Conheça o Abacaxi Ornamental

O Abacaxi é uma fruta de origem tropical, muito apreciada pelo seu saboroso aroma e sabor de forma sem igual. Devido a seu aspecto, o abacaxi é considerado e intitulado o rei das frutas (devido a presença de uma coroa).

O Brasil tem uma grande tradição no consumo e produção do abacaxi, sendo o local de origem e onde existe uma grande variedade de espécies.

O Abacaxi é uma fruta rica em vitamina C, em betacaroteno e as vitaminas do complexo B. Além, disso, o abacaxi possui inúmeros minerais como: cálcio, manganês, potássio, ferro e fibras. O abacaxi possui uma enzima chamada bromelina, que contribui para a digestão e auxilia na redução das inflamações.
Todas essas vitaminas e minerais são muito importantes para as pessoas que desejam ter uma vida saudável, pois o abacaxi ajuda a controlar os níveis de colesterol, acelera o processo de cicatrização, e é indicado para pessoas que possuem pedras nos rins, hipertensão arterial e anemias.
O Abacaxi também auxilia as pessoas que desejam perder peso, pois atua de forma eficaz nas pessoas que tem retenção de liquido e ainda favorece a digestão.
 Por isso, é muito importante consumir frequentemente o abacaxi, afinal ele traz inúmeros benefícios a saúde das pessoas.

O Abacaxi Ornamental

 O Abacaxi Ornamental, é uma plana de nome cientifico Ananas Bracteatus, e conhecida popularmente como: abacaxi vermelho, ananás ornamental, ananás vermelho, ananás selvagem e abacaxi anão.

As Características do Abacaxi Ornamental

 O Abacaxi ornamental se caracteriza por ser um abacaxi de porte pequeno (tem aproximadamente 05 cm de diâmetro), e é uma planta da espécie das Bromélias (espécie muito importante, visada e considerada no mercado das plantas ornamentais), de origem sul americana (mais precisamente em terras brasileiras).
 O Abacaxi Ornamental é um bromélia rústica, tendo um ciclo de vida (hábitos) perene, sendo uma planta herbácea, sem caule e terrestre, e possui um pequeno grau de polimorfismo.
 O Abacaxi Ornamental é formado por uma roseta de folhas com aspecto lanceolados, sendo essas folhas grossas e largas. A sua folhagem e os seus frutos são meramente ornamentais. A planta não é cultivada para o consumo.
 Devido as características de suas folhas e frutos, que são de longa durabilidade, a planta pode sem nenhum problema ser cultivadas em espaços abertos. O abacaxi ornamental é plenamente adaptável aos climas tropicais e subtropicais úmidos. Ela é uma planta com alta sensibilidade a temperaturas baixas e frias.
 Por ser uma planta muito voltada para o lado ornamental, o abacaxi ornamental é muito usado em decorações, pois é uma planta muito bela e que possui características especiais e únicas.
 Além disso, o abacaxi ornamental é considerada uma planta com característica agressiva (devido aos seus espinhos), e por isso, muitas pessoas usam o abacaxi ornamental com o intuito de separar, isolar e delimitar determinadas áreas, espaços ou canteiros que não podem ter seus locais sendo acessados por alguém (sejam pessoas ou animais). Por isso, o abacaxi ornamental pode ser plantado de forma isolada ou em grupos.

 As Folhas, Flores e Fruto do Abacaxi Ornamental

 As suas folhas são de formato alongado, são esverdeadas e possuem espinhos nas bordas. Os frutos do abacaxi ornamental são de cor vermelha. Porém existem espécies que possuem folhas com cores e tonalidades diferentes, sendo a espécie mais conhecida é Striatus, de coloração branco e creme.
 As folhas do abacaxi ornamental possuem de 0,7 a 1,0 m de comprimento e 3,0 a 4,0 cm de largura. As folhas são rígidas e ascendentes, com um espinho forte e robusto, tendo as margens lisas.
 O abacaxi ornamental possui uma inflorescência que é basicamente uma haste longa de 80 cm, coberta por uma camada branca e concluída por brácteas que são semelhantes as folhas.
 O fruto do abacaxi ornamental consegue durar um longo tempo na planta. Ele tem em torno de 05 cm de diâmetro, com tons de cores que variam do amarelo, rosa e vermelho. O fruto do abacaxi ornamental é muito fibroso, possui poucas sementes, porém não é comestível, sendo utilizado como peça de decoração.
O abacaxi ornamental é uma planta que floresce de forma espontânea em qualquer época do ano.
O abacaxi ornamental deve ser cultivado a sol pleno ou a meia sombra, em solo com bom grau de fertilidade, de preferência leve e enriquecido com material orgânico (adubos e fertilizantes).
O abacaxi ornamental necessita ser regado de maneira regular, além de ser uma planta que não se adapta e por isso não aceita o frio e as geadas (por isso ela surgiu no Brasil e em áreas tropicais e subtropicais).
O ideal é que na hora de fazer qualquer manipulação nessa planta, utilize luvas de preferência com textura grossa, para evitar ferimentos, pois as folhas possuem espinhos.

A Reprodução do Abacaxi Ornamental

O Abacaxi ornamental se reproduz com extrema facilidade por via vegetativa. A planta se reproduz e multiplica-se por divisão da touceira (as chamadas brotações laterais) e pelas mudas que são formadas nas coroas do fruto.
As Plantas novas saem das gemas axilares entre as folhas e as coroas do fruto, e elas também podem ser plantadas. Porém, a multiplicação em escala do abacaxi ornamental está sendo feita por processo de micro propagação.
 Por isso, o abacaxi ornamental também pode ser cultivado em vasos, e o seu cultivo é exclusivamente de efeito ornamental.

As Variedades de Abacaxi Ornamental

O abacaxi ornamental está abrindo uma nova oportunidade para os produtores, seja de pequeno porte ou grande porte, principalmente aos exportadores, pois o abacaxi ornamental vem sendo comercializado junto ao continente europeu. No Brasil, o abacaxi ornamental possui um mercado considerado sem nenhuma expressão comercial.
Existem duas variedades conhecidas do abacaxi ornamental: o Ananas Comosus variedade bracteatus e variedade erectifolius.
As variedades do abacaxi ornamental atende a todos os tipos de utilização para cultivo (vasos, paisagismo, jardins, folhagens de corte, hastes florais, etc.).

O Cultivo do Abacaxi Ornamental 

O Abacaxi ornamental deve ser cultivado a meia sombra ou a pleno sol, sendo evitado as baixas temperaturas. O solo deve ser fértil, leve e se possível ser enriquecido com material orgânico (adubo e fertilizantes) e devem ser efetuadas regas de forma regular. O abacaxi ornamental pode ser cultivado em casa mesmo, em vasos, bastando manter a temperatura ambiente acima dos 15 graus, e efetuar as regas quando a terra estiver seca. Outro cuidado a ser tomado, é com as próprias mãos, devido aos vários espinhos existentes, não deixe de usar luva apropriada e de preferência de espessura grossa.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *