Cuidados Com As Plantas Na Primavera

Durante determinadas épocas do ano, quem tem um jardim em casa deve atentar-se para alguns detalhes. Toda planta tem aquele período onde germina, onde floresce, onde dá frutos e tudo mais. Acontece que independente de qual estação estejamos, é necessário que você atente-se sobre alguns cuidados básicos para que a sua planta permaneça bonita e saudável durante os outros meses do ano.

Então, se você tem seu jardim em casa, mais abaixo vai encontrar algumas dicas sobre como cultivar melhor as suas plantas durante a primavera. Sabemos que essa é a estação das flores, mas mesmo sendo uma época que favoreça a planta, é importante que você cuide dela corretamente. Se os seus planos são de montar um jardim logo logo, essas dicas também serão muito importantes, pois vai ensinar exatamente como você deve fazer.

Primavera

Se perguntarem o que você sabe sobre a primavera, com certeza você vai dizer que é a estação das flores. A resposta não está errada, de fato é nesta época do ano que a maioria das plantas entram em fase de reflorescimento e podemos ter um verdadeiro espetáculo de flores brotando em nossos jardins.

Aqui no hemisfério sul, a primavera é chamada de “Primavera austral”, enquanto no hemisfério norte ela é chamada de “Primavera Boreal”. A nossa primavera vem logo depois do inverno, começando no dia 23 de setembro e se estendendo até o dia 21 de outubro, quando começa o verão.

De acordo com a rotação do planeta, a primavera cai em um “equinócio”, tendo seus dias e suas noites exatamente com a mesma duração, mas ao longo da estação os dias vão aumentando e a noite diminuindo, até chegar no Verão que tem esta característica definitiva.

Sobre A Iluminação das Plantas

O cuidado que você deve ter com a iluminação das suas plantas é muito importante porque é a luz que vai exercer o papel principal no desenvolvimento de cada espécie. Algumas exigem mais luz, outras menos luz, ainda tem aquelas que só se desenvolvem com luz parcial, entre tantas outras formas de iluminar uma planta.

De todas as questões, você deve se preocupar com dois fatores quanto à iluminação durante a primavera: a duração da exposição da sua planta ao sol e a intensidade da luz do sol que cai sobre ela. Sabendo o que a sua planta precisa para se desenvolver bem e qual a intensidade desses dois fatores dentro do local onde você vai cultivar as espécies, então poderá determinar exatamente o local onde ficará a sua planta.

Se você não oferece luz suficiente para sua planta, os caules crescerão normalmente mas não apresentarão nenhuma resistência, as folhas serão bem pálidas ou amareladas, dificilmente a sua planta produzirá flor (o que não é uma boa ideia para a época das flores, não acha?), podendo chegar até morrer por falta de nutrientes.

Da mesma forma que uma planta sofre pela falta de luz, o excesso também irá gerar problemas. Muito sol sobre a sua planta, principalmente se ela não for uma espécie que goste desse tipo de exposição, vai gerar queimaduras sobre as folhas.

Sobre A Temperatura Na Primavera

Cada época do ano tem um clima em característico, mesmo algumas cidades não passando por isso por serem constantemente quentes ou frias. Saber o melhor clima para cultivar determinada espécie é muito importante para saber se você terá ou não uma planta boa de desenvolvimento.

A temperatura média da primavera é entre 18 e 21 graus e com essa média, a maioria das plantas domésticas consegue se desenvolver bem. Caso você tenha algum exemplar de uma planta que precisa de mais ou de menos do que essa média, vai ser preciso providenciar uma estrutura que simule o clima ideal para sua planta.

Sobre A Umidade do Ar

A maioria dos pequenos ou iniciantes jardineiros se preocupa muito com a umidade do solo, pois é por onde a planta vai se alimentar. Acontece que a umidade do ar é tão importante quanto. Conheça as necessidades das espécies que você cultiva, veja que tipo de ambiente você tem para cultivo e faça uma dosagem de qual deve melhorar a atenção.

Sobre A Posição Geográfica

A posição geográfica onde você vai colocar a planta, influencia diretamente sobre o crescimento, principalmente se a localidade onde você mora possui as estações bem definidas. Vejamos então algumas características.

  • Plantas cultivadas ao lado norte do seu jardim sofrem com uma variação maior de luminosidade, principalmente quando vai acabando a primavera.
  • Plantas cultivadas ao lado leste do seu jardim não sofrem tanto com a incidência do sol porque é exatamente o lado onde o sol nasce e portanto, ao meio dia quando o sol estiver mais quente, já terá ultrapassado essa parte do terreno. 
  • Plantas cultivadas ao lado Oeste do seu jardim são geralmente as que levam mais sol. Se você planta cactos ou qualquer outra planta suculenta e que goste de muito sol, essa é a parte ideal para deixá-las.
  • Plantas cultivadas ao lado Sul do seu jardim é as que vão receber menos luz. Nesse canto só é indicado cultivar, plantas com baixa necessidade de luz  temperatura.

Sobre As Regas Na Primavera

Toda planta precisa de regas para se hidratar e manter o solo em uma temperatura favorável para o seu crescimento. A quantidade de regas depende muito de planta para planta então é sempre indicado conhecer um pouco mais sobre a espécie que você tem em casa. Se você tem espécies dentro de sua casa, é bom atentar para a quantidade de regas, evite regar todos os dias ou mais de uma vez ao dia, pois você pode matar a sua planta. As espécies que vivem dentro de casa geralmente são as menos exigentes com regas.

Agora a sua planta vive em ambiente externo, ela precisará de uma certa regularidade quanto às regas para não secar nem ficar propícia à pragas e doenças. Nada como uma boa leitura sobre cada espécie para dizer exatamente quanto de água a sua planta precisa então dessa forma você vai regar para mantê-las sempre bonitas e sadias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *