Clívia – Clivia Miniata

Vamos encontrar na natureza uma diversidade de flores de todos os tipos e característica. Todas apresentam sempre as principais características em comum, mas diferenciam-se em determinadas questões e por isso é importante e interessante conhecer sempre um pouco sobre cada uma das flores, principalmente se você decide cultivá-las em seu jardim particular.

As flores deixam o seu ambiente muito mais colorido, com um aroma muito mais agradável e comprovadamente, trazem uma sensação de paz e tranquilidade, então se você tem um espaço em casa, comece cultivando flores e tenha um ambiente muito mais confortável. Não sabe ainda qual a melhor flor para o seu jardim? Temos uma ótima opção para você.

http://www.youtube.com/watch?v=a62wXBMqbB0

A Clívia é uma flor muito bonita e bem semelhante a açucena. Ela chama muito a atenção devido a sua cor forte e quando cultivada em grande quantidade em um jardim, deixa o ambiente muito mais alegre e vivo. A cor vermelha bem forte das Clívias são ideais para serem agrupadas com outras flores de arranjos, buquês e até mesmo plantações.

Então aproveite e conheça um pouco mais sobre essa flor.

Ficha Técnica

Biologicamente, a Cliva também é chamada de Clivia Miniata e faz parte da família das Amaryllidaceae, uma espécie de planta bulbosas de flores que perenes que mais comumente florescem em regiões onde o clima é equatorial, mediterrâneo, subtropical e tropical. A Clívia é uma planta de origem africana, mais precisamente da África do Sul, mas pode ser encontrada com facilidade em diversos outros países e continentes.

A Clívia é uma flor pequena, medindo entre 40 e 60 centímetros e deve ser cuidada preferencialmente a meia sombra ou ao sol pleno. Por ser perene, você vai conseguir floração da Clívia durante o ano inteiro, portanto, terá sempre um jardim bonito e muito florido se depender dessa flor.

Devido a sua folhagem e suas características aparentes, essa flor é muito confundida com a açucena, então a plantação agrupada causa um efeito muito bonito e diferente. Apesar da semelhança com a açucena, a Clívia apresenta flores menores e um ramo elas aparecem em quantidade maior. Outra grande diferença da açucena, é que a Clívia apresenta apenas duas colorações, sendo ela vermelha ou alaranjada.

Sobre o cultivo, ela apresenta as características habituais de uma flor. São multiplicadas por sementes ou então por divisão de touceiras que são colocadas após a floração das mudas. As condições de fertilidade, irrigação e drenagem devem ser atentadas porque a Clívia exige um pouco mais dessas questões.

Então para que você não tenha problemas ao cultivar essa flor, abaixo existem alguns direcionamentos importantes.

Como Cultivar a Clívia

O cultivo da Clívia pode ser feito diretamente no solo, através de canteiros ou então em vasos e jardineiras e dependendo da sua plantação, você escolhe a mais apropriada.  Se for cultivar a Clívia em canteiros, primeiro prepare bem a terra deixando-a bem revolvida. O melhor é adicionar adubo de animal de curral do tipo bem curtido na proporção de 3 quilos para cada metro quadrado e também uma dosagem de composto orgânico em folhas. Após isso, misture bem os dois componentes e revolva bem a o seu canteiro.

As mudas devem ser implantadas na terra com pelo menos 50 centímetros de espaçamento entre elas. As regas devem ser regulares e você não deve deixar a areia do seu canteiro sem umidade porque a sua Clívia pode murchar ou até mesmo morrer.

Se você optar por plantar a Clívia em vasos, o ideal para manter a drenagem correta do seu vaso, é proteger os buracos por onde caem a água com brita, cascalho, cacos de vaso e areia úmida para prender mais a umidade na terra.  Antes de “montar” o seu vaso para receber a Clívia, passe uma mão de impermeabilizador asfáltico e deixe secar para começar a sua plantação. Isso vai fazer com que possíveis rachaduras que aconteça, não causem vazamento de areia ou água com mais facilidade.

Enquanto o impermeabilizador que você passou no vaso seca, misture em um balde uma parte de esterco animal do tipo curtido para quatro partes de composto orgânico e uma parte de areia. Misture bem e comece a preparar o seu vaso de Clívia assim que ele estiver totalmente seco, da seguinte forma:

Coloque uma parte da mistura no fundo do vaso, acrescente o torrão da Clívia e preencha as laterais com a mistura novamente de forma que ele fique bem fixo. Regue bem e passe a adubar a sua Clívia também de forma regular.

Evite deixar a sua flor em exposição direta ao sol, principalmente se ele estiver muito intenso, pois a Clívia não se adapta muito bem em ambientes muito quentes e pode murchar ou até mesmo morrer. O ideal é você cultivar a sua Clívia em um ambiente a meia sombra e sem contato direto com os raios do sol.

Como Adubar a Clívia

Assim como o plantio, existe uma forma correta para adubar a sua Clívia. É importante fazer todo o procedimento correto porque a sua flor vai germinar e crescer bonita e perfeita. Então você pode seguir a sua adubação da seguinte maneira:

O melhor adubo para essa espécie de flor é o adubo granulado do tipo NPK com a formulação de proporção 4 para 14 para 8. A melhor época para começar a adubar a Clívia é após a primavera, justamente quando existe a floração das suas flores. Se a planta florescer em outras estações, espere ela passar por essa fase e dê início a adubação.

Coloque 1 colher de sopa do adubo granulado diluída em 1 litro de água para fazer a mistura correta. Deixe descansar por 24 horas completas e enquanto essa mistura descansa, regue com água simples a sua planta. Quando acrescentar a mistura do adubo no dia seguinte, você perceberá a formação de um bulbo bem úmido ao redor das raízes da sua flor. Deixe dessa forma por mais 24 horas e no dia seguinte, regue com água simples novamente. Repita essa ação até que a sua flor comece a florescer de fato. É importante você seguir esse procedimento para que os nutrientes misturados consigam alcançar completamente as raízes e você tenha uma flor muito bem fortificada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • a flor da clivia e uma belesa que iradia
    e o coração alumia e belesa e magia

    leonardo 29 de julho de 2013 19:31 Responder
  • esse é meu nome fazia muito tempo q eu procurava o significado do meu nome, estou muito feliz em saber q meu vem de uma flor e é muito linda amei!

    clivia 24 de janeiro de 2014 17:46 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *