As árvores são sinônimo de vida e elas desempenham um papel fundamental na vida de todo o planeta Terra. Um exemplo do papel vital das arvores para o seres humanos é o fato de elas respirarem assim como nós, porém elas inspiram gás carbônico e expiram oxigênio. Neste processo, as arvores produzem 40% do oxigênio existente no mundo.
Por isso os ecossistemas, os animais e o ser humano se organizam e tem a sua vida unidas as árvores.
As árvores participam de a cadeia alimentar, também contribuem com a manutenção do clima, impedem a propagação do barulho, ajudam na retirada de poluentes do ar, as suas raízes impedem a erosão do solo e auxiliam na captação de águas pelos lençóis subterrâneos (as árvores ajudam a não ocorrer enchentes, devido ao poder de absorção de água de suas raízes), produzem sombras e folhas, frutos, madeira e raízes que servirá de alimento para vários seres vivos, melhoram a qualidade do ar, serve de abrigo para animais e são um elemento de decoração excepcional.
Devido a sua importância para o funcionamento do planeta, as árvores se tornaram uma preocupação para a sociedade, que despertou para a necessidade de preservar a natureza e por consequência as árvores.
Por isso é importante saber como plantar e cuidar das árvores, para que o planeta tenha as suas condições de vida melhoradas ou pelo menos mantidas, além de aumentar a beleza dos espaços.
A Plantação de Árvores
Para realizar o plantio de árvores e as mesmas se desenvolverem de forma adequada, é necessário seguir umas regras básicas:
- É necessário ter um bom local para realizar o plantio e iniciar a arborização;
- É necessário e de suma importância verificar as informações sobre as árvores a serem plantadas, principalmente com relação ao porte, para que ela seja adequada ao local do plantio. Árvores de grande porte não devem ser plantadas em calçadas, pois podem causar prejuízos a rede de eletricidade. Já árvores de pequeno porte, não devem ser plantadas com o objetivo de obter sombra;
- A estrutura de uma arvore (raiz. Tronco e copa) é definida conforme as características de espécie botânica a que ela pertence. Saber essas informações é de suma importância para a escolha da muda, para que os objetivos desejados sejam alcançados.
- Procure escolher árvores próprias da região para serem plantadas, pois elas além de se adequarem facilmente ao clima, elas ajudam na recuperação do ecossistema;
- A distância entre as árvores deve ser observada, e compatível com o porte, e próximo às árvores é necessário ter espaço para crescimento das raízes e absorção de água por parte da planta;
- Em jardins, as árvores que forem plantadas devem permitir que o sol incida sobre o espaço, pois dessa maneira, as plantas que ficam na parte de baixo, não ficarão sem iluminação natural;
- Deve ser evitado o plantio de árvores com raízes grossas e densas próximo a áreas com bases de concreto (calcadas, asfalto e pisos);
- Deve ser evitado o plantio de árvores em áreas próximas do sistema de escoamento de água, pois existem muitos tipos de árvores que na época do outono e do inverno, soltam muitas folhas, e assim podem entupir calhas, ralos e bocas de lobo;
Considere que o êxito para a plantação de árvores está relacionado com a forma como a terra é tratada, trabalhada e preparada.
Por Isso, Para Que o Plantio de Árvores Seja Feito de Maneira Correta, É Necessário Cumprir Com Os Seguintes Aspectos:
Regar As árvores Com Regularidade
As árvores precisam ser regadas constantemente após a plantação. Este passo é de fundamental importância, pois irá fazer que as raízes das árvores se desenvolvam e atinjam a profundidade necessária para conservar uma árvore. Após terem a suas raízes estabelecidas, a necessidade irrigação diminui, mas as árvores tem necessidade constante de serem regadas, para se manterem verdes e bonitas. Verifique qual a quantidade de água que a planta consome, para que você não coloque muita e nem a deixe com sede.
Fertilizar a Terra
A fertilização da terra é fundamental para a plantação de árvores, principalmente nos momentos iniciais da vida da arvore. Ao fertilizar e adubar a terra de forma correta, ele fica rica e nutrida, fator considerável para o sucesso no crescimento das árvores.
Quando a árvore estiver com as raízes profundas, fixadas a terra, ela poderá crescer sem qualquer reforço de fertilização ou adubamento. É importante frisar que a fertilização adicional só deve acontecer nas situações em que as árvores estiverem fracas, debilitadas ou subnutridas.
Formação de Um Tronco Forte
As árvores desenvolvem um tronco forte mais rápido caso os ramos mais baixos estejam na posição correta após plantação.
Nos primeiros anos, os ramos laterais só devem ser cortados caso fiquem muito grossos ou compridos. Por outro lado, a poda dos ramos das árvores deve ser realizada no período de dormência das plantas (um pouco antes da primavera).
Colocar Estacas na Árvore
Uma árvore conseguirá desenvolver um tronco mais forte se crescer sem qualquer suporte ou estacas. Contudo, caso a árvore seja plantada em um local com muito vento ou o tronco principal for muito fraco para permanecer em pé sozinho, o tronco dessa árvore deve ser reforçado com a colocação de estacas ou apoios para ajudar a planta à crescer. Para utilização correta das estacas, deve seguir os seguintes passos:
- Utilize um laço que não prejudique o exterior da árvore. É bom utilizar materiais de lona ou de borracha para não prejudicar o crescimento da árvore;
- Prenda o laço na árvore e coloque estacas de cada um dos lados do tronco;
- Verifique se a árvore não fica apertada demais. Ela deve ficar folgada ao ponto de conseguir ser agitada para cada lado.
Para descobrir onde fixar os laços das estacas, no caso do tronco da árvore ser fraco, deve passar a mão no tronco até encontrar um local sem falhas.
No final de um ano, todas as estacas devem ser removidas, para que a árvore seja autossustentável.
A Proteção do Tronco de Uma Árvore
Para uma árvore jovem sobreviver a qualquer tipo de situação, é necessário que ela esteja sempre em observação, para que possa crescer de maneira saudável e consistente.
O tronco da árvore jovem deve ser protegida dos ventos secos, do sol quente, da destruição de animais selvagens, etc.