Falar de flores é sempre um grande prazer, mas já pensou quantas páginas seriam preciso para poder enumerar todos os tipos de flores que existem no mundo, se fosse só no Brasil, o trabalho já seria duro e longo.
Seria bom poder dedicar mais tempo para se dedicar as flores e poder admirar pelo menos aquelas que estão mais próximas de nós. Porém, a correria dos dias atuais não nos permite conhecer melhor os tipos de flores, em muitos casos, não temos tempo nem menos de admirá-las. Mas, elas estão sempre por perto, para nossa sorte, colorindo a natureza, perfumando e ajudando a equilibrar todo o cimento que está em volta.
Vale lembrar que as flores merecem ser admiradas e acima de tudo, devem ser conservadas por nós. É um pecado ver tanta parte bela da natureza perdida por conta do descuido do homem em relação ao meio ambiente. Mas, deixamos todos os problemas de lado e falamos de coisa boa, pode até não dara listar todos os tipos de flores que existem no mundo ou no Brasil, porém, podemos falar quais são aquelas que são mais populares. Preparamos uma lista com aquelas que podemos colocar bem pertinho, em casa, no apartamento. Veja quais são!
Rosas
As rosas são populares e podemos acreditar que seja quase impossível que uma pessoa não conheça esse tipo de flor. Até porque elas entram para a lista das mais antigas do mundo. Segundo estudos, as rosas começaram a ser vistas a partir de 35 milhões de anos atrás e que os primeiros que fizeram o plantio dessa foram os asiáticos. Esse cultivo teria acontecido a cerca de 5 mil anos.
Em espécies no mundo, só de rosas, acredita-se que elas cheguem a 100, sem falar nas variações. A rosa mais “famosa” é aquela que representa a paixão, a rosa vermelha. Seguida da rosa branca e amarela.
Curiosidades Sobre as Rosas: Na Colômbia podemos admirar um tipo de rosa muito diferente das outras, ela se destca porque é maior e depois de aberta, diferete da maioria das espécies, dura muito mais tempo. Outra curiosidade, é que os famosos espinhos da rosa, com os quais devemos ter cuidado, na verdade, são a defesa natural da flor e para os místicos representam a morte e o amor.
Violetas
Se você achou que a quantidade de espécies da rosa é muito grande é porque você não sabe quantas têm a violeta, o número supera 800 e elas são divididas em 21 gêneros.
A violeta além da sua beleza é uma planta que transmite tranquilidade, calma e é usada por esses motivos, por muitas pessoas, como “medicamento” calmante. As folhas são amassadas e colocadas sobre feridas, como pomadas. O chá também é usado para combater o cansaço e ainda, como expectorante. A violeta também é usada na produção de cosméticos, tanto como substância entre outras par combater a queda de cabelo, como para limpeza de pele.
Girassol
O girassol que também é chamado de espelho do sol e a justificativa é não é somente pela cor da flor, mas porque ele segue o “ciclo” do astro rei, da nascente até o poente.
Se trata de uma planta que deve viver fora de casa, não é possível penasr em colocá-la em um vaso dentro de casa porque vai durar poucas horas. Isso mesmo, poucas horas e o girassol estará morto, caso colocado dentro de casa.
No jardim é uma planta que dá um bom efeito visual e além disso, é um excelente chamariz para as abelhas fazerem a polinização.
Tulipas
O girassol ama sol e a tulipa é o seu oposto, ela ama frio. A flor que tem a sua origem na China foi levada para a Holanda e hoje em dia, podemos ver jardins lotados com ela, enfeitando a cidade. Assim como as rosas, elas representam o amor.
Gardênia
Também é uma planta muito popular e muito perfumada. Dizem que o seu significado é de agradecimento, por isso, é muito usada como presente.
A gardênia também pode ser chamada de jasmin-do-cabo e muitas músicas foram inspiradas nesse tipo de flor. Assim como a tulipa, ela saiu da China e se espalhou pelo mundo. O momento que podemos admirar suas flores brancas é durante a primavera.
Cravo
Quem nunca ouviu a música “o cravo brigou com a rosa”, uma canção popular. Pois bem, podemos incluir nos tipos de flores mais populares, mais conhecidas. A flor pode ter pétalas das mais variadas cores, o que a torna ainda mais bonita. Sem falar que a borda é um espetáculo a parte. A borda das flores é picotada, um verdadeiro espetáculo da natureza.
Copo de Leite
Essa flor também veio de longe, da África do Sul e os seus lugares preferidos para mostrar toda a sua beleza são nas proximidades de lagos e rios. A copo de leite é facilmente cultivada, porém, é importante bem longe dos animais e das crianças, pois é uma planta muito tóxica. Na verdade, o copo de leite é considerado uma praga. Porém, apesar disso, é uma flor muito vendida, pois tem uma beleza única e exuberante.
Orquídeas
De todos os tipos de flores que falamos até agora, as orquídeas são aquelas que possuem o maior número de variedade. As características são muitas, de formatos a cores, e cada uma orquídea mais linda do que a outra, não importando o tipo que é ou a variedade que pertence.
As flores da orquídeas podem ser de vários tamanhos, a menor delas pode ser de 2mm, consideradas minúsculas e a maior delas pode chegar a medir 20 cm. Ela pode ser vista em várias flores, mas veja quais são as cores mais encontradas: amarela, roxa, rosa, azul e branca.
Mesmo fazendo uma lista com os tipos de flores mais populares, falar somente em 8 delas, estamos falando muito pouco. Poderíamos acrescentar, por exemplo, tão populares quanto as que foram citadas, a margarida e o lírio. Mas junto a elas, poderiam ainda listarmos muitas e muitas mais flores.
Posts Relacionados
Aproveite e confira as nossas dicas para as flores durarem mais, tanto plantadas quanto depois do corte. Saiba quais são as flores para cada estação do ano e escolha as que você irá cultivar no seu jardim. Se você não tem espaço, saiba como plantar em vasos e aproveite todos os cantos da sua casa.