Chapéus-de-napoleão

Já ouviu falar de uma planta que leva o nome de chapéu? Pois se não sabe, vai gostar de conhecer este arbusto que é belo de se ver. O chapéu-de-napoleão, que tem o nome científico de Thevetia peruviana, é um arbusto ornamental originário da América Central. Ela se dá bem com o clima tropical, o que facilitou a sua expansão por vários países.Também é conhecida como noz-de-cobra, acaimirim, cerbera e auaí-guaçu.Como é o visual do chapéus de NapoleãoO seu caule é ramificado e possui uma casca cinza e seiva leitosa muito tóxica.

Chapéus-de-napoleão

Chapéus-de-napoleão

As suas folhas têm um formato linear, brilhantes e com a nervura central bem marcada, de tonalidade mais clara. As suas flores são muito bonitas, de formato tubular, bastante perfumadas e de coloração amarela ou laranja.Raramente são encontradas variações das flores nas cores rosa e branca. É uma planta que floresce de janeiro a maio. Os seus frutos são do tipo drupa e são bastante atraentes, e se assemelham a uma castanha. É preciso ter muito cuidado, pois os frutos possuem de duas a quatro sementes extremamente venenosas.O chapéu-de-napoleão tem forma compacta e fica bonito para fazer uma cerca viva.

Chapéus-de-napoleão

Chapéus-de-napoleão

Apesar de ser naturalmente arbustivo, ele pode ser conduzido como uma pequena árvore, com caule único e chega a alcançar de três a quatro metros. Por esse motivo, ele fica ótimo para pequenos espaços, calçadas estreitas e pátios residenciais. Contudo, nada impede de ser plantado em vasos.Por ser uma planta muito tóxica, é bom evitar que ela seja plantada em áreas que crianças e animais domésticos tenham acesso. A ingestão acidental de qualquer parte do chapéu-de-napoleão provoca intoxicações sérias, que podem ocasionar vômitos, salivação, queimaduras na pele e até a morte por parada cardíaca.Então, todo cuidado é pouco!Como cultivar o chapéus-de-napoleãoEle deve ser cultivado em sol pleno ou meia sombra. O solo precisa ser fértil, drenável e sempre adubado com material orgânico. É importante regar periodicamente, mas sem encharcar a terra. A planta é tolerante a pequenos períodos de estiagem.

Chapéus-de-napoleão

Chapéus-de-napoleão

Se adapta bem ao clima quente e pode até ser plantada em locais de clima frio, desde fiquem em ambientes protegidos durante o inverno e temperaturas mais severas.A sua multiplicação acontece por sementes e por estaquia também.Antes de serem plantadas, as sementes precisam sempre de quebra de dormência em água quente. Após esse procedimento, elas estarão prontas para serem semeadas.É preciso ter cuidado para não confundir o chapéu-de-napoleão com a Chrysophyllum lucumifolium, que é uma planta da família sapotácea e é também chamada de Aguai, e é muito comum no estado do Rio Grande do Sul, mas não impede que seja encontrada em outras regiões com a temperatura adequada para sobrevivência da espécie.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *