Cerefólio

O cerefólio é uma planta muito popular na França pois nesse país esta espécie é costumeiramente utilizada como condimento nos mais diversos pratos. Como a culinária deste país também é muito apreciada ao redor do mundo, tornou- se habitual o cultivo do cerefólio ao redor do mundo. Por esse motivo, saber algumas características dessa espécie assim como a sua melhor forma de cultivo, é muito importante.

Mais abaixo você encontrará os mais importantes detalhes como as características da planta e também a melhor forma de cultivar o cerefólio. Se você gosta de jardinagem ou vai começar essa prática a partir do cerefólio, com certeza vai adorar conhecer o cerefólio

Cerefólio

Cerefólio

Ficha Técnica

O cerefólio é cientificamente conhecida como Anthriscus cerefolium com algumas sinonímias como Anthriscus longirostris, Cerefolium cerefolium, Scandix cerefolium, Cerefolium anthriscus e Chaerophyllum sativum. Esta planta tem origem em Cáucaso mas pela diversidade de seu uso, ele passou a ser cultivado em diversos locais ao redor do mundo e por esse motivo, vai receber outros nomes populares como Cerefolho, Cerefólio das hortas, entre outros.

Categorizada como uma planta medicinal, como citamos mais acima, o cerefólio também é considerado uma planta hortícolas, ou seja, são plantas típicas de hortas e que podem ser consumidas. Essa espécie pode chegar ate 1 metro de altura e tem seu ciclo de vida anual, o que significa que o tempo para brotação que ela leva é de pelo menos 1 ano.

Muito aromática, o cerefólio ganhou uma popularidade incrível quando começou a ser usado na culinária francesa, tida como uma das mais requintadas do mundo. Essa planta é tida por conhecedores do ramo com uma “erva fina”, um clássico mix de ervas conhecido por todos os chefs.

A sua ramagem é muito parecida com a da salsa e também a do coentro. Apesar de possuir um ciclo de vida anual, o cerefólio cresce muito rápido e as flores, assim como os seus frutos aparecem rapidamente, o que vai fazer com que você aproveite mais da sua planta. As folhas da planta são tripinadas, muito macias e bem aromáticas. Quando o cerefólio amadurece, elas ficam mais fibrosas e aumentam de tamanho. As flores da planta são brancas e de tamanho bem pequeno, estando reunidas sempre em inflorescências do umbela. Já os frutos são ovóides e não medem mais de 1 centímetro de comprimento.

Como Cultivar o Cerefólio

O ciclo do cerefólio varia entre 60 dias quando cultivados no verão e de 90 dias quando cultivados no inverno.  Ao plantar o cerefólio, mantenha-a em uma cova de pelo menos 25 centímetros de profundidade. O cultivo deve ser feito sempre sob a meia sombra e em um local fresco porque a planta não tolera o calor elevado do sol. O solo deve ser bem fértil e com uma boa capacidade de drenagem, deve também ser rico em matéria orgânica e a irrigação feita com certa regularidade.

Como citamos mais acima, o ceferólio não tolera calor muito intenso e caso você coloque a sua planta sob essas condições, ela vai amadurecer rapidamente e engana-se quem pensa que isso favorece o cultivo, já que esse amadurecimento acelerado vai tornar as folhas e as flores impróprias para consumo.

Quando for plantar, você deve incorporar bem a terra para deixar o seu cerefólio bem fixo à terra. Você não deve colocar mais de 3 sementes por cova  e o espaçamento entre uma cova e outra deve ser de no máximo 40 cm entre elas. A multiplicação é feita por sementes.

Uso Medicinal

Além de muito conhecida na culinária, o cerefólio é uma planta que apresenta algumas propriedades medicinais. O uso dessa espécie é indicado para tratamento de infecções urinárias, congestão no fígado, cálculos renais ou biliares, cólicas, algum tipo de alteração digestiva , coágulos que possam se formar no sangue, pressão alta e muito mais.

A planta tem propriedade diurética, refrescantes, digestiva, analgésica, anti-inflamatória, antioxidante, hidratante, entre outras. Os medicamentos feitos a base de cerefólios utilizam as folhas, as sementes e as raízes.

Atente-se somente para uma possível irritação na pele que pode acontecer em alguns casos de consumo de medicamentos a base de cerefólio, essa irritação aparece principalmente quando você fica exposto ao sol. Essas irritações também podem aparecer apenas com o manejo da planta, sem a necessidade de tomar um medicamento.

Se o seu cultivo for para uso doméstico, com certeza vai ser uma ótima opção para se ter em uma horta particular, pois ela além de favorecer o ambiente com um aroma delicioso, ainda vai ajudar a espantar as lesmas e os caracóis que atacam as plantas do seu jardim. Você ainda encontrará nos Estados Unidos e em parte da Europa, o cerefólio de raiz que além de consumir as folhas, você ainda poderá consumir as raízes, como fazemos com as cenouras, por exemplo.

Uso Culinário

Como citamos mais acima , o cerefólio é muito conhecido ao redor do mundo devido o seu uso popular em pratos da culinária francesa. Podemos comparar o uso dessa planta como a salsa, tão comum na nossa culinária e devido essa variação, ganhou uma certa popularidade também aqui no nosso país, principalmente na região sul.

O sabor dessa planta é muito fresco e podemos comparar bem com o gosto do anis. Você pode usar o cerefólio no frango, no peixe, na carne em geral, em vegetais refogados, saladas ou onde a sua imaginação permitir e o tempero cair bem. Atente-se apenas para o fato de acrescentar as folhas de cerefólio apena quando o seu prato estiver nos últimos minutos de cozimento, pois caso contrário, o aquecimento excessivo pode fazer a planta perder o sabor.

Existe um vinagrem muito conhecido e fabricado com folhas de cerefólios. Ele dá um aroma muito especial à sua planta o que vai gerar um sabor bem suave ao prato.  Se for utilizar apenas o cerefólio, dê preferência ao consumo feito da planta ainda fresca, pois assim ainda têm o aroma e o gosto mais ativo, o que vai dar um toque bem especial ao seu prato. Caso não encontre o cerefólio fresco, vai encontrá-lo de forma desidratada sem problema.

O Cerefólio é chamado também de Cerefólio-das-Hortas e é uma planta de origem Caucasiana. São utilizadas para diferentes finalidades, como para fins medicinais e condimentos. São plantas de pequeno porte, medindo apenas 90 centímetros de altura. São plantas que florescem anualmente e exalam um aroma bastante característico, além de crescerem rapidamente. São bastante utilizadas na cozinha francesa, de forma semelhante à salsa aqui no Brasil.

Os ramos do Cerefólio são bem parecidos com o da salsa e também do coentro. Podem ser utilizados na culinária para tempero de pratos diversos, desde peixes e carnes até legumes e ovos. O cultivo dessas plantas deve ser feito em locais com bastante luminosidade solar mas não direto, em solo rico em matéria orgânica e bem drenado. Quando deixadas sob o sol diretamente, ficam secas e impróprias para o consumo quando se tornam adultas. A flor jovem é a melhor para a utilização na culinária.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *