A Carqueja é uma planta pertencente a família das Asteraceae (essa é a segunda maior família de plantas que possui flores em sua composição) e possui o nome cientifico de Baccharis Trimera.
A Baccharis Trimesa possui como sinonímia ou sinônimos botânicos: Baccharis Genisteiloides Baker, Baccharis Trimera Person e Molina Trimera Less.
A Baccharis Trimera é uma planta popular no Brasil e possui um grande numero de denominações, ela é uma planta que pode ser encontrada com a seguinte nomenclatura nos mais diversos locais, pois é conhecida popularmente por: Bacanta, Bacárida, Cacaia-Amarga, Cacália, Cacália-Amarga, Cacália-Amargosa, Caclia-Doce, Carque, Carqueja, Carqueja-Amarga, Carqueja-Amargosa, Carqueja do mato, Carquejinha, Condamina, Cuchi-Cuchi, Iguape, Quina de Condomiana, Quinsu-Cucho, Tiririca de Babado, Tiririca de Balaio, Tiririca de Bêbado, Três Espigas, Vacárida e Vassoura.
A Carqueja é uma planta originária da América do Sul, nativa da região amazônica (principalmente do Brasil, apesar da região amazônica atingir outros países).
A Carqueja é uma planta típica de climas tropicais, sendo encontrada em países como Brasil, Peru, Colômbia, Argentina, Paraguai e Uruguai. Nos países da região dos pampas e na região do Rio Grande do Sul, ela é utilizada como ingrediente na preparação do chimarrão.
Apesar de ser uma planta típica de clima tropical, a Carqueja se adapta facilmente a locais de climas Equatorial e Subtropical.
A Carqueja é uma planta que possui características ornamentais e medicinais, mas também pode ser utilizada na aromatização de licores e vinhos, e na produção de vassouras rústicas.
As Características da Carqueja – Baccharis Trimera
A Carqueja é uma planta perene (tipo de plantas que possuem ciclo de vida longo – ela vive mais de 02 anos), do tipo erva (são plantas herbáceas – plantas que se caracterizam por possuírem um caule não lenhoso e apresentarem crescimento horizontal)
A Carqueja é uma planta rústica, que cresce com facilidade e de forma espontânea em vários locais como terrenos baldios e pastos, devido a essa característica, ela muitas vezes chega a ser considerada como uma planta invasiva e daninha.
Por isso, a Carqueja é uma planta de cultivo muito fácil, pois cresce sem maiores cuidados da parte de quem está cultivando, além disso, ela pode ser utilizada como planta decorativa ou ornamental no paisagismo, devido ao seu aspecto diferente, mas nesse caso ela precisa ser bem cuidada.
A Carqueja é uma planta que não possui folhas verdadeiras, e suas hastes são ramificadas e possuem um formato de asas membranáceas, que são descontinuas e de coloração esverdeada. Essas folhas são responsáveis pela fotossíntese da Carqueja, processo vital para a sua sobrevivência e de todas as plantas.
A Carqueja é uma planta que pode chegar a atingir 02 (dois) metros de altura e ela apresenta pedúnculos de formato achatado que produzem as flores da planta.
As flores da Carqueja são de coloração branca e amarela, e elas surgem em tufos pequenos nas estações da primavera e do verão. As flores são de um tamanho pequeno e são muito abundantes no topo da Carqueja.
O Cultivo da Carqueja – Baccharis Trimera
A Carqueja é uma planta que pode ser cultivada de diversas formas. Ela pode ser cultivada em vasos e jardineiras (principalmente quando o objetivo de cultivo da planta for ornamental).
A Carqueja também pode ser cultivada em canteiros, formando moitas de formato arredondado e compactas.
A Carqueja é uma planta que deve ser cultivada a sol pleno, preferencialmente em solo fértil e que seja enriquecido com material orgânico (fertilizantes e adubos), e ela é uma planta deve ser regada regularmente em intervalos periódicos. No caso do cultivo ornamental, é interessante que a planta passe pelo processo de poda, para aparar os ramos que estão crescendo de forma indevida.
A Carqueja se reproduz ou multiplica-se de 03 (três) formas:
- Por sementes – a planta produz as suas sementes e elas são colocadas em covas e espalhadas (as vezes pelo próprio vento) para assim serem semeadas e cultivadas para gerarem novas plantas;
- Por divisão de touceiras ou divisão de rizomas – a técnica de reprodução consiste em realizar o corte subterrâneo dos rizomas, gerando dessa maneira novas plantas. Esta técnica reprodutiva é bastante usada para a multiplicação das plantas ornamentais;
- Por estaquia (estacas) – nessa técnica de reprodução, se baseia na formação de pequenas mudas para serem cultivadas e gerarem novas plantas. Nas mudas, precisam existir os ramos e raízes da carqueja, para que quando essas mudas sejam plantadas em outro local, elas tenham a capacidade de gerar a nova planta.
As Propriedades Medicinais da Carqueja – Baccharis Trimera
O Chá de Carqueja é bastante consumido em toda a América do Sul, e esta erva além de ser utilizada na fabricação do famoso chimarrão, bebida tradicional na região dos pampas, possui inúmeras propriedades medicinais que são conhecidas e exploradas pela medicina popular.
A Carqueja é uma grande fonte de flavonoides (exemplos: Quercetina, Luteolina, Nepetina, Apigenina e Hispidulina), o que dá a esta planta substancias que protegem contra as doenças hepáticas. O Chá de Carqueja regula, tonifica, equilibra e fortalece o funcionamento e as funções do fígado.
O Chá de Carqueja elimina as toxinas e impurezas contidas na bile, além de auxiliar no tratamento de distúrbios na vesícula biliar (dores, pedras, intoxicação e retardo na liberação da bile) e entre outros benefícios hepáticos, ele auxilia as pessoas que se encontram sob efeito de uma ressaca após aquela bebedeira.
A Carqueja também é comumente usada na fabricação de chás com efeito emagrecedor, e ajuda a atrasar o processo de digestão e a regularizar todo o sistema e aparelho digestivo. A Carqueja atua em toda a função gastrointestinal, e ela é utilizada no tratamento de doenças do sistema digestivo, como por exemplo: ulceras, gastroenterites, refluxo ácido e disfunções na válvula ileocecal.
A Carqueja também ajuda o organismo humano no combate de infecções virais, febres e diarreias.
A Carqueja, além das propriedades medicinais acima citas, também apresenta efeitos: Antianêmica, Antiasmática, Antibiótica, Antidiabética, Antigripal, Anti-inflamatória, antireumática, aromática, depurativa, diurética, emoliente, estomáquica, hipocolesterolêmica, hipoglicêmica, moluscocida, sudorífica, Tonico e vermífuga.
As propriedades medicinais da Carqueja são facilmente assimiladas por nosso organismo e corrente sanguínea, o que fortaleza o nosso corpo e sistema imunológico, e purifica o nosso sangue das impurezas.
As Contra Indicações da Carqueja – Baccharis Trimera
O uso da Carqueja não é indicado para ser utilizado pelas mulheres que se encontram gestantes, pois nos testes realizados com ratos, as substancias da Carqueja apresentaram efeitos de estimulante uterino e abortivo.
As pessoas que possuem pressão arterial baixa também devem evitar fazer uso da Carqueja, pois ela possui substancias que apresentam efeitos Hipotensores.
As pessoas que possuem hipoglicemia e os diabéticos podem fazer uso da Carqueja, no entanto, eles precisam ter sob controle a medição dos níveis de açúcar do sangue, pois a Carqueja possui substancias que podem ocasionar a redução dos níveis de glicose e ocasionar problemas de saúde para essas pessoas.
eu faço uso da carqueja eu não sabia que servia pratata coisa foi otimo
Em uma semana emagreci quase 2kg #VivaACarqueja
Onde realmente poderia comprar semente e não muda vocês poderiam indicar alguma loja de produtos agropecuários que tenham semente de carqueja.