Como Plantar Lírios: Plantas Delicadas Que Exigem Cuidados Especiais

Não existe ambiente mais bonito e convidativo do que aquele decorado por flores coloridas. Seja em floridos jardins ou em belos arranjos decorativos, o fato é que todo local que conta com flores torna-se muito mais alegre. As flores também costumam ser uns dos itens mais apreciados pelas mulheres, ainda mais se forem entregues por um pretendente, namorado ou marido, já que costumam ser uma expressão de amor e admiração.

Além disso, não há presente melhor para oferecer a uma pessoa que está no hospital, principalmente para a mamãe que acabou de dar à luz ou para um amigo querido que está se recuperando de uma cirurgia ou de um tratamento. Todos ficam contentes com esse belo gesto de carinho, já que um belo arranjo colorido costuma quebrar a sobriedade da decoração desses ambientes, onde imperam as cores claras e discretas.

Lírio: Uma das Flores Mais Apreciadas do Mundo

Dentre as flores mais apreciadas, destaca-se o Lírio, por sua natural elegância, devido à sua forma alongada, que agrada a pessoas de todas as idades e ambos os sexos. A flor possui seis pétalas agrupadas no formato hexagonal, símbolo que representa também as inteligências superiores.

Originário de regiões tropicais de elevada altitude, como América do Norte, Ásia e Europa, os Lírios fazem parte da família das Liliáceas. Ao longo dos tempos, as espécies dessas flores passaram por diversos cruzamentos para formarem plantas de cores variadas, denominadas de híbridos.

Principais Espécies de Lírios:

Atualmente os principais grupos dessa espécie são:

  • Longuiflorum : Espécie de Lírios que contam com flores grandes, com coloração que varia do creme ao branco;
  • Asiático: Espécie de Lírios que contam com flores de menor tamanho, em diversas cores fortes, mas que possuem quase nenhum perfume;
  • Oriental: Espécie de Lírios que possuem grandes flores, coloridos e mais perfumados.

Lírios São Apreciados Pelos Homens Desde a Antiguidade

Os Lírios são cultuados desde o Egito Antigo, pois a flor era símbolo da deusa Ísis, uma das mais importantes da cultura egípcia, e integrava diversos rituais em sua homenagem, tanto que em muitas buscas arqueológicas foram encontrados vestígios da planta nas antigas Pirâmides dos Faraós.

Na Grécia Antiga, o apreço pelos Lírios não foi menor, tanto que para explicar a origem da planta, o povo grego criou até mesmo uma lenda, em que o Lírio teria nascido do leite da deusa da lua, Hera, que deixou derramar no momento em que amamentava o seu filho Heracles. Mas a admiração pelo Lírio também se estende aos católicos, que costumam associá-lo à pureza da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo. Isso se explica o porquê do Lírio estar frequentemente presente no buquê das noivas.

Além de ser uma das flores cultivadas pelo homem desde a Antiguidade, ao longo dos tempos, a planta integra uma inúmera lista de lendas, como por exemplo, oferecer proteção às más energias e bruxarias. Antigamente, a flor era considerada até mesmo uma importante aliada para promover as reconciliações dos casais, especialmente os seus bulbos, que eram utilizados em rituais para promover a reaproximação dos apaixonados. 

Como Plantar Lírios:

Por ser uma flor tão apreciada, caso você tenha um amplo jardim em sua residência, vale a pena cultivá-la, pois além de alegrar o seu lar, pode ser um importante componente para a elaboração de delicados arranjos, para decorar a sua casa em uma ocasião especial ou presentear.

O importante é dispor a planta em um vaso que receba boa iluminação, procurando ter o cuidado de evitar as radiações solares no horário mais quente do dia. Além disso, você deve ter o cuidado de evitar que a mistura de terra do vaso, o substrato fique muito seco, pois essa terra deve sempre se manter um pouco úmida.

Para isso, procure molhar sempre que precisar, até que saia um pouco de água por meio dos furinhos de drenagem existentes no vaso, mas é preciso ter cuidado para não deixar o liquido se acumular no pratinho, pois se torna foco de dengue. Uma sugestão é colocar areia nos pratinhos. Outra opção é dispor o vaso próximo a um ralo, o que dispensa o uso de pratinhos.

Os Lírios costumam viver por muitos anos, florescendo uma vez por ano, principalmente em junho e hibernam no restante do ano. É possível fazer com que os Lírios floresçam mais de uma vez ao ano, entretanto, trata-se de um procedimento altamente sofisticado e que pode não ser bem sucedido. 

Passo-a-Passo do Plantios dos Lírios

Para quem pretende arriscar, siga os seguintes procedimentos:

  • Depois que as flores murcharem, prossiga na rega da planta por mais três meses. Após isso, interrompa a rega e procure aguardar a completa secagem das hastes da planta.
  • Com as hastes completamente secas, remova os bulbos do vaso, disponha-os em um saco plástico com perfurações, procurando preenchê-lo com substrato úmido;
  • Deixe o saquinho plástico com os bulbos dentro da geladeira, de preferência em seu compartimento menos frio, onde são armazenadas as verduras, deixando-o acondicionado aproximadamente quatro meses, tomando o cuidado para deixá-los sempre úmidos;
  • É importante evitar que os bulbos se choquem com outros alimentos armazenados, pois esses machucadinhos podem favorecer a entrada de doenças e prejudicar o seu florescimento;
  • Após os quatro meses, você pode retirar os bulbos da geladeira e replantá-los em vasos. Procure deixá-los em um local bem ventilado e fresco nos 10 primeiros dias;
  • Assim que se formarem os brotos, disponha o vaso em um local bem servido de radiação solar, procurando regar sempre que o substrato estiver seco;
  • Caso todos os procedimentos tenham sido benfeitos, os bulbos florescerão de dois a três meses.

Principais Cuidados Com os Lírios:

  • Por serem plantas muito delicadas, é preciso regá-las de uma maneira equilibrada, já que os bulbos dos Lírios podem apodrecer durante períodos muito úmidos, já que não se pode acumular água em torno das escamas da túnica, pois isso irá matar os bulbos rapidamente;
  • Para minimizar as possibilidades de apodrecimento, procure plantá-los de lado, o que evita com que o líquido se acumule no colo da planta;
  • Na hora do plantio, procure aplicar no vaso uma camada de cascalho fino com 2,5 centímetros em sua cova, que irá colaborar na drenagem do excesso de líquido.

Atenção na Hora de Escolher o Bulbo de Lírio:

Escolher um bulbo de Lírio saudável é fundamental para um plantio bem sucedido. Na hora de escolher, procure apertar suavemente o bulbo usando o indicador e o polegar. Escolha somente os bulbos mais firmes e que não tenham um aspecto oco. Também dê preferência para os bulbos que não possuem indícios do nascimento de novas raízes em sua base.

Tendo esses cuidados, você só receberá elogios pelas suas flores bem cuidadas.

Posts Relacionados

Aproveite para saber algumas curiosidades sobre os lírios e saiba tudo sobre esta bela planta. Conheça a variação de lírio branco, que é bastante apreciada por sua beleza e delicadeza. Saiba qual o significado do lírio e entenda o que uma pessoa quer dizer para a outra quando presenteia com essa bela flor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • COISA MAIS LINDA… AMOOOO FLORES, EM ESPECIAL OS LÍRIOS

    MARIA DE FÁTIMA DE LIMA OLIVEIRA 18 de outubro de 2014 13:01 Responder
  • boa tarde,meu lírio e o oriental,pois,já caíram as flores e folhas,mas o que percebo que as hastes estão mofando ai o que faço tiro ele do pote e deixo pegar ar depois coloco de volta,percebi também que suas rizes estão bonitas bem brancas e os bulbos também bem branquinhos e esta saindo pequenos brotes branquinhos do bulbo e o que faço.obrigada luciana moro em alegrete rs

    luciana 7 de setembro de 2016 17:40 Responder
  • Com certeza essa NÃO É MINHA PLANTA e FLOR FAVORITA: Um cheiro muito forte, enjoativo, que me incomoda bastante, especialmente porque sofro coma alergias respiratórias, além de dar muito trabalho para plantar e cuidar. Adoro praticamente todas as flores, especialmente das rosas que tenho de várias cores, tamanhos e espécies e azaléias, margaridas, orquídeas, petúnias, ixoras, kalanchoe, kalandívias,camélias, ranúnculos, gerânios,mini girassóis, tulipas, etc, etc; mas, de lírios e violetas, cactos e suculentas quero distância. Simplesmente não gosto dessas plantas. Nada a ver comigo.

    ROSA MARIA MONTEIRO 5 de agosto de 2019 19:47 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *