Na atualidade, as cidades se desenvolveram e se tornaram grandes conglomerados e nos grandes centros urbanos a cada dia que passa e é mais difícil encontrarmos locais onde possamos ter contato direto e pleno com a natureza, o que se tornou uma preocupação do ser humano, desenvolver sem degradar a natureza e o meio ambiente.
Apesar dessa dificuldade, nós seres humanos precisamos do contato direto com a natureza, respirar um ar puro, caminhar em um parque repleto de arvores, ter uma vida em comunhão com a natureza, para termos uma vida mais saudável.
E nisso, as plantas exercem um papel importantíssimo no meio ambiente, pois além de deixarem os ambientes mais bonitos e vivos, elas realizam funções como: regular a temperatura de um ambiente e de purificação do ar (através do processo de fotossíntese).
Nas grandes cidades existem pessoas que possuem o desejo de manter o contato com a natureza e por isso cultivam plantas e possuem pequenos jardins, criando espaços verdes onde permitem essa relação harmoniosa entre homem e natureza.
Entre as espécies vegetais mais cultivadas, encontramos a Samambaia, que é uma ótima opção de planta para o cultivo e para a criação de um espaço verde em sua própria residência.
A Samambaia e Dicas Para o Cultivo
A Samambaia é uma espécie vegetal que pertence a família de plantas Davalliaceae e é nativa da América do Norte, América do Sul e Ásia.
De uma maneira geral, as samambaias são espécies vegetais herbáceas e rizomatosas (apresentam rizomas – espécie de caule subterrâneo que armazena nutrientes),apresentando folhas de formato alongado e de cor verde (possuindo varias tonalidades), com touceiras de grande volume e podendo ser cultivada em vários tipos de ambientes.
A samambaia se caracteriza por ser uma espécie vegetal que possui ciclo de vida perene, isto é, são plantas que apresentam ciclo de vida grande, longo. No reino vegetal, significa dizer que ela consegue viver um período maior que 02 (dois) anos.
As samambaias são espécies vegetais típicas de clima tropical, por isso são bem adaptadas ao Brasil. A samambaia se destaca por ser uma planta muito bonita, e que atrai a atenção das pessoas devido a grande beleza de suas folhas, o que a acaba tornando uma planta cultivada com fins decorativos e ornamentais.
A samambaia é uma espécie vegetal de crescimento considerado compacto, por isso ela pode ser cultivada tanto em ambientes externos quanto em ambientes internos. Ela é uma planta muito usada para arborizar e dar um aspecto vegetal para os ambientes. Apesar do crescimento compacto, se não tivermos cuidado com o crescimento da planta, ela pode chegar a atingir um tamanho de 12 (doze) metros.
Para viver em plenitude e crescerem saudáveis e fortes, as samambaias necessitam de calor e umidade. Apesar de serem plantas que necessitam de muita luminosidade, elas não apreciam serem cultivadas recebendo a incidência de luz solar direta.
Com relação a irrigação, as samambaias são plantas que devem ser regadas todos os dias, no entanto, é necessário cuidado para que o solo não fique encharcado, pois essa condição pode fazer com que aconteça o sufocamento das raízes, o que pode levar a planta a morrer.
Com relação ao solo para cultivo da samambaia, é importante que ele seja rico em material orgânico e pode ser feito uso de substratos para manter a fertilidade do solo. É recomendado por especialistas o uso de produtos que tenham base de nitrogênio, em um período de 02 (dois) em 02 (dois) meses.
Quando as samambaias são cultivadas em locais que possuem pouca ou nenhuma iluminação, elas acabam enfraquecendo, perdendo a beleza e o vigor e não crescem da maneira devida para embelezar o espaço. Por isso, recomenda-se cultivar a samambaia sob luz difusa ou no máximo a meia sombra.
Além da questão da iluminação, as pessoas que pretendem cultivar samambaias precisam tomar cuidados com relação a ventilação. As samambaias são plantas que não apreciam ventos fortes, pois estes fazem com que as suas folhas se choquem, e isso pode ocasionar a quebra das gemas apicais (parte enrolada na ponta das folhas que são responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento da samambaia). Por isso, o ideal é que você procure colocar as suas samambaias em locais que possuam ventilação amena, sendo atingido por uma brisa de intensidade leve.
As samambaias são plantas que não apreciam ficarem sofrendo alterações de local. Normalmente, quando a pessoa que cultiva essa espécie vegetal, costuma alterar o local onde a planta fica, essa tem o seu crescimento e desenvolvimento prejudicado, tendendo a planta a morrer.
Uma dica dada pelos especialistas em cultivo de samambaias é que nos dias em que o calor estiver mais intenso, é interessante que seja borrifada agua nas folhas da planta, pois a samambaia gosta dessa condição e acentuara o verde de suas folhas e por consequência a sua grande beleza.
A Criação de Um Espaço Verde com Samambaias
Podemos afirmar que um Espaço Verde, é um lugar repleto de plantas em um local que apresenta características urbanas (cidade).
Contudo com o desenvolvimento das grandes cidades, a existência de espaços verdes está cada vez mais rara nos centros urbanos, mas mesmo assim, ainda encontramos parques, jardins e outros locais.
Os espaços verdes são locais que auxiliam a natureza a ser mantida e conservada, além de auxiliar na redução dos efeitos da poluição. Além disso, um espaço repleto de vegetação modifica o ambiente, dando um novo aspecto (paisagístico e decorativo) ao lugar, trazendo cores e vida.
A Samambaia é uma espécie vegetal que se destaca por suas características ornamentais, e devido a esse fator ela foi muito usada pelos paisagistas na composição de jardins na década de 80 (oitenta). As samambaias são plantas que apresentam um esplendido volume as composições que elas estão presentes, transformando o espaço verde onde estão sendo cultivadas. As samambaias são espécies vegetais que podem ser cultivadas na varanda, no terraço, no jardim e até mesmo em ambientes internos, bastando apenas que sejam tomados os cuidados de cultivo que já foram explicados.
As samambaias são plantas de grande valor ornamental, e podem ser cultivadas de forma suspensa em vasos e jardineiras, ou estão presas em arvores. Onde se fazem presentes, as samambaias embelezam o local e decoram o ambiente.
De preferencia para criar o seu espaço verde de samambaias em locais que sejam bem iluminados, contudo sem incidência direta do sol e que sejam frescos e bem arejados.
As principais espécies cultivadas para formação de espaços verdes são: a samambaia de metro, a samambaia paulistinha, a samambaia renda-portuguesa, a samambaia prata e a samambaia americana.
A forma que as samambaias ficarão dispostas não possui uma regra geral, e será conforme o gosto da pessoa, pois ela irá compor um ambiente que seja agradável e combine com a sua residência.