Os goivos ou goiveiras são plantas originárias do Mediterrâneo, Ásia e África do Sul. Suas flores são bem graciosas, alegres e coloridas. Trata-se de uma planta herbácea, cujo caule lenhoso cresce na medida de trinta a sessenta centímetros de altura. De folhagem muito densa, parecem pequenos arbustos floridos e suas folhas são compridas e estreitas. Suas cores vão desde o laranja até violeta, com várias intermediárias, dependendo da semente.
É uma planta aromática, que exala um perfume muito agradável, principalmente durante a noite. Por esse motivo, em paisagismo é mais usada em lugares externos, em bordaduras, maciços, floreiras e vasos. Seu crescimento é bastante rápido e a goiveira é bem resistente ao frio.
Embora goste também de sol ou meia-sombra, os goivos necessitam ser podados e suas inflorescências velhas devem ser retiradas para dar força às novas florações, que se desenvolvem melhor no início da primavera e verão. Uma curiosidade sobre o seu nome é que o mesmo significa “modéstia”, também simbolizando a elegância, simplicidade e formosura. São lindamente presenteáveis em forma de buquês.