Agrião-da-Terra – Barbarea Verna

O agrião da terra é uma planta muito conhecida no mundo inteiro devido o seu uso na culinária e o seu poder medicinal. Por ser uma planta muito popular, muitas pessoas procuram cultivá-la em seus jardins pessoais, principalmente aqueles que gostam de manter um estilo de vida vegetariano, pois como essa verdura é muito completa, acaba se tornando um dos produtos naturais mais consumidos por todos.

Para você que gosta de agrião da terra ou qualquer outra variação dessa planta, vamos apresentar as suas principais características, explicar qual a melhor forma para cultivar bem essa planta e principalmente, conhecer algumas de suas funcionalidades para a saúde e na culinária. O agrião da terra pode ser cultivado em qualquer lugar do mundo desde que oferecendo as condições ideais para isso.

Ficha Técnica

O agrião da terra é uma planta cientificamente chamada de Barbarea verna que faz parte das espécies da família das Brassicaceae. Uma planta de origem do continente asiático e europeu, mas que pode ser cultivada em qualquer lugar do mundo, desde que apresentando as condições ideais para isso.  Popularmente o agrião da terra recebe outros nomes como, por exemplo, agrião de horta, agrião dos jardins, erva dos carpinteiros, agrião de santa bárbara, agrião rinchão, erva de santa bárbara, erva de são julião, entre outros. Esses nomes vão variar de acordo com o local que o agrião da terra for cultivado.

Com as condições ideais de cultivo, essa planta pode chegar até 40 centímetros de altura, em sua fase já adulta. Por ser nativa na Ásia e da Europa, o agrião da terra deve ser preferencialmente plantado em regiões onde o clima se apresenta com característica de clima mediterrâneo, subtropical, temperado e tropical.

O agrião da terra vai se apresentar com dois tipos de folhagens. A folha do topo, que é uma folha mais caulinar, pecioladas agrupadas sempre em quatro pares por ramo. O segundo tipo de folha são bem menores que as flores da base e apresentam-se em formato sinuado ou dentado. 

Como Cultivar

O cultivo do agrião da terra deve ser feito preferencialmente em solo fértil, rico em matéria orgânica, com irrigação regular e sempre sob o sol pleno. É muito importante, na hora do plantio, aumentar bem a quantidade de substrato que vai a terra para facilitar bem a germinação e o crescimento da planta. Se você quiser, pode plantar o seu agrião da terra, diretamente no solo, em canteiros ou sementeiras que ele se desenvolve bem. No caso da sementeira, é bom cultivar apenas se você fizer um transplante posteriormente.

O tempo de colheita é de a partir de 60 dias se for cultivada no verão e a partir de 80 dias se for cultivada no inverno.

Culinária

O agrião da terra é muito usado na culinária como um tempero maravilhoso. Ele é muito semelhante ao agrião da água e a diferença entre eles é apenas que este último é cultivado em locais que possui água corrente, mas as propriedades dos dois são as mesmas, inclusive o gosto bem picante que é comum essa hortaliça.

Na culinária, o agrião da terra é muito utilizado em saladas, sucos, sanduiche e pode ainda ser usado como tempero para sopas e refogados. Mais abaixo selecionamos algumas receitas que podem ser feitas a base de agrião da terra. 

Agrião da Terra Refogado

Você Vai Precisar De:

  • – 1 mão cheia de agrião. Você pode combinar as folhas e os talos da verdura para que seu prato tenha mais sabor.
  • – Sal
  • – Pimenta malagueta
  • – 1 colher de sopa de manteiga

Para preparar, você vai lavar bem o agrião da terra e sacudir delicadamente para que saia todo o excesso de água. Em uma panela, aqueça a manteiga com a pimenta malagueta e assim que estiver fervendo, coloque o agrião. Quando ele começar a murchar, envolva com mais manteiga e tempere com o sal. Retire do fogo e sirva.

Espaguete Ao Molho de Agrião

Você Vai Precisar De:

  • 1 pacote de espaguete
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 1 xícara de chá de caldo de galinha
  • 1/2 xícara de chá de vinho branco
  • 1 maço de agrião da terra
  • 1/4 xícara de chá de creme de leite
  • 3 fatias de bacon

Para preparar, primeiro refogue bem o alho e a cebola. Depois, adicione o caldo de galinha e o  vinho, mantendo-os em fogo médio até ferver. Quando levantar fervura, acrescente as folhas do agrião e deixe cozinhar por aproximadamente cinco minutos, também em fogo médio.

Depois desse tempo, coloque as folhas de agrião nessa mistura e deixe por mais cinco minutos cozinhando.  Após cozido, passe toda essa mistura no liquidificador até formar uma pasta bem lisa. Volte essa mistura ao fogo e acrescente o creme de leite.

Tendo já o espaguete cozido, acrescente ao molho e misture bem. Você pode ainda colocar o molho apenas em cima da sua massa. Para finalizar, pode espalhar o bacon frio por cima do seu prato. 

Suco de Agrião da Terra

Essa planta possui algumas funcionalidades medicinais e o seu suco, pode ser bebido como tratamento de diversas doenças e principalmente, como desintoxicante em dietas para perder peso. Aprenda a fazer o suco de agrião da terra para alguns casos.

Suco de Agrião Para Perder Peso

Para preparar o suco de agrião da terra para emagrecer, você vai precisar de um ramo de agrião fresco, que você pode comprar em qualquer feira. Para escolher bem, opte sempre por aqueles que apresentam as folhas bem verdes.

Acrescente esse ramo em um recipiente com água suficiente para cobri-lo. Acrescente os dois ao seu liquidificador e bata bem até que as folhas se dissolvam totalmente. O suco de agrião fica bem consistente devido as folhas.

Para emagrecer, você deve beber o suco pelo menos 3 vezes ao dia.

Suco de Agrião Para Anemia

Esse suco vai precisar que você tenha 1 xícara de agrião fresco e com as folhas bem verdes e 1 copo de suco de laranja. Para preparar o suco, você precisa bater o agrião com o suco de laranja no liquidificador coar e beber logo após o preparo.

A dose ideal é de 1 copo desse suco por dia. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *