Espada-de-São-Jorge – Sansevieria Trifasciata: Protetora

A planta conhecida como Espada-de-São-Jorge tem como nome científico Sansevieria trifasciata. Os seus outros nomes populares são Rabo-de-lagarto, Sansevéria e Língua-de-sogra. Pertencente a família Ruscaceae é tida como uma planta mística que pertence a categoria de folhagens e forrações à meia sombra.

O clima favorito dessa planta é o equatorial, tropical e subtropical, a sua origem é a África. Pode atingir uma altura entre 0.4 a 0.6 metros. A luminosidade desejada é meia sombra ou sol pleno. Seu ciclo de vida é perene, saiba mais a seguir.

Descrição da Espada-de-São-Jorge

Trata-se de uma planta herbácea que tem grande resistência o que se mostra muito bom para utilizá-la em jardins que tem pouca manutenção. Porém, é importante destacar que o crescimento dessa espécie é lento. As folhas da Espada-de-São-Jorge são ornamentais e podem ter uma cor verde acinzentada e variegadas com margens de cor branco-amareladas. As estriações da planta têm uma tonalidade escura.

Espada de São Jorge

Espada de São Jorge

Já as flores dessa planta são brancas e não representam importância ornamental. Uma planta que tem um uso bastante tradicional e que popularmente é vista como uma planta mística que ajuda na proteção espiritual e contra o mau-olhado.

Espada-de-São-Jorge – Uma Planta Mística

O Nome

A planta Sansevieria trifasciata conhecida como Espada-de-São-Jorge, principalmente no Brasil, é vista como uma espécie mística. Essa planta faz parte de diversos tipos de rituais de religiões afro-brasileiras como a Umbanda ou o Candomblé. O nome popular da planta tem sua origem na forma das suas folhas que lembram a forma de uma espada, mas existe ainda uma outra razão para esse nome.

A outra razão está ligada ao sincretismo que existe entre o cristianismo e as religiões afro-brasileiras. Nas religiões afro-brasileiras essa planta é conhecida como a espada-de-ogum e tem o poder de afastar vibrações negativas além de proteger contra forças do mal.

O orixá Ogum é uma divindade que pertence a mitologia ioruba e se trata de um guerreiro destemido que é o Deus dos ferreiros e que ensinou ao homem como forjar o aço e o ferro. Dessa forma a Sansevieria trifasciata representa a sua espada mágica, outra espécie (Sansevieria cylindrica) representa a sua lança.

No Brasil Ogum é relacionado a São Jorge e dessa forma a espada de Ogum passou a ser a espada-de-são-jorge.

Origem do Gênero Sansevieria

Carl Peter Thunberg, conhecido como o pai da botânica sul-africana, batizou o gênero como Sansevieria no ano de 1794. Esse nome foi uma homenagem a Raimondo di Sangro que era príncipe da cidade italiana de San Severo. A utilização do nome científico Sansevieria trifasciata foi utilizado pela primeira vez somente em 1903 no livro de David Prain “Bengal Plants”.

O Cultivo da Espada-de-São-Jorge

Em relação ao cultivo essa planta deve ficar a sol pleno ou então a meia sombra. Pode ser cultivada em vasos, dobraduras ou bordaduras, com bastante resistência a estiagem, frio e calor se dá bem em vários ambientes.

Uma espécie pouco exigente no que diz respeito à fertilidade. A sua multiplicação é feita através da divisão de touceiras que formam mudas completas com folhas, raízes e rizoma. Confira a seguir dicas práticas para o cultivo da planta.

Rega

A Espada-de-São-Jorge é uma planta que não precisa ser regada com grande constância, pois é mais fácil matá-la por regar demais do que de menos. Então cuide para nunca deixar o solo encharcado, pois isso indica que a planta tem muita água e pode acabar com as raízes podres. Durante o inverno a dica é regar apenas uma vez por mês.

Saiba Mais

Saiba Mais

Luz

Uma planta que se adapta a qualquer tipo de ambiente e mesmo que haja pouca luz pode crescer e se desenvolver. Porém, vale dizer que se o local em questão estiver muito escuro o seu crescimento pode se tornar bem lento e as folhas acabam não se desenvolvendo corretamente.

Para que a planta cresça e se desenvolva mais rapidamente é necessário colocar a planta num local com muito luz e com incidência direta de sol. Quando a planta é colocada junto de uma janela com forte incidência do sol por várias horas as folhas tendem a ficar com um tom amarelado.

Temperatura

Em relação a temperatura a Espada-de-São-Jorge é de bem fácil adaptação e pode se dar bem em vários ambientes.

Adubação

Todos os meses use um adubo líquido que seja fraco principalmente no período de crescimento da planta em geral da primavera ao outono.

Solo e Envasamento

A planta Espada-de-São-Jorge é do tipo que prefere ficar no seu vaso durante o máximo de tempo que for possível. Para colocá-la no vaso utilize solo normal (aquele comercial) e coloque argila expandida no fundo do vaso.

Vale a dica de mudar a terra somente de dois em dois anos. No momento em que for mudar a planta de vaso você pode aproveitar para dividir a mesma e propagar.

Poda

Não é necessário podar a planta, mas se for fazer a limpeza cuide para não partir a extremidade superior das folhas, isso acaba impedindo o seu crescimento. Uma dica é cortar as folhas que estão velhas de forma rente ao solo e depois utilizá-las para reproduzir a planta.

Reprodução

Trata-se de uma planta que se multiplica por divisão das suas raízes ou então pelo processo de estacas feitas a partir das suas folhas, basicamente pedaços das folhas são enterrados.

Cuidados Especiais

Para que a espada-de-São-Jorge se desenvolva melhor é interessante procurar locais à meia sombra, mesmo a planta tolerando ambientes com sol pleno é mais interessante aqueles que tem sombra. Bastante resistente tanto aos solos áridos e ao calor tropical como ao frio.

O cultivo da planta pode ser feita em vasos ou então em grupos compondo maciços ou então formando bordaduras. Não regue demais a planta para não acabar provocando o apodrecimento das suas raízes. Antes de fazer uma nova rega deixe que o solo seque bem. Quando perceber que as raízes preencheram o vaso todo você deverá trocar a planta de vaso.

Curiosidade

A Espada-de-São-Jorge é uma das 10 plantas consideradas mais eficazes na realização da limpeza do ar além de ser muito fácil de cultivar e cuidar. Pode ser uma excelente opção para o seu jardim.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • olá…
    sou uma adoradora das flores, e gostaria muito de saber se essas mudas mostradas são para comprar ou são para doação… pois trabalho um uma escola de educação infantil e vejo a importância de desde cedo trabalharmos a questão do apreciar e cuidar dessa lindeza feita por Deus… e estou interessada em dicas e informações sobre o assunto
    Desde já agradeço sua postagens
    Rosangela Fuck

    Rosangela Fcuk 19 de julho de 2013 16:32 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *