As flores noturnas fazem um espetáculo a parte, pecado que poucas pessoas conseguem apreciá-lo e sentir o perfume das flores no seu desabrochar. As flores noturnas, que são várias, podem ser cultivadas das mais diferentes formas, em vasos, mas também podem enfeitar praças e jardins e podem alegrar o seu quintal.
No caso do cultivo em vaso para deixar na varanda, uma das flores noturnas que exalam mais perfume é a antúrio cristalino. Somado ao delicioso cheiro elas possuem flores lindas, sem falar nas folhas que são em forma de coração, com algumas nervuras, aveludadas e ainda possuem em tonalidades prateadas algumas estrias.
O antúrio cristalino pode ser cultivado em vaso colocado na varanda ou até mesmo dentro de casa desde que fique próxima a janela que receba a luz solar durante o dia.
Ainda falando de vasos e de flores noturnas que perfumam muito, uma outra dica é o jasmim cacto, que pode ser também usado como planta pendente ou trepadeira. Falando das suas características possuem folhas especialmente diferentes que não possuem espinhos apesarem de terem dentes nas bordas. A sua folha pode chegar a media entre 10 a 12 centímetros e são elas que oferecem um delicioso perfume a noite.
Falando de belas trepadeiras que exalam um delicioso perfume a noite podemos destacar a princesa da noite. Suas flores são brancas e amarelo-ouro, tonalidades divididas em cada uma delas e medindo entre 20 a 30 centímetros.
Conheça Mais Plantas Noturnas que Exalam um Delicioso Perfume
A princesa da noite também pode ser encontrada em uma “segunda versão”, suas flores não superar 20 centímetros de diâmetro e a cor fica entre salmão e róseas com a parte interna branca.
Essa flor da um show a parte, começa a “inchar” entre 3 e 4 horas e quando chega às 22 ela está linda perfumando a baunilha e aberta. O espetáculo termina quando a madrugada se faz presente, as flores fecham e de manhã elas se transformam, são pendentes e murchas.
Outro exemplo, são as rainha-da-noite, elas fazem parte do grupo dos cactos. Também garantem espetáculo ao desabrochar e também exalam um perfume delicioso.
Quem gosta de flores com muitas folhas pode apostar na “boa-noite”. Com um perfume delicioso, além das folhas em grande quantidade, as flores brancas com diâmetro de 15 centímetros quando abrem parece um prato. Uma curiosidade sobre essa espécie é que ela faz barulho quando está abrindo e o efeito espetáculo some quando o sol aparece.
Entre os arbustos que exalam perfume a noite podemos destacar a “dama da noite”. Para quem não tem paciência de esperar, essa planta cresce muito rápido. As flores começam a aparecer ao entardecer.
Normalmente, os lugares preferidos para a se plantar as “dama da noite” são próximos as cercas, as portas, portões e entradas. Elas possuem um perfume muito forte e de longe dá para sentir. Por isso, não é aconselhável plantar essa espécie muito perto das janelas, por exemplo, o cheiro é tão forte que pode causar dor de cabeça.
Quem possui grandes espaços pode cultivar plantas que são perfumadas à noite, exemplos: trepadeira flor da lua e ipomeia. Assim, como todas as flores, elas ficam fechadas durante o dia e abrem à noite.
Linda e perfumada a “cica” lembra muito um abacaxi ou uma palmeira, como preferir. O cheiro dela também é bem forte e o seu perfume começa a exalar logo assim que chega a noite.
Algumas delas quando chegam na fase adulta promovem um outro espetáculo, mas que é infelizmente difícil de perceber, é a perda das espigas. O perfume é adocicado e também é muito intenso.
Vale ressaltar que as plantas noturnas que exalam um delicioso perfume a noite e abrem somente ao entardecer ou quando a escuridão chega, precisam receber muito sol durante o dia. É a luz natural que dá força para elas crescerem bonitas e com saúde.
Outras Flores Noturnas e Suas Características
1- Dama da noite ou glória da manhã são muito parecidas quanto a forma e também na hora de plantá-las. Ambas são anuais.
As flores da dama da noite são brancas e a largura de cada uma delas é de seis centímetros e basta que o pôr do sol aconteça para que ela comece a abrir. Elas voltam a fechar logo no raiar do dia. Para que isso aconteça, essas flores precisam ter contato parcial ou total com o sol e precisam estar em um solo com ótima drenagem.
Elas podem “escalar” qualquer obstáculo e podem ser colocadas no jardim através de mudas ou diretamente via semente.
2- Flox notura tem as flores pequenas, mas delicadas com a mistura das cores branca e amarela. As folhas são verde na tonalidade mais escura. São lindas, mas o que realmente fazem dessas flores serem muito especiais é o perfume que elas exalam.
Essas flores podem chegar a medir 60 centímetros de altura e por isso, são muito usadas pelos paisagistas para fazer bordas.
3- Artemísia prata é considerada excelente para jardins noturnos. É uma opção para quem tem pouco tempo para cuidar das plantas porque não existe muito e também suporta locais de seca. Aliás, ela prefere mais sol e não tem problemas para crescer em solos não muito férteis.
As folhas são felpudas e prateadas e verdes. É compacta e perene.
4- Matíola e tem outro nome chamado de goivo. A altura dela chega a um metro e meio. No meio da noite as flores começam a abrir e tem um perfume diferente forte e picante. Na hora de crescer precisam de muito sol e não suportam solos com muita areia e nem seco.
5- Rainha-da-noite tem como características caules largos, finos e lisos, a sua cor é branca e como todas as flores da noite abrem quando escure. Porém, o florescimento é somente durante o verão e o outono. O seu perfume é muito bom, mas para que ela exale o cheiro precisa de sol pleno e um solo bem drenado.
Preste bem a atenção na hora de escolher a sua flor noturna em relação a colocação dela e o intesidade do perfume. Algumas exalam um cheiro forte demais e podem incomodar durante a noite quando próximas as janelas dos quartos.