Flores e Plantas Exóticas

Plantas exóticas não são apenas, como muitos acreditam, plantas diferentes e coloridas, mais bonitas e que chamam mais a atenção do que flores “comuns” apenas pela sua aparência. As chamadas plantas verdadeiramente exóticas são as trazidas de um meio para outro: são retiradas de seu habitat natural e colocadas em um novo, para que se perceba se a adaptação é possível e ela consiga, por fim, tornar-se uma planta nativa.

Aechmea

Aechmea

Uma planta exótica no Brasil não será a mesma na Europa, bem como um fruto exótico no Rio Grande do Sul pode não ser exótico na Amazônia. Um bom exemplo disso é o fruto Cubiu, que começa a ser cultivado em Santa Catarina, sendo uma planta originária da floresta amazônica. Este fruto é um parente distante do tomate, e levemente mais alaranjado que seu primo já muito conhecido. Ele tem se desenvolvido bem na sua nova região e há grandes esperanças de que seu cultivo seja possível por muitos anos.

As flores exóticas são, com toda a certeza, as que mais chamam a atenção por serem diferentes, exatamente por estarem longes de seu habitat. Entre as mais procuradas para o uso, principalmente em decoração, podemos citar a flor Amorphophalus, que é originária das Ilhas do Pacífico e da Oceania. Ela não é nativa das Américas e tem cores fortes e exuberantes, com um formato bem diferente para uma flor.

Begonia

Begonia

Outro exemplo é a Senna didymobotria. Diferente até no nome, ela é uma planta com uma longa haste coberta de pétalas amarelas com protuberâncias verdes nas pontas, muito bonita mesmo. Ela é nativa da África tropical e, além de sua beleza visual, ainda tem mais um atrativo: seu cheiro natural é de pipoca!

Plantas exóticas trazidas para o Brasil vindas da África não são raras, mas isso certamente não diminui a sua beleza. As chances de uma planta da África conseguir se adaptar aqui é muito maior, devido aos climas semelhantes que ela terá que enfrentar. A Raiz Africana do Sonho é uma flor branca que parece muito com uma orquídea. Suas pétalas são delicadas e finas, e ela é considerada em algumas regiões onde é cultivada na África, como uma planta sagrada. Originária do Cabo Oriental da África do Sul, as suas flores ficam fechadas durante todo o dia e se abrem apenas a noite, tendo uma fragrância marcante e incomum.

Cambria

Cambria

O Mikado é uma planta que não pode ser chamada de flor, mas é tão bonita e diferente que vale a pena ser citada. É uma planta de pântano, que precisa de bastante água e umidade para sobreviver. É verde e tem longas hastes com pontas mais grossas, com uma cor quase dourada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *