Flor de Narciso

Flor de Narciso

Existem diversas espécies da flor de Narciso e todas elas são muito bonitas. Elas não requerem cuidados muito especiais e podem florescem em variadas épocas do ano. Elas podem aparecem em uma grande diversidade de cores.

O solo para plantio das flores de Narciso podem ser bem diversos, desde que não encharcados. Elas podem ser utilizadas para arranjos, como flores ornamentais e também para plantio em vasos.

As flores de narciso são formadas por um grande grupo de lindas espécies, que possuem flores de várias formas e de muitas combinações de cores diferentes. Elas pertencem à família Amaryllidacea. Suas cores costumam variar entre o branco e o amarelo. É uma planta de folhas lineares. Geralmente, ela floresce no inverno e na primavera. A sua folhagem começa a surgir no fim de abril.

Uma planta de lindas flores que se parecem muito com orquídeas. Os narcisos pertencem ao grupo das plantas bulbosas, grupo esse que passou por um melhoramento genético bem intenso.

Há uma relação das flores de narciso com o personagem da mitologia grega com o mesmo nome. Segundo a lenda, ele teria se apaixonado pelo seu próprio reflexo na água. Ele teria caído onde ficava se admirando e morreu. Nesse local, teriam brotado as flores de narciso e receberam esse nome em sua homenagem.

Cultivo, Solo e Luminosidade

Podemos plantar o seu bulbo em qualquer época do ano que não há nenhum problema. A flor de narciso se adapta bem a todos os tipos de solo, com exceção apenas daqueles mais encharcados, pois pode apodrecer o seu bulbo. A recomendação é regar de forma moderada, deixando o solo levemente úmido, mas sem encharcar. Quanto à luminosidade, essa planta gosta de luz indireta de forma abundante, mas também aceita bem sol direto e a penumbra. Tudo vai depender das condições climáticas de cada região.

Bulbos e Densidade de Plantio

A manipulação dos bulbos deve ser feita durante a fase de dormência. Nunca deve ser feita durante as fases de crescimento e de floração.

Podemos retirar os bulbos e deixá-los armazenados em local seco e arejado (fresco). Então, esperamos até que o processo de brotação comece. Outra possibilidade é deixar o bulbo dormente no solo.  Só é preciso ficar atento ao ataque de lagartas, pois elas podem destruir completamente o bulbo.

Os bulbos devem ser plantados sem muita profundidade, que pode ser de até 3 cm de terra. Outra coisa importante é manter uma distância entre um bulbo e outro, cerca de 10 cm, pois algumas de suas variedades podem formar touceiras.

Florescimento

Ao todo, são mais de variedades de narcisos catalogadas. Dessa forma, cada uma tem o seu próprio tipo de florescimento. A floração daquelas que se adaptam ao clima subtropical, geralmente, bem perfumadas, é cacheada branca e também amarela pura. E tem sempre o centro da flor apresentando um contraste com as pétalas. Elas florescem no fim do inverno. Após cerca de trinta dias, começa o processo de dormência, que dura até o começo do ano seguinte.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *