Gérbera

A Gérbera é uma flor bastante conhecida e que tem grande espaço na decoração residencial e de festas por ser encontrada numa grande variedade de tonalidades. Esse nome lhe foi concedido no ano de 1737 pelo naturalista holandês Jan Frederik Gronovius como uma homenagem a Traugott Gerber que foi um médico e naturalista alemão. O que muitas pessoas não sabem a respeito da Gérbera é que ela faz parte da mesma família do Girassol e Margaridas, a família das Asteraceae (Compostas). Por ser uma flor de forte apelo comercial, a Gérbera, é cultivada em grandes quantidades. Pode ser cultivada com sucesso em vasos ou em arranjos florais.

Origem da Gérbera

A origem desse gênero de flores é a América do Sul, Ásia Tropical, África e Madagascar. A primeira vez que foi feita uma descrição científica desse gênero foi o em 1889 por Joseph Dalton Hooker no Curtis Botanical Magazine. A descrição realizada foi da Gérbera jamesonii que atualmente é conhecida como gérbera-do-transvaal.

Descrição da Gérbera

A Gérbera assim como o Girassol possui uma hasta longa e reta cuja função é sustentar o seu capítulo (que consiste numa inflorescência formada por flores pequeninas que estão protegidas por folhas modificadas). Algo interessante é que quando essas composições se unem acabam gerando confusão fazendo com que as pessoas pensem que elas são pétalas.

Significado da Gérbera

Os significados associados às gérberas são bastante positivos incluindo a inocência das crianças e a energia positiva da vida. Dependendo da situação essas flores podem ter significado de sucesso, é possível presentear alguém que está sendo promovido ou adquirindo um imóvel com gérberas como reconhecimento de seu triunfo.

Cultivo

Quem deseja se inserir no mercado de cultivo de flores deve conhecer melhor a gérbera, pois trata-se de uma flor com grande procura tanto em floriculturas como em supermercados. Como já dissemos essa flor pode ser muito bem-vinda na decoração residencial assim como na decoração de eventos. A facilidade de cultivo é bastante atraente para quem deseja se inserir nesse setor. A planta pode ser cultivada em vasos, arranjos, jardins ou canteiros.

Tem excelente adaptação a clima seco e não necessita de muitos cuidados para que possa crescer com saúde. Por ser uma planta com características mais rústicas tem boa adaptação mesmo em solos secos. O cuidado que os cultivadores devem ter é com a rega, em períodos com pouca chuva é essencial fazer regas constantes. A incidência de sol também é algo fundamental para que a gérbera possa se desenvolver.

Variedades de Gérbera

As gérberas podem ser encontradas em duas variedades que são de corte e de cultivo. Geralmente é na segunda florada que aparecem as flores mais bonitas e seu tamanho fica em geral em torno de 40 cm de altura. Pode ser um excelente negócio para quem deseja entrar no setor de flores.

De maneira geral o tipo de gérbera mais encontrado é o híbrido de Gérbera jamesonii e Gérbera viridifolia que é feito na África do Sul. Foi no Japão, na década de 1980, que foram desenvolvidas as primeiras variedades de Gérbera para vasos. Representou um grande avanço para o cultivo de Gérberas uma vez que possibilitou seu cultivo com mais segurança em relação ao desenvolvimento de doenças provenientes do solo.

Cultivo de Gérberas na Prática

Para quem se interessou em cultivar gérberas, seja para finalidade de comércio ou apenas para incrementar o seu jardim temos boas dicas para ter sucesso.

Comprando Sementes

O primeiro passo para começar o seu cultivo é comprar as sementes, isso pode ser feito em supermercados, floriculturas e empresas do setor agropecuário. O preço dos envelopes varia entre R$ 1,00 e R$ 3,00 e a quantidade de sementes pode ser de 100, 150 ou 200 unidades. Observe que cada semente de gérbera dá origem a uma touceira diferente. Quem deseja flores com unidade de estilo e cor deve optar por mudas.

Plantio de Gérberas

O tipo de solo preferencial para o cultivo de gérberas é aquele que possui boa drenagem, pois essa planta é bastante sensível a encharcamentos. O pH ideal é ligeiramente ácido e deve apresentar nível de fertilidade entre médio e alto. A adubação deve ser orgânica, no caso de quem preferir compostos NPK a dica é optar pela combinação 4-10-8. Se você está trabalhando com mudas deve colocar a mesma na parte central da cova aberta acima de uma parte de substrato. A cova deverá ser preenchida para que a muda se desenvolva como esperado.

Regas

Regue duas vezes por semana durante os períodos mais secos e apenas uma vez por semana nos períodos mais úmidos. Não regar a planta é tão ruim quanto encharca-la.

Podas

As gérberas necessitam também de podas de limpeza em especial quando está em fase de floração. As podas deverão ser feitas rentes ao solo. Retire as folhas que estejam velhas ou mortas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • qual opreço da gerbera….unidade por favor.

    brisy 2 de outubro de 2011 23:27 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *