Como Escolher e Plantar Árvores no Jardim?

Árvores: Qual a Melhor Espécie Para Se Plantar?

Quando estamos planejando um jardim, precisamos nos atentar a alguns detalhes que farão toda a diferença na hora do plantio, do cultivo e principalmente, da manutenção.

A primeira coisa que devemos analisar é o tamanho do jardim e o tamanho da espécie que desejamos plantar, pois escolher uma espécie que cresce muito, para um jardim que tem o seu tamanho razoável, ou mesmo pequeno, não é bem adequado e isso pode causar alguns transtornos, como falta de espaço para as outras plantas, esmagando-as com tempo, ou mesmo o aparecimento de rachaduras no solo, por conta das raízes muito grandes.

Árvore de Jardim

Árvore de Jardim

Outro aspecto que deve ser levado em consideração também é o tipo de solo e o tipo de clima de cada região. É importante conhecer, estudar um pouco as características da espécie escolhida para que o clima não interfira no desenvolvimento da árvore escolhida.

Otimizando o Espaço e Simplificando a Manutenção

Para quem tem espaço no jardim e começa a planejar que plantas colocar, as primeiras da lista sempre serão as árvores que farão parte da paisagem. São a espinha dorsal e a estrutura vegetal mais permanente de um jardim. Arbustos e herbáceas completam este conjunto, com suas formas e folhas atrativas e suas flores encantadoras.

As árvores têm uma grande vantagem para o projeto paisagístico: o custo de manutenção é praticamente zero. Nos três primeiros anos após o plantio, deve receber cuidados de condução com tutores e regas regulares, mas depois a manutenção resume-se à retirada de ramos secos ou doentes. Nativas brasileiras ou exóticas adaptadas, a escolha é muito grande. 

Benefícios das Árvores nos Jardins

  • Suas folhas produzem fotossíntese, com a absorção do dióxido de carbono do ar e liberação de oxigênio, num processo que todas as plantas produzem para obter energia. Consomem também oxigênio na respiração, mas o equilíbrio entre absorção e produção é estável;
  • Também diminuem a poeira da poluição em suspensão no ar, que fica depositada em suas folhas e que irá direto para o chão quando cair uma chuva;
  • As árvores tem uma grande vantagem no paisagismo de um jardim, além de ornamentar, ajudam a diminuir o calor com sua sombra sobre as paredes e telhados, diminuindo o consumo de energia dos aparelhos de ar condicionado nos verões quentes.
Especial Para Jardins

Especial Para Jardins

Cuidados na Hora de Escolher Qual Árvore Plantar

  • O primeiro passo é medir o jardim e ver qual o espaço destinado para a árvore. Mas medir somente o tronco seria errado, tem de pensar no tamanho da copa que ficará aérea e poderá causar transtornos;
  • É importante também saber se a raiz cresce muito, pois pode causar danos à estrutura. 

Analise o Tamanho e a Forma da Copa

  • Uma copa ovalada e alta não causa grandes problemas, mas a copa em forma de guarda-chuva poderá sombrear todo o jardim e ameaçar telhados e janelas quando a residência tiver mais de um piso.

Tipos de copa:

  • Forma de Cone. Característica de Coníferas (Ciprestes e pinheiros)
  • Forma Irregular. Como na Quaresmeira e na Acácia Mimosa
  • Forma esférica. Grande maioria das árvores como por exemplo a pata de vaca.

Imagem de Amostra do You Tube

 Árvores de Folhagem Caduca ou Perene (Caducifólias ou Perenifólias)

Poderemos optar por plantar uma árvore caducifólia, que perde as folhas no outono e na primavera produz abundante floração encantando a todos com suas flores, como o Ipê amarelo (Tabebuia chrysotricha) ou a Magnólia, também conhecida como tulipa de árvore (Magnólia liliflora).

O Ipê é uma árvore de médio porte, de copa arredondada, mas tem lento crescimento. A Magnólia também perde as folhas no outono e quando chega no final do inverno, surgem primeiro as flores. Quando estão floridas são as estrelas da temporada. 

Vantagens e Desvantagens das Árvores de Plantas Caduca

A vantagem da árvore de folhas caducas é que no inverno não fará sombra nas paredes da casa, evitando armários mofados e umidade dentro de casa, se o clima for de invernos com muitas chuvas.

A desvantagem é a queda de suas folhas, o proprietário terá de varrer todos os dias e juntar aquela enxurrada colorida, mastigando entre os dentes a malfadada ideia de ter um dia escolhido uma caducifólia. Na primavera, ao encher-se a árvore de flores, ele fará as pazes novamente com ela.

Imagem de Amostra do You Tube

Árvores de Folhas Perenes

Se a opção é por árvores perenifólias a troca de folhas velhas por novas irá acontecendo ao longo do ano. Algumas árvores não têm flores chamativas e são mais recomendadas para ruas e parques, mas para um paisagismo de pequenos espaços recomenda-se sempre uma árvore com flores bonitas para que na sua floração seja um elemento a mais de atração no jardim.

Árvores de pequeno porte como a Acácia-mimosa (Acácia podalyraefolia), de folhas cinzentas e flores amarelas é uma boa opção.

A Tibouchina ou quaresmeira (Tibouchina) é outra árvore interessante, com suas flores cor de rosa ou violeta no final do verão.

Uma Cássia (Cassia macranthera), de menor porte também é atraente, pelo longo tempo que permanece florida e pela opção de ornamentação da calçada.

Seja qual for sua opção, a informação sobre seu porte, forma de copa e altura que atingirá quando adulta deverá ser bem esclarecedora antes da compra.

Árvores não são herbáceas de estação que a gente substitui por outra quando chegou ao fim do ciclo. Árvore é para toda a vida. Sua companheira de alegrias e tristezas estará lá para você cada vez que passear no jardim. 

Como Plantar:

Cave um buraco com pelo menos o dobro da largura da raiz para que ela possa crescer. Tire a árvore do saco ou vaso em que ela se encontra, devagar e com cuidado, cortando as raízes quebradas;

Coloque a árvore no buraco em que será plantada. Levante a árvore pela raiz e nunca pelo troco. Evite planta-la muito fundo. Certifique-se de não deixar o caule da muda abaixo da linha da superfície;

Jogue um pouco de terra no buraco da planta. Cheque a profundidade de ajuste se necessário. Confirme se a planta encontra-se reta e vai enchendo o buraco de terra suavemente, mas com firmeza. Dê tapinhas no solo, envolta da base da raiz.

Não é recomendado usar fertilizante na hora do plantio. Regue a planta minuciosamente com um regador de pouca vazão, assentando o solo ao redor da muda. Não coloque estacas. Quanto antes a árvore puder se manter sozinha, mais rapidamente ela se tornará forte;

Remova as ervas daninhas do local. Essas plantas vão competir por ar e nutrientes do solo. Proteja a árvore para que ela não seja destruída por animais;

Plante-a de uma forma que não compita com outras árvores e que seus galhos possam crescer livremente. Forneça água sempre que necessário, especialmente nos primeiros meses. Mantenha a boa circulação de ar podando os galhos, o que ajuda a desenvolver a árvore e evita pragas e doenças. 

Posts Relacionados

Aproveite para descobrir o que são árvores ornamentais e escolha uma espécie para deixar o seu jardim ainda mais bonito. Veja como cultivar uma árvore dentro de casa em vasos. Confira mais dicas para o plantio de árvores, seja para jardim, vaso ou qualquer outro lugar.

2 comentários

  1. meu Deus como tú es perfeito p deixar tanta beleza de presente aos nossos olhos

  2. Moro em Duque de Caxias-RJ, Estou retirando um coqueiro que estava a mais ou menos 5 metros da minha cisterna, porque as raízes começaram a aparecer dentro da cisterna, Gostaria de saber qual a arvore indicada para plantar na frente da casa que de flores e sombra e que as raizes não cheguem até a cisterna, pretendo plantar a uma distância de 10 metros da cisterna.
    Atenciosamente
    José.
    Obs: Por favor enviar também resposta por Email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>