Como Podar Um Bonsai

A poda é uma tarefa muito importante para qualquer tipo de planta e é preciso ser feita para diversos fins. Para começar, nenhuma planta consegue crescer sem ser modelada, especialmente aquelas que costumam crescer demais, além do tamanho ideal. Um outro fato é que a planta pode crescer muito mais forte e saudável após o seu período de poda, o que contribui ainda mais para a beleza da sua planta. Com isso, deu para perceber que podar qualquer espécie é muito importante. Este fato serve para os pequenos bonsais, que merecem ser podados de vez em quando. Para saber como podar o seu bonsai, leia este artigo!

O Que É Um Bonsai ?

Antes de mais nada, é preciso ficar sabendo o que é um bonsai. Um bonsai nada mais é do que uma miniatura de uma árvore da natureza, sendo ainda mais simples de serem tratados. A cultura e o surgimento do bonsai surgiu nos países asiáticos, onde o cultivo dessas plantinhas possuem grande popularidade. Além de serem ótimas opções para decorar interiores, os bonsais possuem significados e transmitem a paz dentro do ambiente onde onde são colocados. Por isso, é sempre bom ter um bonsai por perto, ainda mais para quem quer trazer harmonia para dentro de casa.

Bonsai

Bonsai

Dando Forma Ao Bonsai

É sempre muito importante sempre estar dando forma ao bonsai, mesmo que ele seja uma espécie bem diminuta em comparação a outras espécies. Sendo assim, é sempre bom estar atento a modelagem do seu bonsai e somente as podas podem deixa-lo muito mais bonito estruturalmente. Um outro fator importante que a modelagem do bonsai através das podas proporciona é a modelagem bem próxima a árvore natural. Por iso, é preciso levar a planta para a forma desejada, se aproximando bastante do real. Mesmo assim, para que se possa podar bem o bonsai, ele precisa estar sempre saudável, com as suas características normais e com um ótimo sinla de adaptação ao ambiente em que ele deve estar, seja interno ou externo. Porém, para manipular uma plantinha tão delicada dessas é preciso paci~encia na hora de podar e é isso que todo o bom jardineiro deve aprender.

O Bonsai Como Uma Arte

Desde que surgiu, o bonsai é considerado uma arte e deve ser tratado como uma verdadeira obra, representando outras árvores da natureza. Como muitos sabem, as árvores naturais podem sofrer com alguns danos ambientais como as secas, os ventos e outras ações naturais, representando nascimento de folhas e flores e a perda também durante as épocas do ano. Tudo isso pode ser muito bem reproduzido no Bonsai através das podas. São elas que deixaram o seu bonsai do jeito que você quer e a natureza permite. Para isso, é sempre necessário começar a poda com a retirada de alguns galhos ou outras estruturas antes de começar a tarefa por inteiro.

Quando Iniciar As Podas ?

Desde o inicio, alguns ramos indesejáveis que nascem no bonsai podem ser retirados, mas existe uma época específica para se começar o verdadeiro processo de podas. Quando o tronco da planta já está espesso e as folhas bem formadas, as podas podem se iniciar, ou seja, o bonsai deve alcançar uma altura desejada e ter os ramos já bem definidos, para que depois possam ser podados da maneira mais corrta possível. Se a poda for realizada muito cedo, talvez você não consiga tirar vantagem da quantidade de ramos para uma poda mais bem sucedida. Por isso, é muito importante esperar esta época para começar os trabalhos. Após o plantio do bonsai, esta época pode variar bastante, indo de meses ou até anos para que chegue a época certa. Portanto, é mais um fator importante a se considerar!

Como Fazer A Poda do Bonsai ?

Existem muitas técnicas para começar a modelar o seu bonsai através das podas. Dentre as tantas que existem, aquelas mais usadas incluem os chamados fio de cobre ou alumínio encapado. Dessa forma, as plantas acabam não se machucando com o fio.Mesmo assim, é preciso estar muito atento ao modo como se realiza a poda, já que os galhos novos podem acabar se machucando ou se perdendo durante a prática. Por isso, é preciso estar bastante atento a forma como se realiza a técnica de poda para pequenos bonsai.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

No geral, o mais comum é sempre deixar os galhos da base de uma forma mais na horizontal, pois assim que são as árvores na natureza. Utilizando os tais fios, os bonsais podem ser modelados juntamente com os galhos no tronco, mas nesta etapa também é preciso tomar bastante cuidado, já que não seria bom obstruir a origem nas novas brotações pelo tronco da plantinha. Sendo assim, quando o ramo guiado está na sua forma mais estável, adaptado ao seu novo formato dado pelas podas, é possível sempre retirar os fios do mesmo, usados no início para iniciar o processo. Assim, é possível permitir seu pleno desenvolvimento ao longo de todo o seu crescimento.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Realizar As Podas do Bonsai ?

O bonsai deve ser sempre podado de forma que os pequenos galhos pareçam os grandes galhos de uma árvore natural, na qual realmente exista uma representação da realidade. O excesso de galhos na plantinha pode gerar ramos extremamente finos e, por isso, uma dica é sempre conseguir manter somente aqueles galhos ou ramos mais estratégicos. Antes de podar… É sempre bom planejar o seu bonsai antes de iniciar as podas. Olhe para a sua planta e comece a destacar as suas principais características. Veja como que ele vai ficar após a poda e tente deixa-lo o mais perto da sua representação original o quanto for possível. Preste bastante atenção no formato e na espessura dos galhos e também dos ramos que estão nascendo. Olhe também para as folhas e os seus formatos para que uma modelagem futura possa ser feita da maneira correta. Tente imaginar sempre o seu bonsai logo depois de ter realizado a poda!

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>