Girassol

O Girassol é certamente uma flor que chama atenção e que mesmo não sendo exatamente a mais bela consegue ser uma das favoritas de muitas pessoas. Seja pela predileção de Vincent Van Gogh em pintá-las em suas telas ou por seu caráter ornamental os girassóis despertam a curiosidade de muitos aficionados em cultivo de flores. Uma planta ornamental que pode chegar a medir 3 metros de altura e conta com inflorescências bem grandes. Além de ter aparência que lembra o sol essa planta é conhecida por acompanhar o movimento do astro-rei desde que ele nasce até ele se por, o que é chamado de heliotropismo.

Origem do Girassol

Essa planta tem sua origem na América do Norte em que era usada pelos povos indígenas como alimento. A domesticação dessas flores se deu em torno de 1.000 a.C e sua presença era tão forte que o explorador espanhol Francisco Pizarro encontrou uma série de objetos incas com o formato de girassol ou com imagens da planta cunhadas. Para esses povos o girassol era a representação do deus sol.

O Cultivo do Girassol

Por se tratar de uma planta cuja imagem gera fascínio é natural que um dos principais incentivadores de seu cultivo seja ornamental. No entanto, a planta também é cultivada para a extração do óleo comestível proveniente de seus frutos que são conhecidos como sementes. Todos os anos são produzidas mais de 20 milhões de toneladas desse grão. A semente de girassol pode ser empregada também no uso de biodiesel.

O cultivo ainda pode ser feito com o objetivo de alimentar pássaros em cativeiro, pois eles adoram as sementes. Como é uma espécie de aspecto visual forte é comercializada ainda como flor de corte sendo de dois tipos: flor de haste única ou multiflor em que várias flores formam um grupo.  As folhas do girassol podem ser usada para inibir o crescimento das temidas ervas daninhas devido a um processo conhecido como alelopatia.

Segredos Para Cultivar Girassol

Essa é uma planta anual, isto é, seu ciclo de vida não dura mais do que 12 meses. A dica para quem deseja cultivá-la é fazer isso em canteiros ou vasos usando composto orgânico em abundância e de preferência num local que tenha boa incidência de sol haja vista sua necessidade de acompanhar o astro-rei. O substrato deverá ser mantido úmido, mas cuidado para não encharcar a terra. Passados alguns meses do plantio irão aparecer folhas grandes e de textura áspera que irão originar então os botões. Existem diferentes variedades de girassol de maneira que o miolo poderá ser amarelo, preto ou marrom.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *