Coromandel – Asystasia Gangetica

A Coromandel é uma planta herbácea (plantas de caule macio e não lenhosos, que normalmente se desenvolvem de forma rasteira e podem chegar a ter um crescimento em formato arbustivo) que apresenta um crescimento de maneira muito ligeira e rápida, devido a essa característica a Coromandel é considerada como uma planta tipo erva daninha (plantas que crescem de forma espontânea e indesejada) em muitos locais do mundo.

A Coromandel possui o nome cientifico de Asystasia Gangetica e também é conhecida cientificamente ou por sinonímia pelos nomes de: Justicia Gangetica, Asystasia Bojeriana, Asystasia Coromandeliana e Asysasia Acuminata Klotzsch, Asystasia Calycina, Asystasia Plumbaginea, Asystasia Quarterna, Asystasia Violacea e Dyschoriste Biloba.

A Coromandel é popularmente conhecida como asistásia (principalmente na África do Sul), violeta chinesa e asistásia branca.

Planta Coromandel

Planta Coromandel

Ela é uma planta que pertence a família das Acanthaceae (são plantas Angiospérmicas – Plantas que apresentam Flores) e tem sua origem inicial no continente asiático, principalmente nos países da Índia e da Malásia.

Apesar de oriunda do continente asiático, a Coromandel está espalhada por todo o planeta, sendo encontrada em todos os continentes, principalmente nas regiões de clima tropical. A Coromandel é uma planta plenamente adaptável aos locais de clima tropical, no entanto ela também se adapta com facilidade aos locais que vivem sob o clima subtropical.

A Coromandel é uma planta de ciclo perene (planta que possui um ciclo de vida longo, isto é, vive por mais de dois anos), reclinada ou ascendente (forma de crescimento).

A Coromandel é uma planta que quando bem amparada, ela se torna uma planta escadente (são plantas que crescem em direção a luz, emitindo os seus novos brotos para o alto).

As Características da Coromandel

A planta Coromandel é uma planta rústica (plantas que se desenvolvem sem a necessidade de serem cultivadas e cuidadas pelo ser humano, por isso que em algumas localidades do planeta a Coromandel é considerada uma planta daninha – Austrália, por exemplo) e muito forte e resistente.

A Coromandel é uma planta tipicamente de clima tropical que não suporta as baixas temperaturas. A Coromandel além de não suportar as baixas temperaturas, ela tem como uma de suas características o fato de não se adaptar aos locais e ambientes que apresentam baixa umidade relativa do ar.

Ela também é uma planta que é muito atraente para as abelhas e borboletas que adoram as suas flores, pois exalam uma fragrância bastante agradável.

Ela é uma planta que atinge um tamanho médio de 50 cm, contudo ela é uma planta que caso seja sustentada por um suporte apropriado, ela irá apresentar o comportamento de uma planta do tipo trepadeira, onde pode chegar a atingir 05 metros de altura. A Coromandel pode atingir 1,20 m de diâmetro. Uma de suas características é que os caules facilmente criam raízes em seus nós.

A Coromandel possui uma folhagem ramificada (dividido em ramos) e espessa (densa) e possui pelos esparos. As folhas da Coromandel podem ter um formato oval ou em formato de coração, apresentando sulcos ligeiramente marcados. A coloração das folhas é verde escura, e apresenta no verso um verso mais claro. As folhas da Coromandel são de resistência permanente.

A Coromandel é uma planta que floresce durante todo o ano (durante as 04 estações: Primavera, verão, outono e Inverno), e as suas flores ficam posicionadas de forma que ficam na lateral da planta e possuem o formato que recordam um sino. As flores da Coromandel podem apresentar coloração amarela, azul, rosa-arroxeada, rósea e branca.

A Coromandel é considerada como uma planta versátil, pois devido a sua forma de crescimento e como for manipulada, ela pode se comportar como uma planta trepadeira ou forração (plantas que quando plantadas no chão ou em suportes apresentam crescimento horizontal). Dessa forma, a Coromandel é uma planta que pode ser cultivada em jardins através de maciços, vasos e jardineiras.

O Cultivo da Coromandel

A Coromandel é uma planta considerada fácil de ser cultivada (planta rústica), e parcimoniosa, pois é necessária muito pouca ação humana para que ela se desenvolva e cresça.

Ela é um tipo de planta que deve ser cultivada a sol pleno (quando cultivada em ambiente e locais com temperaturas um pouco mais frias) ou no máximo a meia sombra (quando cultivada em locais mais quentes).

A Coromandel deve ser cultivada em solo fértil e preferencialmente que seja enriquecido com material orgânico (adubagem regular) e precisa ser regada regularmente.

A pessoa que cultiva a Coromandel precisa tomar bastante cuidado com o poder invasivo da planta que devido a isso pode se tornar daninha.

A Reprodução da Coromandel

A Coromandel é uma planta que pode se reproduzir ou se multiplicar através da propagação de suas sementes e também pela divisão da planta em mudas (Estaquia, que é um método de reprodução assexuada das plantas que consiste na separação da ramagem enraizada em pequenas mudas). No entanto é necessário lembrar que essas mudas precisam ter em sua composição raízes e ramos para que a planta possa ter condições de crescer e formar uma nova Coromandel.

Devido ao fato de ser uma planta bastante resistente, a Coromandel se propaga em qualquer uma das estações: Primavera, Verão, Outono e Inverno, isto é, ela se propaga durante o ano todo.

O cuidado que precisa ser tomado é apenas quanto a questão da temperatura, pois a Coromandel não resiste as baixas temperaturas.

As Utilidades da Coromandel

A Coromandel é uma planta com características ornamentais, muito usada para cobrir muros, cercas e outros tipos de suporte. Quando a planta é utilizada com esse intuito, sendo bem cuidada, ela gera um efeito muito bonito devido a sua beleza (as flores em formato de sinos chamam bastante a atenção das pessoas causando um belo efeito visual).

Em algumas localidades do continente Africano, as folhas de Coromandel são consumidas como uma espécie de vegetal, e também são usadas como um tipo de remédio herbal, muito tradicional na medicina popular africana.

Na Nigéria, as folhas da Coromandel são utilizadas como um tipo de tratamento para a cura da Asma conforme a medicina popular local.

A Importância Ecológica da Coromandel

A Coromandel tem uma grande importância no Ecossistema, sendo uma plana importante para animais como: as abelhas, as borboletas e outros insetos.

Esses animais fazem uso da Coromandel (suas folhas, flores, sementes) como alimento.

Outra questão importante da Coromandel com relação a sua relação com o Ecossistema é o fato, de ela ser uma planta invasiva e que devido a essa característica ela pode sufocar outros tipos de vegetação onde ela está sendo cultivada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *