Flor Filodendro

A planta conhecida popularmente como Filodendro tem como nome científico Philodendron hederaceum. Trata-se de uma herbácea perene cuja folhagem é bastante ornamental e possui inúmeros ramos. O caule dessa planta é flexível e possui entrenós dos quais partes as suas raízes que se destacam por se prenderem a suportes como muros, cercas e estacas.

Folhas e Flores

Uma das principais características dessa planta é ter folhas cujo formato lembra um coração. As suas folhas possuem dois tons de verde e pode ser chamado também de Filodendro Brasil. Já as flores se apresentam em forma de espádice assim como em todas as plantas da família. Uma planta que ganhou espaço em muitos jardins devido a sua aparência imponente.

Como Cultivar o Filodendro

O cultivo do Filodendro deve ser feito tutorado ou apoiado, pois as suas raízes precisam ter onde se fixar. Quem desejar pode até mesmo fazer um tipo de cerca viva com essa planta em muros ou mesmo deixando que se enrole em telas de divisa bem como em estacas de fibra de coco.

O filodendro tem como característica crescer rapidamente, porém, não é uma planta interessante para fazer a cobertura de pérgulas. Aliás, é importante ressaltar que essa planta não possui o mesmo caráter de cobertura como trepadeiras, por exemplo. Quem deseja cobrir um muro deve buscar por arbustos trepadeiras.

Em relação ao local de cultivo dessa planta é importante que não tenha a incidência de sol direto, pois mesmo que tolere bem o sol da manhã ao longo do dia se torna muito difícil para o filodendro.

Como Fazer o Plantio de Filodendro em Canteiros

Adubo

A primeira coisa a se saber se você pretende cultivar o filodendro em canteiros é que precisará de um substrato enriquecido com adubos de animais como gado ou mesmo de aves desde que bem curtidos.

No caso do adubo de gado a dica é usar mais ou menos de 200 a 500 gramas. No caso de adubo de aves a indicação é usar apenas metade dessa quantia. Para que fique pronto para ser usado é necessário misturar o adubo animal com um composto orgânico ou mesmo húmus de minhoca, coloque o quanto for necessário. Para ajudar na drenagem e na aeração é necessário adicionar um pouco de areia.

O Plantio

Depois de estar com o adubo pronto você deverá fazer um buraco que seja relativamente maior do que o torrão para que possa plantar. Em seguida descompacte o fundo e também as laterais com o objetivo de conseguir um bom espaço para colocar a muda. Continue o processo retirando a muda do balde ou mesmo do saco de cultivo, mas tenha todo o cuidado para não causar danos as raízes.

É bem importante que você acomode bem a planta no buraco e com o composto preencha as laterais. Dê uma apertada de leve para que a muda fique bem posicionada e depois regue bem.

Lembre-se que essa planta precisa ser tutorada ou então presa numa estaca então depois de escolher onde vai amarrá-la prenda-a usando um cordão de algodão. Amarre de forma bem solta para que não danifique os tecidos do talo da planta. A dica é manter regas frequentes para que o substrato se mantenha levemente úmido.

Plantio em Casa

Essa é uma planta que pode ser cultivada dentro de casa, nesse caso é necessário escolher bem o recipiente em que você vai colocá-la. O recipiente poderá ser o próprio vaso de cultivo ou se quiser o cachepot decorativo. Também é possível utilizar vasos colunares com estacas de fibra de coco. Esse tipo de vaso pode ser usado para decorar os cantos das escadas de maneira bem criativa.

É importante que os vasos que são usados para o cultivo dentro de casa não tenham adubos animais para que não surjam odores desagradáveis no ambiente. Para que a sua planta seja nutrida você pode trocar o adubo animal por adubo granulado do tipo NPK cuja formulação seja 10-10-10. Uma quantidade de 100 gramas por vaso é o suficiente.

Propagação do Filodendro

Para fazer a propagação do filodendro a dica é fazer o processo de estaquia do caule, faça cultivo protegido. O cultivo deve ser feito com pelo menos duas folhas e também com algumas raízes. Nos potes coletivos ou individuais você deverá complementar com composto orgânico e areia.

Fique de olho para ter certeza de que a muda vai se desenvolver como deve e criar novas folhas. O passo seguinte é transportar então para outros recipientes mais adequados e que de preferência tenham o mesmo tipo de substrato. Mantenha esse vaso sempre protegido do sol.

Philodendron – O Gênero

O gênero botânico Philodendron faz parte da família Araceae, no Brasil esse gênero é chamado popularmente de imbé. Em geral as plantas que pertencem a esse gênero tem uma taxa relativa de toxicidade podendo ser venenosas, mas também pode ser uma planta medicinal.

O aspecto frágil que possui o caule de grande parte das plantas desse gênero costuma enganar, mas é bem importante lembrar que essas semitrepadeiras são em algum grau tóxicas. Uma planta que conta com folhas grandes e cujas flores são bem pequenas e se agrupam em forma de uma espiga.

Os Usos do Filodendro

O nome Imbé, pelo qual é conhecido popularmente, vem da língua tupi-guarani. Os nativos do meio rural no Nordeste do Brasil utilizam o imbé para a pesca em rios e lagoas. Das folhas maceradas dessa planta sai um caldo que é jogado nas águas e assim que provoca um estado de anestesia nos peixes que dessa forma começam a flutuar na água do rio e dessa forma somente precisam ser coletados.

As raízes do imbé podem ser usadas para confeccionar cestos e outros acessórios como barbante ou corda. Nos dias de hoje o imbé é utilizado somente para ornamentação e jardinagem. Uma planta que pode ajudar a deixar a sua decoração com um visual mais interessante além de agregar muito estilo para o seu jardim.

O Filodendro também pode ser usado para cuidar de doenças embora não seja muito reconhecido por isso uma vez que essa habilidade vem de sua característica tóxica.

Os filodendros são plantas de folhagem decorativa e que exigem poucos cuidados, sendo excelentes para o interior. Suas folhas se diferenciam no tamanho e na forma em função das espécies, algumas têm a margem lisa, outras são muito recortadas. As folhas de algumas espécies atingem sessenta centímetros de comprimento e, na sua maioria, são plantas trepadeiras.

Flor Filodendro

Flor Filodendro

Para guiar as plantas em seu crescimento, prenda as espécies trepadeiras de filodendro a um tutor inserido na terra do vaso quando a planta começa a se desenvolver (você pode usar um fio de nylon ou de ráfia). Para estimular a planta a emitir raízes aéreas para o tutor, envolva-o com uma camada de musgo de cerca de cinco centímetros de espessura. Pulverize o musgo com água uma vez ao dia.

Deixe o filodentro exposto diretamente ao sol, mas sempre de modo vigiado: a planta não suporta durante muito tempo temperaturas inferiores a 13°C, mas se dá bem com a temperatura ambiente do interior da casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *