Orquídea Azul? Qual o Segredo?

Dentre as muitas novidades que são lançadas no ramo de comercialização de flores nacional e internacional, a Orquídea azul, ou Blue Mystic como ficou conhecida, gerou muita discussão sobre sua origem e cor após o Encontro Nacional de Floristas, a Enflor.

Orquídea Azul

Orquídea Azul

Como o mercado de paisagismo, flores e plantas cresce cerca de 10 a 15% durante o ano, aproximadamente 170 empresas apresentam suas novidades durante a Enflor que acontece em Holambra. Como já era de se esperar a Orquídea Azul foi o grande destaque do encontro.

A orquídea azul acabou se tornando a sensação momentânea, embora seja fruto de uma criação sintética através de corantes a flor agracia os olhos de quem vê infelizmente as flores azuis duram por poucas floradas, mas pra quem vê é bem gratificante. É muito indicado para dar de presentes, representa superação, e a beleza de como a ciência, e processos biotecnológicos aliados a natureza pode nos proporcionar formas diferenciadas e belas.

Como Ela é Feita?

Segundo a produtora da Orquídea no Brasil, trata-se de uma tinta especial que é aplicada diretamente no caule em uma infusão na orquídea branca. O pioneiro da Blue Mystic americana, Andrew Bartha – dono da famosa Silver Vase nos Estados unidos, disse que as futuras hastes da plantas serão azuis também.A empresa holandesa Geest Orchideeën responsável pela descoberta patenteou o projeto e explica ainda que a espécie de orquídea Phalaenopsis branca é tingida pelo caule com uma tinta especial (que é segredo absoluto), mas que afirmam não ser tóxica para a planta.

As tonalidades de azul podem variar de planta para planta, já que cada indivíduo absorve a tinta de uma maneira diferente. Os profissionais ainda afirmam que as novas hastes já abrem brancas, embora não dá pra se saber ao certo, pois ainda é uma técnica muito nova.Segundo especialistas a Phalaenopsis tem um sistema de filtragem natural, por isso é mais provável que ela volte a ser branca depois. 

O assunto da flor de cor azul gerou muita polêmica já que ninguém sabia nada a respeito da nova tonalidade.A única coisa que se sabe, já que os produtores não divulgam o segredo, é de que ela não é pintada, pois não recebe a tinta diretamente na flor, e nem é um novo híbrido, pois a cor sai após a primeira produção de flores voltando a ser branca.

Embora a cor azul não seja natural das orquídeas (nem silvestres), a cor mais próxima do azul de uma orquídea natural são os roxos. E já que não se podem cruzar orquídeas com plantas que não sejam da família orquidaceae, não seria possível cruzar a Phalaenopsis com outras flores para adquirir o tom azul.Essa técnica pouco divulgada pela empresa holandesa foi bem aperfeiçoada só depois de muitos anos de tentativas, pesquisas e testes, como a flor não absorvia direito a cor, vários tipos de infusão foram feitas até que deu certo.

Quais São os Cuidados Necessários?

Na verdade ela exige os cuidados que qualquer orquídea exigiria, porém a Orquídea Azul exige um pouco mais de água, e uma adubação precisa a cada quinze dias. Você pode cuidar dela da mesma forma que cuida de uma orquídea comum, prestando apenas mais atenção a umidade do substrato do vaso, e sempre mantê-lo úmido.

Qual o Valor?

De acordo com a variação do mercado brasileiro ela varia de R$90,00 a R$300,00. É preciso saber que esse valor vale para apenas uma ou duas florações, depois a planta volta a ficar branca. Existem vários sítios e floriculturas que produzem essa modalidade de orquídea, e o preço pode variar bastante também.

Como Podar?

Muitas floristas aconselham a cortar as hastes da planta de acordo com sua aparência, quando está debilitada, ou desidratada, etc. Isso devido ao fato que de as Phalaenopsis podem apresentar floração na mesma haste mais de uma vez. Esse processo de floração consome muita energia da planta, por isso quando ela está debilitada gasta a pouca energia para fazer a floração.

Cada produtor tem a sua forma e sua opinião em relação ao corte das hastes das plantas, em alguns casos o corte pode ser necessário pra que a floração seja mais bonita, ou a flor nasça maior e mais colorida (quanto à cor na orquídea azul a pode não influência para que ela dure mais, mas com bons cortes você mantém a planta saudável por mais tempo).Uma boa dica é cortar a haste cerca de 2 ou 4 cm para cima do terceiro nó, dali provavelmente vão nascer mais um ou dois ramos que florescerão normalmente, mas não espere flores gigantes, como o ramo vai ser novo as flores nascerão de tamanho normal e baixinhas, devido à haste curta. De qualquer forma terá mais meses de floração.

Como Podar e Cortar

Como Podar e Cortar

Como Cortar?

Utilize uma tesoura esterilizada para evitar a entrada de fungos e bactérias pelo corte. Conte até o terceiro nó de baixo para cima e faça o corte uns dois dedos acima do nó.Depois de cortar, passe canela no corte para evitar também a entrada de fungos e bactérias, isso evita que esse tipo de organismo ataque a sua planta, o que pode levá-la a morte.

Flores Azuis

Depois do sucesso que a Orquídea azul fez, por que não arriscar outras espécies na mesma coisa também? Um sítio em Holambra produz flores na cor azul injetando uma tinta especial antes de a semente brotar, sendo assim a tinta é absorvida ainda pela raiz esponjosa da nova planta, mas só funciona com plantas brancas.Segundo um dos agrônomos da produtora, as próximas floradas das plantas podem ser em tons mais claros ou até voltar ao branco.

Já outra floricultura que produz as mesmas flores azuis tem outra técnica, sendo ela a de aplicar anilina no caule da planta, segundo uma das vendedoras a planta absorve a cor em um único dia. Mas é preciso tomar cuidado, pois o caule pode se quebrar na hora de injetar a anilina (no caso das orquídeas, já com rosas é mais tranqüilo, pois o caule é mais grosso). 

Posts Relacionados

Veja mais dicas de como cultivar orquídea e conserve o seu exemplar dessa flor tão apreciada. Saiba como plantar orquídeas em árvores e dar um toque especial do seu jardim. Aproveite também para aprender como replantar orquídea e transporte a sua para um vaso, jardim, árvore.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu fui enganada isso sim comprei uma azul em 2013 agora setembro de 2014 nasceu tudo branca paguei caro.

    solange 7 de setembro de 2014 17:56 Responder
    • Eu namorei muito tempo as orquídeas azuis e quando resolvi comprá-las, li o folheto que vem anexo.
      Diz claramente que a próxima florada será BRANCA.
      Comprei e não me arrependi. Curti por meses as minhas orquídeas azuis e agora curto uma florada
      deslumbrante num branco total!

      Elza 2 de outubro de 2014 23:54 Responder
  • Também estive procurando sobre este assunto, e encontrei um site muito bom com um conteúdo excelente. Com vídeo aulas grátis de como ganhar dinheiro online. http://www.webpodium.com.br

    sergio 17 de setembro de 2014 1:16 Responder
  • Olá pessoal, a verdade é que a maior parte das orquídeas acaba morrendo ou não dando flores por causa de erros bastante simples do cultivador, mas eu descobri um método para transformar as orquideas do seu jardim em orquideas lindas de exposição. Com alguns segredinhos e seguindo um passo-a-passo elas ficam lindas, quem se interessar me mande um e-mail que eu explico direitinho: julianoqui@inglesaulas.com

    Juliano 29 de maio de 2015 6:49 Responder
  • Tenho uma azul nativa, realmente azul, rara e sem classificação. Nunca vi em lugar algum do mundo.

    Djanira 10 de junho de 2015 18:45 Responder
  • Quando comprei, nem sabia que era fake…, muito linda quando azul, no entanto, é só uma florada azul, depois ela é branca…

    Alexandre 17 de agosto de 2015 0:49 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *