Flor Preta de Luto

As flores pretas geralmente são bastante peculiares, pois não é sempre que se encontra essa coloração de flor nos lugares, sendo para a venda, seja nas decorações. Sendo tão diferente e tão rara de ser vista, as flores pretas chamam muito mais a atenção das pessoas do que as flores das demais tonalidades de cor. Na realidade, a grande maioria das pessoas ainda tem dúvidas quanto à real existência das flores pretas.

A verdade mesmo é que, na natureza, ainda que vários tons escuros de flores fossem cruzadas entre si, não existem flores que são totalmente pretas. As espécies de plantas que dão origem a flores com cores mais próximas ao negro, na realidade, originam algumas de suas pétalas com tons muito escuros, mas que não chegam a ser totalmente pretas, e sim apenas se assemelham muito a essa cor. Apenas o cruzamento artificial de algumas plantas pode, de fato, produzir tons satisfatórios de flores pretas. Sendo assim, quem faz a procura ou deseja muito utilizar flores realmente pretas para a decoração, deve lançar mão de tingimentos artificiais às flores naturais ou então procurar por flores artificiais que sejam pintadas de preto.

No geral, há muitas variações de flores pretas, mesmo que essas apresentem apenas parte de suas pétalas na cor preta ou então que podem ser tingidas artificialmente de preto. Nesse último caso, a grande maioria das flores apresentam essa capacidade de coloração, muito embora a grande maioria delas tenha a sua sobrevida um pouco diminuída após o tingimento.

As petúnias pretas são flores que foram produzidas por cientistas ingleses no ano de 2010, pela primeira vez. Eles conseguiram esse feitio a partir de um trabalho realizado com a utilização de técnicas que realizam reprodução natural. O resultado desse experimento, que foi nomeado de “Black Velvet”, ou veludo negro, traduzindo para o português, foi a produção de flores cujas pétalas apresentam um aspecto de veludo em uma cor realmente muito parecida com o preto.

Ainda há violetas em uma coloração bastante parecida com o preto, muito embora o nome dessa flor já denuncie a sua coloração natural. No entanto, elas podem adquirir uma tonalidade de roxo ou violeta muito, muito escura e que, na verdade, dependendo do posicionamento que a planta é colocada perante à luz solar, ao longo do tempo, elas podem aparentar um tom bastante parecido com preto. Com relação às orquídeas, há uma variação desse tipo de planta, que pode chegar a originar flores de cor marrom, mas que, se muito escuras, acabam se parecendo muito com a cor preta. Essa variação também é conhecida como “Black Pearl”, cuja tradução para o português significa “pérola negra”. As orquídeas desse tipo apresentam flores que se configuram de maneira semiaberta e com um aspecto ligeiramente pontiagudo. Outra variação de orquídea é uma que se chama Maxillaria schunkeana, que é uma flor brasileira e que produz um tipo de flor que se dispõe como uma espécie de emaranhado na cor preta.

Uma versão de tulipas, que é bastante conhecida como “Rainha da Noite”, apresenta uma cor vinho que pode ficar bastante escura e se tornar, então, muito parecida com preto. Dependendo do ângulo em que for apreciada, podemos ter quase certeza de que o que estamos vendo é uma flor com coloração totalmente preta. Já as flores do tipo copo-de-leite, embora sejam muito delicadas, podem adquirir uma impressão bastante ousada em sua versão na cor preta. Essa versão também é conhecida como “Black Star” que, traduzindo, fica “estrela negra”, muito embora, na verdade, a sua cor seja um roxo em uma tonalidade muito escura e muito profunda, o que lhe dá a impressão de ser preta.

Uma flor muito bonita e bastante apreciada quando colocada em decorações é a Primula Elatior, que apresenta uma versão chamada “Victoriana Gold Lace Black”. Essa versão tem esse nome porque trata-se de uma planta cujas flores apresentam um tom bastante forte de amarelo e todas elas apresentam, em suas pontas, uma cor muito, muito escura, se aparentando bastante com o preto.

Embora as flores pretas possam servir como ornamento para diversas ocasiões, como a cor preta está muito relacionado com o luto, essas flores pretas estão igualmente relacionadas com essa fase em que passamos pela transformação do cotidiano a partir da ausência de uma pessoa ou ente querido que veio a falecer. No geral, o que costuma ser muito representativo do luto não é nenhuma dessas flores negras que foram citadas anteriormente, e sim a rosa preta, que também pode ser chamada conforme a sua tradução na língua inglesa, “Black Rose”.

As rosas, de uma maneira bastante geral, são conhecidas por seus diversos significados e eles estão muito relacionados com a sua cor. De uma maneira universal, as rosas estão muito relacionadas aos sentimentos de amor eterno, fraternidade e carinho, sendo que as rosas vermelhas são quase que sinônimos de amor, já que é um dos principais símbolos de demonstração desse sentimento.

A rosa preta é um tipo de rosa bastante raro e que, na verdade, em um tom realmente preto, só pode ser adquirida a partir da realização de seu tingimento artificial. A cor preta, por si só, geralmente está relacionada com o mistério, com o luto, com a morte e com versões negativas das coisas que cercam os seres humanos. Na verdade, a rosa preta, de fato, está relacionada com o luto.

No entanto, não está necessariamente atrelado ao lado ruim da cor, uma vez que embora elas sejam representadas nessa cor, elas acabam por traduzir um sentimento de pesar e de carinho perante à pessoa que faleceu. Outros sentimentos que ela pode transmitir é o da própria tristeza e da despedida. Há quem diga também, que as rosas pretas podem significar o começo de algo ou até mesmo o renascimento. Isso pode ser porque, para algumas pessoas ou culturas, a própria morte pode significar um renascimento. Sendo assim, o significado das rosas pretas vai variar de acordo com o pensamento de cada um ou em o tipo de cultura em que se está inserido.

Pelo menos no Ocidente, essa flor não costuma ser dada a uma pessoa especial como forma de presente ou de demonstração de afeto, devido à relação da cor preta com a morte e sendo a morte um aspecto negativo de acordo com a grande maioria das culturas do mundo Ocidental. Logo, elas acabam apenas por representar um estado de luto, principalmente quando divulgada ou compartilhada em redes sociais ou colocadas como fotos de capa ou até mesmo de perfis nessas redes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *