Os brócolis são das hortaliças que você pode encontrar mais saudáveis e também saborosas que poderão ser encontradas em jardins. Saiba a seguir como se podem plantar brócolis no jardim, e procure adicionar em um dos vegetais mais ricos em nutrientes na sua mesa, com receitas de dar água na boca.
Existem diversos tipos de brócolis que se pode encontrar, e um mais saboroso do que o outro. É possível que o brócolis até mesmo poderá ser o legume mais saboroso de todos, pois normalmente as pessoas costumam ter uma resistência maior a legumes do que a saladas. Este aqui certamente fazem toda a diferença na hora da alimentação, além de ter uma série de nutrientes é uma delícia.
As Diversas Variedades de Brócolos
Os brócolos normalmente pertencem a espécies de Brassica Oleracea e são em várias vezes apelidados de vegetais crucíferos da família das Brassicaceae. E para se plantar os brócolos em seu jardim de vegetais é preciso se conhecer as várias variedades que existem no mercado. Algumas delas são de tipos ramosos, que precisam ser rapidamente consumidas, e são colhidas diversas vezes anualmente. E por outro lado, podemos contar com outras variedades que são as chamadas de cabeça única. Que contam com apenas uma colheita em um ano e garantem um maior tempo de consumo. Das diversas variedades de brócolos os mais importantes tem um destaque especial, veja alguns deles a seguir:
Brócolos de cabeça larga – É a espécie de brócolos mais comuns que poderão ser encontrados em jardins. Podendo ser caracterizados por terem uma cabeça larga, apresentando cores acinzentadas, ou mesmo verdes, são muito fáceis de serem produzidos. Eles contam com várias cabeças florais que estão dispostas em formas de pequenas árvores, e todas as suas partes são comestíveis, como as folhas, as flores, os talos, tudo é comestível.
Brócolos ramosos – Estes são produzidos e apresentados nas culturas mais importantes de hortaliças, e ainda se trata de um tipo de brócolis que é mais cerrado, e poderá ser recolhido ao longo de diversos períodos. Esta certamente é uma variedade bastante interessante que prefere ser cultivada em invernos mais suaves para florescimento das suas possíveis folhas.
Brócolos romanescos – É um outro tipo de variedade de brócolos que apresenta uma cabeça com cor verde mais clara, e é ainda composta de pequenos pontos em espiral. É bastante parecida com a couve flor, apesar disto é um pouco mais flexível e pontiaguda. O sabor deste tipo de brócolis é uma delícia, e oferece uma sopa divina, para quem gosta é um verdadeiro prato cheio.
Brócolos Raab – Esta certamente é uma antiga e interessante variedade italiana, que possui botões florais e ainda folhas mais soltas. Se trata de uma variedade diferenciada de brócolos que cresce de forma muito rápida e possui um sabor mais picante, estes tipos de brócolis são bastante utilizados em acompanhamentos para frituras de cozinha tanto italiana como asiática.
Qual o Melhor Clima Para Se Curtir o Brócolos?
A plantação depende diretamente de condições de clima, e também em dois períodos distintos, veja como funciona a seguir:
No início ou mesmo no meio do verão, as sementes deverão demorar em torno de quatro a seis semanas para estarem prontas para serem transplantadas e a muda de plantas deverá ser realizada antes de chegar o outono.
Se a plantação acontecer entre o início do outono ou do inverno, desta forma poderá se ter uma cultura de chegar em altas temperaturas no verão, e ainda deverá se certificar de que no inverno os raios de sol deverão incidir diretamente sobre as sementes dos brócolos durante um período que deve ser de no mínimo quatro horas, para que as folhas possam crescer de forma natural e saudável.
Para que a plantação de brócolos possa ser um sucesso, estas deverão atingir um bom tamanho de desenvolvimento, e suas folhas deverão ainda apresentar um bom crescimento que deverá acontecer de forma forte e também uniforme.
Ao se cultivar o brócolis, entre 8 a 10 plantas deverão ser o suficiente para que se possa alimentar uma família média durante uma temporada, e por isto é importante procurar não semear mais do que aquilo que foi necessário. Procure ainda dar um intervalo equivalente a 3 e 4 semanas entre as plantações de forma que se possa espaçar produções e também se esgotar os estoques dos vegetais.
Como Semear Os Brócolos e Como Mudar de Local?
Semear os brócolos deverá ser realizado primeiramente através de cestos, ou mesmo tabuleiros, para mais tarde serem mudados de local. Isto deverá acontecer por que as sementes são bem pequenas e ainda redondas, tendo uma tendência bastante natural de desaparecer se elas forem colocadas diretamente na terra. E por outro lado, se estas sementes forem colocadas no solo, poderão ainda servir de pequenos almoços para todos os tipos de lesmas e também caramujos.
Ao realizar a plantação, em um prazo que é de no máximo cinco semanas, as sementes deverão estar com uma planta com equivalência a 7 e 10 centímetros de altura ou mesmo folhas muito fortes e que deverão estar desenvolvidas. Estas deverão ficar replantadas em um canteiro em seu jardim. As mudanças de sementes de brócolos para a terra deverão ficar a uma distância de 45 centímetros umas das outras plantações, como as de tomate e de alface, e em alguns casos de 30 centímetros para outras variedades de brócolos. É preciso ainda que se tenha atenção de que este é um vegetal que deverá ser regado de forma bastante constante, e nunca deverá ficar seco senão o seu resultado deverá ficar prejudicado.
A Preparação do Solo É Um Fator Importante
Você ao preparar o solo deverá experimentar a rotação de culturas, e como os brócolos de raiz, ou mesmo deverá saltar uma colheita em cada dois ou três anos. Se por acaso não tiver espaço hábil para isto em seu jardim, não existe problema em plantar brócolos na mesma área que da última vez, desde que a terra que você cultivar não tenha nenhum tipo de doença, fungos, ou mesmo pulgões.