Cultivo de Violetas: Prático e Prazeroso

Características Gerais

As violetas, pertencentes à família das Gesneriáceas, são flores bastante populares no Brasil, e são uma ótima pedida principalmente para presentear pessoas queridas em datas comemorativas, como o Dia das Mães ou Dia dos Namorados. São famosas por enfeitar parapeitos de janelas, varandas e escritórios de maneira geral.

Um dos motivos pelos quais a violeta é uma das mais pedidas entre as flores está no fato de não ocupar muito espaço. Além de serem fáceis de encontrar, essas flores também exigem técnicas muito simples para o seu cultivo, seja em estufas ou mesmo dentro de casa e outros ambientes menores.

As violetas são conhecidas pela delicadeza e pela textura agradável das folhas, que possuem um aspecto de veludo, e o cheiro delas é bem discreto, quase inexistente. Elas podem ser encontradas principalmente nas cores roxa, rosa e branca, ou mescladas com várias tonalidades.

A maioria dos exemplares de violeta vem do Japão e Estados Unidos, mas a violeta foi descoberta em montanhas localizadas na região leste do continente africano, no final do século XIX, por isso são chamadas de violetas-africanas. Seu crescimento acontece no sentido vertical. São mais de 125 gêneros de violeta, e aproximadamente milhares de espécies conhecidas. 

Como Cultivar Violetas

As principais dicas para o cultivo dessas flores é poupá-las da luz direta do sol e também do excesso de água, como forma de garantir seu bom desenvolvimento. O tamanho não costuma passar muito dos 15 cm.

Um dos fatores que deixam mais fácil cuidar desse tipo de flor em pequenos ambientes é a característica das suas raízes, que são relativamente curtas. Isso permite a utilização de vasos pequenos, que se adequam a vários tipos de espaço. Porém, a boca do vaso deve ser larga, para abrigar da melhor forma possível o conjunto de flores e folhas.

Para trocar o vaso da planta, a época mais indicada é quando a planta está sem flores, período conhecido como estado vegetativo. Pode ser um vaso de plástico ou cerâmica. Esses pequenos vasos de plástico que normalmente abrigam as violetas podem acomodá-las por até um ano, em média. Porém, um dos materiais mais indicados no vaso é mesmo o barro, que garante maior poder de absorção da água. 

Os vasos sempre devem possuir furinhos no fundo, o que facilita a o consumo de água pela planta, além de ter mais ou menos 12 centímetros de altura. Durante esse mesmo período vegetativo, é indicado retirar algumas folhas mais velhas, que darão lugar a novas mudas. Pode-se retirar algumas folhas quando estas completam cinco centímetros de comprimento, para plantar em outros vasos. Para isso, basta cortar aquele pequeno cabo localizado na base da folha – chamado de pecíolo – e deixá-lo com aproximadamente um centímetro, para acelerar a formação da nova muda.

Aprenda a Não Deixar Suas Lindas Florem Murcharem

Como Plantar Folhas Novas

O primeiro passo para plantar novas folhas de violeta é fazer a preparação correta do substrato, ou seja, do solo que vai ajuda a compor o enraizamento da planta. Para isso, basta encharcar o substrato e deixar a água escorrer, evitando os excessos.

Vários tipos de substrato podem ser utilizados nesse trabalho. Os mais comuns são a perlita, areia de construção, pó de côco, vermiculta, casca de arroz, entre outros. Depois de colocar as folhas que pretende desenvolver, basta deixar o vaso em um local iluminado, sempre mantendo o substrato úmido. Uma opção para fazer com que essa umidade permaneça é cobrir o vaso com plástico transparente.

Para quem deseja plantar com objetivo de comercialização, as flores estão prontas no período entre 10 e 12 semanas. É permitido usar alguns tipos de fertilizantes químicos para contribuir com o desenvolvimento das plantas. 

Temperatura Ideal

O ambiente para cultivo das violetas deve ser fechado. O ideal é montar um espaço que seja semelhante a uma estufa, e a temperatura deve ficar entre 14 e 28 graus. Para evitar a ação direta do sol nas plantas, uma estratégia viável é o sombreamento, que pode ser feito com telas especiais. Você pode colocar os vasos sobre uma bancada de telhas feitas de amianto, ou sobre vigas de madeira, por exemplo.

Consumo de Água

Não é necessário irrigar as violetas em excesso, já que essa atitude pode causar apodrecimento das raízes em função do ataque de fungos. É melhor regá-las em pequena quantidade e em horas mais frescas do dia, evitando molhar as folhas e flores. No verão, é recomendável regá-las duas vezes por semana, em média. Já no inverno, uma vez por semana já é suficiente. Se você costuma colocar água apenas no pratinho do vaso, é recomendável também regar na terra, pelo menos uma vez por mês. Isso ajuda a reduzir a concentração de sais minerais.

As violetas podem ficar propensas a alguns tipos de pragas e outros problemas, como os ácaros, problemas que podem surgir devido à umidade. Portanto, também é precisa estar atento a esses detalhes, utilizando inseticidas especiais. Os ácaros, tipo de problema comum em violetas, podem ser facilmente combatidos com os produtos certos, como acaciridas feitos com clorobenzilato, difocol e propargite.

Já os bichinhos conhecidos como cochonilhas e os pulgões, podem ser controlados com os inseticidades sistêmicos. Em ambos os casos, a umidade é a principal inimiga da saúde da planta. Por isso, a pasteurização preventiva do substrato é um cuidado recomendável antes do plantio. 

Adubagem

Para adubar as violetas, uma opção é utilizar os fertilizantes vendidos em lojas especializadas. Mas também podem ser usados recursos mais simples, como o húmus de minhoca.

Aprenda a Reconhecer os Sinais nos Detalhes da Violeta e Evitar Pragas

Folhas Amareladas: Quando as folhas da sua planta atingirem um tom amarelado, pode significar dois problemas: ou o excesso de luz sobre elas, ou a falta de nutrientes, o que pode ser resolvido com vitaminas na adubagem regular.

Folhas e Flores com Pequenas Manchas: Outro sinal comum nas violetas são algumas manchinhas queimadas. Elas indicam que sua superfície foi danificada por algum tipo de produto químico, o que pode acontecer mesmo de forma acidental, com produtos de limpeza, por exemplo. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • OLÁ, EU GOSTARIA DE SABER MAIS, POIS AS MINHAS VIOLETAS NÃO ESTÃO FLORECENDO , JÁ TEM VÁRIOS MESES, CHEGUEI A CONCLUSÃO DE QUE ESTÃO TOMANDO MUITO SOL. É POSSÍVEL?

    NomeLEILA INES MATIASSI 21 de janeiro de 2013 19:57 Responder
  • Boa tarde,

    Tenho algumas mudas de violetas, eslas estão florescendo bem, mas estão aparecendo um pó branco nas flores e folhas, as flores que duravam bastante estão morrendo rápido.
    O que devo fazer?
    Desde já grato,

    alessandro

    ALESSANDRO 12 de setembro de 2014 16:58 Responder
  • Gostaria de complementar também que não deve molhar as folhas das violetas, apenas o solo . Beijoos

    Clara 25 de fevereiro de 2016 16:08 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *