Como Fazer um Jardinagem Sustentável

Se você não tem jardim em casa ou mesmo em seu apartamento mas mesmo assim tem interesse em ter algumas plantinhas, veja a seguir algumas dicas para que se tenham plantas saudáveis em vasos.

Dica número 1

Primeiramente procure sempre observar a luminosidade do espaço que irá determinar o tipo de planta que você deve utilizar em casa, algumas plantas por exemplo, precisam de luz direta para sobreviver, já outras preferem um pouco de sombra, veja alguns exemplos abaixo.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Quais São As Plantas Mais Adequadas Para Cada Tipo de Ambiente?

Ambientes claros: O que é ideal para plantas que tenham mais de 1,2 metros de altura, e também folhas claras ou muito claros, é interessante que peguem pelo menos no mínimo uma hora de luz solar direta por dia, e ainda muita claridade no resto do tempo. Algumas espécies são mais indicadas do que outras, como por exemplo, as dracenas, o fórnoi, samambaia, areca, avenca, fênix, pleoméia, orquídea, bromélia, jibóia, costela de adão e ainda a pacová.

Plantas adequadas para meia sombra: plantas que tenham em torno de 1,2 metros de altura, com folhas escuras, estas que não recebem luz direta, porém que tenham luz indireta com claridade, em torno de quatro horas ao dia.

Algumas espécies são mais indicadas do que as outras, como por exemplo a costela de adão, chifre de veado, lírio da paz, zamioculca, fícus, fênix, ráfis, lucuaia, dracena, avenca, ciclanthus, palmeira chamedora e antúrios.

Locais com sombra, são mais indicados para plantas que tenham até 30 centímetros de altura, e que tenham folhas escuras, devem ser utilizadas em locais com pouca luz natural, que não cheguem a fazer sombra. As espécies que são mais indicadas são a costela de adão, o lírio da paz, antúrio, espada de são Jorge, singônio, entre outras.

Ambientes escuros, que não recebam luz natural, nestes casos as plantas precisam de uma iluminação especial, e também mais cuidados, como por exemplo palmeira ráfis, zaioculca, antúrio, jibóia e espada de são Jorge, as plantas não são indicadas porém existe esta alternativa.

Dica de Número Dois

Procure sempre evitar deixar as plantas nos quartos, o excesso de gás carbônico das pessoas, devido a respiração podem atrapalhar no desenvolvimento das plantas, e ainda elas devem estar em locais de circulação de ar, porém cuidado com muito vento que poderá ser prejudicial, principalmente no caso de plantas com folhas maiores.

Dica Número Três

Procure conversar com os vendedores de mudas e plantas, para que ele possa escolher plantas da sua região e lhe ajudar nesta escolha, a planta ainda precisa ser regada e adubada, porém a quantidade certamente irá depender da espécie. O vendedor de plantas ainda poderá passar informações corretas para você. O que é ideal é que se tenha uma rotina para não esquecer de molhar a planta quando for necessário.

Em seguida procure não esquecer de molhar as suas plantas sempre que for necessário.

Procure não esquecer também das plantas quando for viajar, você poderá pedir para alguém cuidar delas ou mesmo deixar uma garrafa pet com água virada dentro do vaso, a água irá aos poucos para a terra.

Nas folhas de plantas, também se acumulam poeira, por isto é preciso ter alguns cuidados, uma vez por mês procure utilizar um pano úmido, com água mineral ou mesmo de coco que são inseticidas naturais, limpando todas as folhas com bastante cuidado.

Saiba Mais

Saiba Mais

Um Jardim Sustentável, Loucas Utilizadas Como Vasos

Os boles, panelas, e uma série de outros recipientes poderão ser utilizados como vasos, se por acaso você tiver panelas, potes, boles e também outros recipientes sem utilização em casa, uma maneira interessante de os utilizar principalmente se estiverem com algum defeit´é como vasos. Estes podem ser pendurados ou mesmo colocados nos cantinhos das escadas, parapeitos das janelas ou mesmo no chão, dependendo é claro de sua criatividade e o espaço que você tiver disponível no seu pátio e na sua casa.

É importante que utilizem estes tipos de vasos para cultivar plantas pequenas e também temperos, senão não é algo tão interessante assim.

Atualmente encorajar a jardinagem e a tornar cada vez mais uma atividade sustentável e também produtiva é muito interessante, existe cada vez mais pessoas interessadas no cultivo de plantas e vegetais, em vez de jardins meramente ornamentais.

O Brasil está em uma mudança bastante interessante quando o assunto é a jardinagem, e o maior desafio são as mudanças climáticas, ou se tem muito frio, ou muito calor, ou chove muito em pouco tempo, como aconteceu e acontece este ano principalmente no sul do país. Existe ainda uma preocupação que é crescente na utilização dos sistemas de rega mais eficientes, e ainda na utilização de vegetação adaptável a estas circunstâncias.

A jardinagem cada vez mais fica na moda, e tem um número crescente de revistas, livros, blogues e também até mesmo recursos de dvds. Sem levar em conta os vários programas de televisão que podem operar mudanças rápidas nos visuais dos jardins. A grande oferta de produtos de jardinagem esgotam os números de candidatos, este também é um fenômeno bastante interessante de se perceber.

O jardim é uma extensão da casa, como se ela tivesse mais uma divisão, várias empresas surgiram porém providenciando diversos meios para que isto possa acontecer, com os novos materiais e também as soluções.

O Cuidado Dever Ser Feito Com Conhecimento

Existem vários casos de pessoas que querem manter o seu jardim realmente fantástico, porém não possuem aqueles conhecimentos que são bastante suficientes, o que fazem acabar por sofrer e também tentar manter as plantas vivas, ou mesmo desejar que o espaço possa ser bem mantido, a troco de muito tempo que for investindo no jardim.

Algumas áreas de jardinagem inclusive reúnem as crescentes apetências por parte das pessoas, como a jardinagem produtiva. Chegando a envolver até mesmo chefes de cozinha e restaurantes que podem plantar as suas próprias hortas e também pequenos jardins de ervas aromáticas para as comidas, jovens casais em gradnes cidades também vem procurando fazer este tipo de plantação o que é muito interessante para todos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *