta planta tem uma grande capacidade de filtrar o ar, selantes, colas, vernizes, tintas, produtos de limpeza, mobiliário sofisticado, jornais impressos, fumaça de cigarro” dizem os especialistas em meio ambiente. A principal vantagem desta plantinha é que ela necessita de pouca manutenção diária. Isso é ótimo para aquela pessoa que anda sempre ocupada. Ela exige pouca luz e bastante umidade.

http://www.youtube.com/watch?v=CgeD6cv_4JA

6. Aglaonema:

Ela é super eficaz conta o formaldeído e benzeno. Esta última substancia é extremamento tóxica e pode ser muito prejudicial para o ser humano quando inalado de forma exagerada. Os profissionais da área indicam a plantinha para locais onde haja muita poluição a base de benzeno e seus derivados: “Ela filtra COV das tintas tóxicas, produtos perfumados. Fácil de cultivar, sua necessidade de pouca luz. No escritório sala, ou no banheiro. A Aglaonema prefere um ambiente úmido quente. Deve ser regada regularmente, mas moderadamente”.

7. Fícus:

Também é eficaz contra o formaldeído. Ela possui crescimento bastante lento e prefere luz indireta. Usar em salas e escritórios é uma ótima pedida!

8. Antúrios:

Uma das melhores plantas, segundo a própria NASA, para se livrar de amônia no interior. A amônia também é um composto super tóxico e tem que ser evitado a qualquer custo! “Ela é eficaz contra VOC produtos de limpeza tóxicos. Onde colocar: Onde se usa a amônia,de preferência. Luz indireta e abundância de água.” segundo os profissionais.

9. Gérberas:

Essas plantas, além de lindas, absorvem substancias perigosas como absorve benzeno, tricloroetileno, tolueno e formaldeído. O tolueno é um dos derivados do benzeno e o mais tóxico deles. “Ela é ideal para ambientes que possam conter compostos orgânicos voláteis tóxicos existentes de óleos essenciais, perfumes e incensos. Pode ser usada em todos os ambientes. Necessita  de luz e solo levemente úmido”.

10. Filodendro Vermelho:

Esta é a mais eficaz no combate ao formaldeído, segundo a NASA: ” Fácil de cultivar, filodendro filtro vermelho COV isoladores tóxicas, colas, carpetes e papel de parede, ou fumaça de cigarro”.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *