Quando Trocar o Vaso de uma Planta?

As plantas que são plantadas no vaso não podem receber o mesmo tratamento daquelas cultivadas no jardim e vice-versa, mesmo quando são da mesma espécie. Uma das principais diferenças entre um caso e outro é a necessidade de se fazer o transplante do cultivo. No vaso, a diferença é bem maior. Aprenda como fazer a necessária troca de vaso das plantas.

Quando colocamos as planta dentro de casa em vários podemos ter uma maior número de espécies, principalmente, quando a nossa área externa é pequena ou nem a tem,os. Claro, que são necessários alguns cuidados para garantir que elas cresçam saudáveis e bonitas e ornamentem a nossa decoração.

Porém, planta dentro de casa, os cuidados devem ser especiais, principalmente, no que se refere a adubação, luminosidade e também regas e temperatura. Porém, um fator que é de extrema importância e acaba sendo esquecido é o transplante, isto é, fazer a troca de um vaso para o outro.

Se no quintal ou no jardim, as plantas possuem um espaço considerável para crescer e isso significa ir mais além para buscar nutrientes e água necessários para o crescimento saudável, o mesmo não acontece no caso das que estão em vasos. No vaso, na verdade, as plantas neste aspecto ficam limitadas.

Então, mesmo que você siga as regras como o adubo regular, chega um momento que aquele solo fica prejudicado, as raízes não têm espaço para crescer e não podem se nutrir como deveriam. Neste caso, tenha a necessidade de trocar o vaso, fazer o transplante.

Como Saber Que é o Momento de Mudar de Vaso

Não é tão simples entender que é o momento de trocar o vaso de uma planta, mas existe sim, alguns aspectos que podem ser observados e servem para dizer “é hora”. Veja quais são!

  • Quando as raízes começam a sair pelos furos da drenagem.
  • Quando se vê as raízes na superfície da terra.
  • Quando se percebe que o vaso está pequeno em relação a planta.
  • Quando as flores são poucas ou nem aparecem.
  • Quando as folhas começam a surgir com “defeito” ou são muito pequenas em relação ao tamanho que deveriam ter.
  • As raízes acabam formando um bloco emaranhado e compacto.

Acompanhe o Passo-a-passo

1- O melhor momento para trocar a planta de vaso é durante a noite, mas comece a preparar tudo um dia antes:

– Regue uma a uma as plantas que serão trocadas de vaso, isso fará com que fique mais fácil retirá-las de um recipiente para colocar em outro.

– Deixe o vaso novo bem limpinho. Caso seja um recipiente de barro ou cerâmmica, coloque dentro de um tanque com água e deixe até que você observe que não solta mais bolhas. É um modo de limpá-lo bem.

– Escolha um lugar com sombra para fazer a troca de vasos. Deixe tudo preparado, plantas, vasos novos, ferramentas, terra, etc.

2- Faça a mistura de terra para troca de vaso e deixe separada. Comece colocando os cascalhos no fundo do vaso, mas cuidado para que eles não fiquem obstruindo os furos que servem para a água escoar.

3- No fundo do vaso coloque uma parte da mistura e reserve.

4- Retire a planta do vaso em que ela está, esperando que a terra esteja umedecida. Caso observe que está muito compacta, use uma faca para afofar na parte de cima. Faça isso entre torrão e vaso.

5- Caso o vaso que estava a planta seja pequeno, use as mãos por baixo das folhas, de forma que cubra a superfície da terra e com os dedos firme as hastes. Pegue o vaso e vire e se precisar, dê uma leve batida no fundo ou em uma mesa. Na maioria das vezes, a planta sai sem dificuldades. Caso isso não aconteça, force levemente, mas nunca coloque muita força. Use a faca novamente antes de tentar mais uma vez. Em total dificuldade, o jeito é quebrar o vaso.

6- No caso de um vaso grande, para tirar a planta, use também uma faca, mas deverá ser longa e sempre entre torrão e vaso. Coloque o vaso sobre uma mesa e com a ajuda de um pedaço de madeira, bate levemente nas laterais até conseguir soltar o torrão. Use a mão para firmar a planta e aos poucos vão virando o vaso, até soltar e conseguir tirar tudo.

7- Como você já deixou a mistura preparada no vaso novo, coloque no centro o torrão da planta. O topo dele dever ficar em relação a borda, entre 2 a 5 centímetros.

8- Vá colocando mais mistura de solo e delicadamente apertando nas laterais para fixar a planta. No fim, espalhe mais a mistura até que a raiz esteja bem coberta, lembrando que a terra não deve encostar nas folhas. Lembre-se de tirar as bolhas de ar, batendo levemente nas laterais no vaso e pressionando a terra com os dedos.

Como Fazer Boas Misturas

1- Mistura com boa matéria orgânica:

  • Uma parte de terra vegetal
  • Uma parte de terra comum de jardim
  • Duas partes de composto orgânico

Algumas plantas que gostam dessa mistura: azaleia, camélia, cica, petunia, calêndula, margarida, entre outras.

2- Mistura com argila:

  • Duas partes de terra de jardim.
  • Duas partes de terra vegetal.
  • Uma parte de areia.

Bom para as plantas: estrelitzia, copo-de-leite, calla, palma-de-santa-rita, gladíolo, papiro, narciso, prímula, entre outras.

3- Mistura arenosa:

  • Uma parte de terra de jardim
  • Uma parte de terra vegetal
  • Duas partes de areia

Plantas que gostam da mistura: caliandra ou esponjinha, palmeira-bambu, caliandra, bico-de-papagaio giesta ou vassoura, lírio-da-paz, espada-de-são-jorge, lança-de-são-jorge, onze-horas e buxinho.

4- Mistura areno-argilosa:

  • Uma parte de composto orgânico
  • Uma parte de areia
  • Uma parte de terra comum de jardim
  • Uma parte de terra vegetal

Plantas que gostam dessa mistura, veja alguns exemplos: árvore-da-felicidade-fêmea, gerânio, palmeira-rápis, gerânio pendente.

Agora que você já sabe que a sua planta precisa de ter os vasos trocados, basta ficar de olho nos sinais e “socorrê-la” quando necessário.  Lembre-se de que os vasos devem ser comprados do tamanho ideal para cada tipo de planta, observando, principalmente, como é o crescimento da raiz, que precisa de espaço.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *