Castanheiro Branco: Uma Árvore Medicinal

Temos uma incontável quantidade de plantas medicinais e que nos favorece em tudo o que podemos imaginar. Hoje, as propriedades de uma planta são analisadas constantemente pois sempre descobrimos que uma dosagem ou uma mistura certa, pode curar uma doença ou sanar aquela dor que tanto incomoda. Algumas dessas plantas também, podemos cultivar em casa mesmo e a partir daí extrair o remédio através das folhas, em outros casos, apenas a forma natural de composição dá exatamente o efeito que precisamos. Mas isso é assunto para outro papo.

Saiba Mais

Saiba Mais

O que vamos tratar aqui, é sobre uma dessas plantas que são usadas para fins medicinais e que hoje, é muito procurada por ser eficiente no tratamento de problemas cardíacos. Como as pessoas estão cada vez mais recorrendo à tratamentos naturais, o Espinheiro Branco torna-se consequentemente cada vez mais também, popular entre esses adeptos. Mesmo sabendo que a principal funcionalidade dessa planta é na cura e controle de problemas cardíacos, é bom conhecer as outras propriedades e principalmente os princípios como efeitos colaterais e contra indicação.

Conhecendo Um Pouco Mais sobre o Espinheiro Branco

O espinheiro branco ou Crategus Laevigata como é chamado tecnicamente essa planta, pertence a família das Rosaceae e pode chegar até 8 metros de altura, sendo assim considerada uma árvore de médio porte. É chamada assim por ter muitos ramos de espinhosos ao seu redor o que faz com que essa característica chame bem atenção.

A sua composição possui Flavonóides, glicosídios, proantocianidinas e epicatequina que são os componentes que justamente fazem com que essa planta seja tão solicita no tratamento de doenças. Quanto a isso, apenas as flores, seus frutos e as folhas são utilizadas para composição do remédio. Os frutos apresentam-se em forma de bagas que podem ser comidas mesmo sem existir o tratamento médico. Eles possuem uma cor vermelha bem viva e aparência é bem semelhante a uma maçã bem pequena.

Medicina Natural

As folhas e as bagas dessa planta, possuem uma forte função de anti-oxidante o que faz com que tomando-as, você proteja mais o seu tecido celular e fortifique os tecidos do coração. Além dos compostos que citamos mais acima, você também encontrará nas bagas: tirterpenóides, cianogênicos, aminas e trimetilamina. Nas flores os compostos que mais se destacam são: polifenóis, cumarinas, taninos, histamina e vitamina C.

No tratamento, os problemas cardíacos recebem todo o destaque, mas também esse é um ótimo composto para melhorar a circulação do sangue no seu corpo, fato que leva o uso livre desse remédio não ser indicado. Antes de começar qualquer tratamento a base de espinheiro branco, é indicado você fazer uma consulta em um médico, de preferência cardiologista, de sua confiança, pois evitará dessa forma, futuros problemas nessa região do corpo.

Quando Usar Remédios a Base de Espinheiro Branco

Estando liberado pelo seu médico, você pode fazer uso desse medicamento em caso de palpitações, sensação de opressão na região do coração ou as regiões próximas, problemas cardíacos com origem nervosa, hipertensão, ansiedade, distúrbios do sono com origem nervosa e estresse. Se vocês puderam perceber, o uso medicinal do castanheiro branco envolve muito o tratamento de doenças que são geradas por problemas nervosos e por ser um calmante e antipasmódico natural e muito potente, eles são indicados nesses casos.  O efeito desse remédio apesar de ser bem forte e imediato, o resultado só será notado após um longo prazo de tratamento contínuo, também é indicado fazer uso desde os primeiros sintomas para que o organismo responda de uma forma mais rápida também.

Como Tomar

Você poderá utilizar algumas formas diferentes de medicamentos à base de espinheiro branco. Você encontrará:

  • – Comprimidos ou drágea de espinheiro branco puro ou compostos com outras plantas medicinais.
  • – Cápsula de espinheiro branco puro ou composta com outras plantas medicinais.
  • – Chá para fazer infusão.
  • – Tintura extraída apenas do espinheiro branco.
  • – Composto para fazer decocção.

Você usará uma dessas formas para o tratamento do seu problema de saúde e dependendo da gravidade ou do problema, você poderá usar apenas uma forma do medicamento.

Os comprimidos podem ser comprados em qualquer farmácia de manipulação natural ou de produtos naturais e custa em média 100 reais a caixa com 100 comprimidos, você deve tomar no máximo 2 comprimidos ao dia.

Chá

Chá

No caso do chá, você irá preparar da seguinte maneira:

  • 750 ml de água
  • 3 colheres de chá de bagas de espinheiro branco
  • 1 pitada grande de folhas de espinheiro branco secas e esmagadas
  • 3 colheres de chá da flor do espinheiro branco.

Coloque a água para ferver e quando borbulhar acrescente todos os ingredientes e deixe em infusão por 20 minutos. Após esse tempo, coe o chá e tome. O ideal é que você beba esse chá no máximo duas vezes ao dia e não repita por mais de 15 dias seguidos, caso precise fazer o tratamento por um período maior que esse, veja com um médico de sua confiança uma outra opção de planta com o mesmo efeito e faça a alternância.

Onde São Cultivados os Espinheiros Brancos

Essas plantas não são de difícil cultivo, mas são mais comumente encontradas na Europa, Ásia e nas Américas, sendo essa última, apenas nas regiões com clima mais temperado.

Culinária

Apesar de ser um excelente remédio natural, o uso do espinheiro branco na culinária também é muito bom. Você pode utilizar as folhas de espinheiro branco recortadas e enfeitar saladas, principalmente de cenoura e beterraba. A mistura do paladar entre as folhas e essas verduras traz um sabor muito especial.

O vinho de castanheiro branco também uma delicia e pode inclusive ser facilmente fabricado em casa. No comercio você encontrará esse vinho com o nome de Pirliteiro, outro nome popular do espinheiro branco. Caso queira fabricar em casa, você precisará de:

  • 2 quilos de bagas de espinheiro branco.
  • 1 limão.
  • 2 laranjas.
  • 1 quilo de açúcar amarelo.
  • 5 litros de água
  • Fermento.

Você colocará as bagas em uma bacia e cobrirá todas com a água bem fervente. Feche bem e deixe ficar assim por uma semana inteira, sendo que diariamente você precisará mexer a mistura. Após esse tempo, coe todas as bagas e junte ao liquido o açúcar derretido com um pouco de água e o fermento. Deixe dessa forma por 24 horas, acrescente o limão e transfira o liquido para um recipiente próprio para fermentação de vinho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *