Como Montar Um Orquidário Caseiro

Entre as espécies de flores mais conhecidas do mundo você vai encontrar orquídea. Essas plantas são delicadas, bonitas e bem fáceis de serem cultivadas. Pelo seu valor ornamental e comercial, muitas pessoas resolvem montar o seu próprio orquidário, o que é bem eficiente para qualquer cultivo.

Se você está nesse grupo de pessoas que querem se especializar mais no cultivo de orquídeas, mais abaixo tem um pequeno informativo sobre como montar um orquidário em casa. As dicas que você vai encontrar mais abaixo, são informativas e úteis para pessoas que desejam montar seus orquidários dos menores até aqueles mais extensos.

Características Gerais – Orquídeas

As orquídeas podem ser cultivadas em qualquer ambiente. Apesar de ser uma flor típica de matas e florestas, você pode montar um orquidário simples e ter diversas orquídeas em sua casa.

Hoje vamos encontrar mais de 30 mil espécies de orquídeas ao redor do mundo, excluindo-se ainda aquelas que não possuem reconhecimento biológico e os híbridos que são comumente criados por orquidófilos. A sua variação de flores, folhas e frutos, assim como as suas cores vai variar muito de espécie para espécie. 

Dúvidas Frequentes

Principalmente aqueles que estão começando o seu orqudário, algumas dúvidas surgem e que no decorrer desse processo de montagem do ambiente, vão fazer uma diferença muito grande. Vejamos as dúvidas mais frequentes então.

  • Prato embaixo do vaso: Em nenhum caso deixe pratos embaixo dos vasos da sua orquídea. Esses utensílios são muito comuns para evitar sujeira, mas no caso das orquídeas, os vasos podem acumular água e o excesso de umidade mata a sua planta muito rápido.
  • Plantando diretamente na terra: Algumas espécies de orquídeas são terrestres, mas a maioria não sobrevive sem um substrato. Se você não quer arriscar, use uma mistura com carvão, casca de coco e tronco de árvore. Esses três itens podem ser facilmente encontrados em floriculturas.
  • Regas: Como citamos mais acima, a umidade excessiva mata a sua planta rapidamente. É mais fácil você perder a sua orquídea por excesso do que por falta de água. O ideal é que você regue a planta 2 ou 3 vezes por semana e se não existir chuvas nesse intervalo. 

Encontrando o Local Ideal

Como elas são fáceis de serem cultivadas, você poderá plantar as suas orquídeas em qualquer ambiente, tanto externo como interno. Claro que dependendo do tipo de orquídea que você escolher, ela vai precisar de mais ou de menos sol para se manter viva e florescer. Se você mora em apartamento, não se preocupe porque elas podem também ser plantadas em vasos.

Independente do tamanho do seu orquidário, você deve atentar-se sempre para aqueles ambientes que recebam sol pela manhã. 

Escolhendo a Espécie

Claro que diante a diversidade de espécies de orquídeas que existe na natureza, você vai ficar com uma dúvida imensa na hora de escolher a que você mais quer ter em seu orquidário. Se você quer um ambiente sempre com flores brotadas, o ideal é que escolha espécies que floresçam em diferentes épocas do ano. Assim evita que você tenha um ambiente sem flor por alguns períodos.

Além das espécies que florescem em diferentes épocas, é bom também atentar-se para os tipos de orquídea ideal para cada região do nosso país. Claro que você pode misturar as espécies, mas saber aquela que se adapta melhor ao clima de sua região faz toda a diferença.

As espécies mais comuns do nosso país são:

  • Região Sul – Aspásia (Aspasia lunata)
  • Região Centro Oeste: Encíclia (Encyclia)
  • Região Sudeste: Cimbídium (Cymbidium)
  • Região Nordeste: Cirtopódium (Cyrtopodium)
  • Região Norte: Cocheleantes (Cochleanthes amazonica)
  • Todo o Brasil: Catleia (Cattleya), Chuva de ouro (Oncidium) e Falenópsis (Phalaenopsis)

Agora é só misturar as espécies que você achou mais bonita e começar o seu orquidário. 

Determinando o Tamanho

Se você tem espaço para construir um orquidário grande, claro que vamos indicar que você faça isso, pois ter essas flores em casa é de uma beleza única. Agora se você só tem aqueles poucos metros quadrados disponíveis, não precisa se preocupar, pois seu orquidário ficará bonito e eficiente do mesmo jeito.

Atente-se para detalhes sobre os cuidados com a sua planta, já que você precisará manter um ambiente sempre limpo e livre de insetos e pragas. Então se você vai manter seu orquidário sozinho, ter aquele espaço imenso pode não ser eficiente e você terminará com um super trabalho em mão e não vai pode aproveitar as suas plantas como elas devem ser aproveitadas.

Um bom tamanho é aquele espaço com aproximadamente 4 por 5 metros, pois você terá um orquidário com capacidade para manter até 200 orquídeas tranquilamente. Se a coleção que você quer ter se aproxima dessa quantidade, então você tem o tamanho ideal.

Escolhendo A Cobertura

Claro que você não vai deixar as suas orquídeas à céu aberto. Uma cobertura ripados de madeira, bambu ou telhas, é o mais indicado porque elas filtram melhor os raios do sol e fornece à sua planta exatamente o que ela precisa de luz.

Dando Condições Diversificadas Às Suas Orquídeas

Nem todas as orquídeas são iguais e já falamos sobre isso, então você não deve focar apenas em uma espécie a não ser que só vá cultivar um tipo de orquídea. Para que todas as suas orquídeas encontrem em seu orquidário um ambiente ideal para elas, pense nas condições perfeitas para os seus desenvolvimentos. Então veja sempre um material de revestimento do local que não prejudique nenhuma planta, cobertura, substrato, entre outros detalhes.

Dicas

  • Em locais onde o vento é muito forte, o que não é bom para a sua orquídea, use lonas transparentes tanto no teto como nas laterais do seu orquidário. Isso faz com que o vento seja controlado, mas não impede a entrada do sol.
  • Se passar por problemas de plantas doentes, evite deixar as espécies infectadas em locais mais altos para que elas não contaminem as que estão abaixo.
  • Se você vai comprar mudas, analise sempre a qualidade das suas plantas para ter a certeza de que elas não possuem nenhum fungo ou doença.

Posts Relacionados

Depois de ver dicas para montar um orquidário, saiba mais sobre o cultivo da orquídea e os cuidados necessários. Veja como plantar orquídeas em troncos e deixar o seu jardim muito mais bonito. Descubra a orquídea Cimbídio, uma espécie muito apreciada pela sua beleza.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Adorei os orquidários, sou apaixonada com orquideas, tenho uma pequena chácara e estou planejando fazer um orquidário, achei que fosse muito complicado mas vejo que não é. Gostaria de receber muitas dicas.
    Obrigada.

    Valdene de Freitas Amâncio 2 de dezembro de 2013 0:11 Responder
  • LINDAS AS ORQUÍDEAS….GOSTARIA DE FORMAR MEU ORQUIDÁRIO….PODERIA ME MANDAR UMAS DICAS DE ONDE COMPRAR?

    olinda maria guimaraes 19 de março de 2014 21:28 Responder
  • Amei as dicas . As orquidias são maravilhosas. Continuem sempre assim. encantando e colorindo nossos olhos com essas flores lindas.Parabéns pelo trabalho.

    Maria Luiza F. Cristiano 6 de fevereiro de 2015 19:36 Responder
  • Amei as dicas. Sou apaixonada por orquídeas. Estou começando com 3 vasos.Parabéns pelo trabalho de voçes.Agradeço as orientações

    Maria Luiza F. Cristiano 6 de fevereiro de 2015 19:44 Responder
  • Amo orquídeas, tenho uma pequena coleção e estou pensando em fazer para elas um pequeno espaço. A minha dúvida é: na minha casa não tenho o sol da manhã, só o da tarde. E é exatamente neste local que bate o sol da tarde que estou pensando em fazer o pequeno orquidário. Se puder me ajudar, amaria de mais suas dicas. Obrigada.

    Dora 28 de agosto de 2015 6:58 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *