Soluções Para Preservar Áreas Verdes

O  mundo inteiro está repleto de áreas verdes e algumas tem proteção do governo inclusive.Essas áreas contribuem diretamente com a melhoria da nossa saúde e do nosso bem estar, mesmo que não percebamos tanto. Fato é que aprendemos desde cedo, na escola, que a preservação de uma planta é muito importante porque é através dela que o oxigênio que precisamos para respirar é gerado.

Acontece que a realidade anda um pouco diferente quando se fala em áreas verdes, principalmente as brasileiras. Isso é um fato certo porque elas estão cada vez menores e menos preservadas. A cada ano que passa, os governantes junto com organizações governamentais e não-governamentais procuram buscar soluções mais imediatas para a situação real das nossas áreas verdes e acreditem, algumas delas podem partir de nós mesmos.

Áreas Verdes

Áreas Verdes

Se você se perguntou agora como poderia ajudar a melhorar essas áreas verdes, a resposta é muito simples: com hábitos diferentes. Um simples papel que você joga na rua, vai levar dezenas de anos para se decompor. Agora imagine esse pequeno papel junto com mais outros milhões de pequenos papeis amontoados em zonas de preservação? Com certeza gera um grande desequilíbrio e afeta aonde? No oxigênio que precisamos para respirar que não vai ser gerado perfeitamente, no alto índice de poluição e consequentemente, as doenças provocadas por isso e muitas outras consequências.

Então que tal começar a mudar a partir de hoje? Mais abaixo você vai encontrar algumas ideias possíveis e que ajudarão a manter e/ou preservar as áreas verdes aqui do nosso país e quem sabe de outros lugares do mundo. Algumas dessas soluções requerem uma movimentação maior, claro, sendo possível a realização apenas com a intervenção do governo, mas a maioria pode ser feita por você simplesmente mudando alguns de seus principais hábitos diários.

Pagamento Por Serviços Ambientais

De acordo com dados colhidos pelo Censo no ano de 2010, o valor equivalente a arborização nas cidades brasileiras é de 68% em relação ao número de casas. O nosso país anda bem dividido quando o assunto é arborização, já que vamos encontrar cidades onde as áreas verdes estão praticamente nulas em relação às grandes construções e em contrapartida, vamos encontrar casos onde essas áreas são completamente preservadas visando o bem estar geral.

Baseando em números como este do Censo de 2010, que a ONG The Nature Conservancy, atestou em nota que se houvesse o pagamento por serviços ambientais, a criação e manutenção de áreas verdes nas cidades seria bem maior. Esse tipo de taxa que seria “cobrada” da população, poderia vir, por exemplo, como um desconto no IPTU para aqueles moradores que mantivessem uma vegetação original em suas propriedades. Essa ação já existe em parte na cidade de Curitiba e é muito bem aceita.

Código Florestal

Assim como toda zona que pede uma certa organização, foi criado um código para orientar as diversas organizações que buscam a melhoria das nossas áreas verdes, nesse caso é o código florestal. Acontece que apesar de existir, ele pouco é cobrado da sociedade e se existisse essa mudança, com certeza a preservação das nossas zonas florestais iria melhorar e aumentar consideravelmente.

Saiba Mais

Saiba Mais

Um bom exemplo disso é a cidade de Goiânia, aqui no Brasil, onde o percentual de arborização chega a 90% em relação ao número de casas. Esse número consegue ultrapassar e muito o percentual do Brasil inteiro, que como citamos mais acima, é de 68%. Isso indica que existe 94 metros quadrados de área verde por habitante nessa cidade, o que é um número muito bom. Goiânia é hoje a segunda cidade mais arborizada do mundo, perdendo apenas para Edmonton, no Canadá.

Isso acontece justamente porque nesse município,  o nosso código florestal prevê restrições muito rígidas para quem descumpre as normas escritas nele. Dessa forma, todas as cidades poderiam aplicar o modelo de Goiânia e fazer o mesmo.

Residenciais “Verdes”

A preocupação com a sustentabilidade vem crescendo cada vez mais e por esse motivo, as pessoas procuram a cada dia, mais formas de viver em uma sociedade que busca por esse ideal. As construções focadas na melhoria das nossas florestas, do nosso ar e de outros componentes que ajudam a manter o planeta melhor, estão cada vez mais em alta.

Um fator que vem ajudando bastante no aumento das zonas verdes no nosso país, é a criação dos loteamentos populares feito pelo governo. De acordo com leis, nessas construções deve existir no mínimo 7,5% do terreno total composto de uma área verde que pode ser concentrada, que é o mais indicado, ou espalhadas por toda a extensão.

Cultivo de Novas Árvores

Há alguns anos foi lançada uma campanha no Brasil que dizia para plantarmos duas árvores sempre que uma fosse derrubada. O efeito dessa campanha foi grande tanto que as cidades voltaram a ter mais mudas espalhadas em canteiros e praças, mas ainda não resolveu o problema que existe.

Na cidade de Belém, por exemplo, temos o menor índice de área verde do nosso país. Nessa localidade, apenas 22,4% do território geral é destinado a áreas de preservação ambiental. Para solucionar esse problema, o então secretário de Meio Ambiente da capital do Pará Cláudio Alves, lançou a campanha para planta 3 mil novas árvores por mês. A ação teve início em março de 2013 e vem sendo um sucesso. Outra ação também implantada, foi a criação do Parque Ecológico de Belém que hoje já conta com 45 hectares.

Estudos Individuais

Se forem feitos estudos individuais que analisem a situação de arborização por habitante de cada município do Brasil e de outras localidades ao redor do mundo, com certeza existirá uma mudança gritante nos hábitos e consequentemente, nos números. Apesar de existir uma situação bem crítica em todas as localidades, ou pelo menos na maioria delas, não adianta você tratar de forma igual porque o clima, o relevo e a vegetação típica influencia bastante nos resultados.

Se forem feitos estudos que atestem de fato os prós e os contras de forma individual, conseguiremos resolver parte do problema bem mais rápido. Tanto a implantação de leis do código florestal, como a criação de novas se faz de extrema importância.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *