Planta Periquito ou Alternanthera Ficoidea

No mundo inteiro vamos encontrar uma diversidade de plantas das mais variadas origens, portes e necessidades naturais. Conhecer cada um desses fatores é muito importante na hora de começar a cultivar uma planta, pois você dará ao seu jardim, exatamente o que ele precisa. Temos a mania errada e achar que o que toda planta precisa para crescer saudável é de regas regulares e solos bem adubados. Muitas dessas plantas exigem exatamente o contrário e não suportam tantas regas e preferem os solos mais pobres.

Planta Periquito

Planta Periquito

Cada planta tem as suas necessidades e as suas funcionalidades também. Aqui vamos conhecer mais um pouco sobre uma planta natural do nosso país, a planta periquito. Uma planta muito conhecida por paisagistas por ajudar a compor letreiros e, portanto, é comum você ver esse tipo de planta por aí, na sua cidade. As folhas, apesar de bem bonitas, não recebem tanto destaque quanto as suas folhas verdes, pequenas e bem vivas. Conheça mais então sobre a planta periquito!

Ficha Técnica

A planta periquito é biologicamente chamada de Alternanthera ficoidea e pertence a família das Amaranthaceae. Popularmente ela também é conhecida por Periquito, Apaga fogo e Periquito ameno, cada um desses nomes variando de acordo com a região onde a planta será encontrada. Se levarmos em conta o nome, “planta periquito”, vamos logo lembrar que o animal é originário de regiões tropical e no caso da planta não seria diferente. A planta periquito tem origem da América do Sul, mais precisamente do Brasil, portanto o clima mais adaptável para essa planta são os equatoriais, subtropicais e tropicais, climas típicos dessas regiões.

É uma planta perena, pequena medindo no máximo 30 centímetros e deve ser cultiva ao sol pleno. Devido o seu tamanho, a planta periquito é muito utilizada para compor letreiros que ficam sobre o gramado ou compor forrações de outras cores, por isso que para muitos, a planta periquito é considerada uma planta com folhagem ornamental.  Assim, paisagistas e lojas voltadas a comercializar plantas, fazem constantemente o uso da planta periquito para forrar jardins.

Como Cultivar

A planta periquito é uma planta de fácil cultivo, mas exige alguns cuidados principalmente acerca do substrato que deve ser colocado para nutrir a planta. A terra tem que está muito fertilizada e os adubos devem conter taxas de nitrogênio para que a sua planta periquito cresça saudável. As regas também devem ser frequentes, pois por ser cultivada ao sol pleno, consequentemente a planta vai exigir mais água para se manter hidratada. A areia que receberá a planta periquito deve ser preparada com um pouco de argila antes de receber as mudas de planta periquito.

Se não sabe como preparar exatamente a terra do seu jardim para receber a muda da planta periquito, vamos ensinar um passo a passo, então caneta e papel em mãos e não perca nenhum detalhe.

Passo 1: Primeiro vamos preparar o solo para receber a planta periquito. Antes retire todas as plantas ou resquícios de folhas ou raízes velhas do local onde será plantada a planta periquito.

Saiba Mais

Saiba Mais

Passo 2: Cave pequenos buracos para colocar as  mudas. Esses buracos devem ter entre 12 e 15 centímetros de profundidade e o mesmo de largura.

Passo 3: Coloque o composto orgânico e o adubo animal de curral do tipo bem curtido. Incorpore bem todo o solo do seu canteiro para firmar bem a terra.

Passo 4: nivele o terreno para que sua planta periquito cresça bem ereta e coloque a muda. Feche a cova firmando bem a terra sobre a muda para assentar a areia.

Você pode repetir esses quatro passos para plantar a quantidade de mudas de planta periquito que acha suficiente para o seu cultivo. É importante lembrar que o espaçamento entre uma muda e outra deve ser de 20 centímetros de distância entre elas para que a sua planta cresça com espaço suficiente entre as raízes, desenvolvendo-se bem.

Regue bem após terminar todo o seu plantio

Pragas e Doenças

Todas as plantas que não são cuidadas de acordo com as suas exatas necessidades, apresentem problemas com pragas e doenças. A planta periquito não é diferente de nenhuma dessas e por ser uma planta que porte menor, a incidência de problemas que afetam a saúde da planta é mais fácil de ocorrer.

Naturalmente elas são bem resistentes à esses problemas  mas caso aconteça, use inseticidas naturais e evite deixar a terra da sua planta periquito muito úmida para não propagar fungos.

Propriedade Medicinal

Não é muito utilizada com essa finalidade e também não existe muita popularidade, mas a planta periquito, assim como a maioria das plantas originárias do nosso país, tem sua funcionalidade medicinal. Apena de poucas funções para a medicina natural, a planta periquito é muito eficiente quando utilizada em algum tratamento.

A parte utilizada para tratamento de problemas de saúde são as suas folhas apenas. Existem algumas formas diferentes de serem tomadas, sendo o mais tradicional sob a forma de chá. Para fazer é importante saber a procedência de todas as folhas, pois a planta periquito é facilmente atingida por pragas ou doenças. Então lave muito bem todas as folhas antes de fervê-las

A planta periquito propriedade medicinal de antiálgica e anti-inflamatória. A primeira função está relacionada a redução de dores que envolvem qualquer parte do nosso organismo, portanto a planta periquito ajuda a diminui a dor de diversas localidades do corpo, sendo levadas em consideração as dores internas ou externas. Biologicamente essas dores são chamadas de algia, por isso o termo antiálgica. Algumas pessoas aproveitam e ainda usam a planta como um analgésico habitual também. Já a segunda funcionalidade, a anti-inflamatória, ajuda a diminuir o inchaço e as inflamações em machucados localizados. Ela pode ser tomada sob forma de chá, mas a aplicação da pasta feita com a planta periquito no local inchado, faz com que a ação da planta seja mais direta.

Existem ainda pesquisas que envolvem outras funcionalidades medicinais para a planta periquito, mas ainda não são tão consumidas. No caso, a planta periquito teria uso oral com ação diurética e uso externo com ação anticéptica para a região ocular.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *