Gengibre-Branco

O gengibre branco cujo nome científico é Hedychium Coronarium também tem outros nomes populares. Caso você escute falar em lágrima-de-moça, jasmim borboleta, borboleta, lírio-do-brejo, lágrima de Vênus ou lírio-branco, todos esses nomes estão falando da mesma coisa, do gengibre branco, que acaba sendo o nome mais usado.

O gengibre branco se encaixa em três categorias diferentes, que são: plantas palustres, plantas aquáticas e arbustos e faz parte da família Zingiberaceae.

Com origem na Ásia, essa planta pode medir entre 1,2 a 1,8 metros, o seu ciclo de vida é perene e gosta de sol pleno.

Características do Gengibre Branco

Se trata de uma planta muito vistosa graças a beleza da suas folhas, que possuem uma tonalidade de verdade muito brilhante. Pela sua beleza, o gengibre branco acaba sendo muito usado na ornamentação.

Mas, não são somente as folhas verdinhas que merecem destaque e fazem dessa planta uma espécie tão bela, as flores brancas também dão um toque todo especial. Elas são bem grandes e ainda por cima são perfumadas. Melhor ainda, podem ser apreciadas em qualquer época do ano.

Normalmente, esse tipo de gengibre é usado para ornamentação em volta de lagos e também em espelhos de água e por isso, acaba servindo como “casa” para fauna silvestre.

Outra vantagem além de dar flores o ano inteiro é que o gengibre branco cresce bem rapidinho e para ficar mais bonito e dar um efeito visual bacana é melhor plantá-los em grupo. Normalmente, é dessa forma que o gengibre branco é usado em projetos de paisagismo.

O gengibre branco gosta de matéria orgânica e também adora solos ricos brejosos, porém, apesar da terra estar sempre molhada, o que ele prefere, não deve ficar submerso na água.

Além de gostar do sol sempre, o seu cultivo também deve ser sob a luz natural. Tem a característica de ter potencial invasivo e a sua multiplicação acontece através de divisão das touceira, sendo que uma boa parte de rizoma deve manter-se em cada muda durante o processo.

Brasil: Raízes Tropicais

As raízes tropicais e o gengibre pode ser citado como um exemplo, encontra um bom clima e solo no Brasil para se desenvolver. Isso porque são produtos que facilmente se adaptam ao sistema orgânico e para o produtor podem ser uma excelente alternativa.

O solo é muito importante para qualquer tipo de cultivo e para o bom desenvolvimento da planta, no caso das raízes, como o gengibre, as principais características que devem ser observadas são:

  • Boa estrutura física.

  • Boa disponibilidade de água.

  • Não ter substâncias tóxicas.

  • Oxigênio presente.

  • Ter os nutrientes que a planta precisa.

Como sabemos, o gengibre é uma planta herbácea de rizoma perene. Uma das suas partes, uma vez por ano é aérea. Os rizomas do gengibre são carnosos, ramificados, de coloração amarelada, podem ser vistos também nas cores azul e branca.

São os rizomas, neste caso, que são consumidos, na alimentação, para fabricar bebidas e para fins medicinais.

Os maiores produtores de gengibre são a Índia e a China, ambos países são também os lugares de origem do alimento. Boa parte do que é cultivado nos dois lugares é exportado para o Japão, Estados Unidos, Arábia Saudita e Yemen.

No Brasil, temos a variedade de gengibre denominada “gigante”. Também são plantados os chamados clones regionais, porém, que não são tão vendidos como os “gigante”.

Clima e Solo Para o Cultivo do Gengibre

Falando em gengibre, vamos falar um pouco sobre o solo e o clima ideal para que a planta cresça saudável e bonita. Para que isso aconteça é necessário observar:

  • O solo deve ser solto, leve, fértil, rico em húmus e com boa drenagem.

  • O solo não pode ter umidade em excesso, isso faria com que as raízes apodrecessem.

  • Em tempos de seca, é necessário caprichar na irrigação.

  • Ele precisar estar sujeito aos clima subtropical ou tropical, que seja úmido e quente, e a temperatura ideal deve ficar entre 25 e 30 graus.

  • O pH do solo deve ficar entre 6.0 a 6.5, caso não esteja é necessário corrigir.

As Mudas de Gengibre e Como Fazê-las

Para se fazer o cultivo de gengibre é necessário ter pedaços de rizomas, que devem ter de comprimento no mínimo 5 centímetros e no máximo 10 e com muitas gemas.

Para se ter uma ideia, para plantar cerca de 1,0 hectare são necessários em média, de 3 a 4 toneladas de rizomas. No caso de mudas pequenas, esse número pode ser maior, entre 2,5 a 3 toneladas.

Os rizomas usados como sementes são aqueles que foram colhidos no mesmo ano do plantio.

As mudas são feitas da seguinte forma:

  • É necessário criar “grupos de rizomas no campo, cuja camada deve ter entre 15 a 20 centímetros de altura.

  • É necessário usar palha para cobrir, como por exemplo, a de arroz ou feijão. Sendo que todos os dias é necessário molhar, pois o rizoma deve ficar úmido.

  • Está no ponto para o cultivo quando as brotações começarem a aparecer.

Como preparar o solo:

  • Para plantar gengibre é necessário fazer sulcos ou ter canteiros prontos.

  • O sulco deve medir entre 10 a 15 centímetros de profundidade, observe de acordo com o tamanho dos rizomas sementes.

Sobre o adubo:

  • É necessário usar composto para adubar a lavoura de gengibre.

  • O composto deverá ser colocado no fundo do sulco, calcula-se 600 gramas para cada metro.

  • O composto só pode ser substituído se for por outros tipos de adubos orgânicos, como por exemplo, o esterco de aves ou gado.

Sobre o plantio de gengibre:

  • A melhor época para se plantar gengibre no Brasil é entre os meses de agosto e dezembro. A primeira colheita, por sua vez, acontecerá cerca de 7 a 10 meses depois do plantio.

  • É importante observar um espaço entre as linhas, ele pode variar entre 1,20 a 1,40 metros, enquanto entre as plantas deve ser de 20 centímetros.

  • As mudas devem ser colocadas de forma transversal dentro do sulco, sendo assim, as novas brotações crescerão para fora do sulco. Assim, uma planta não vai entrelaçar na planta vizinha.

  • Por fim, deve-se cobrir os rizomas com uma camada de terra de 5 centímetros.

O Gengibre-Branco é também chamado de lírio-do-brejo, lírio-branco, borboleta ou ainda como lágrima-de-vênus e são originárias da Ásia Tropical. Essas flores aparecem durante todo o ano.

O Gengibre-Branco é muito apreciado por sua beleza e também pelo perfume que exalam. Crescem rapidamente e preferem locais bastante úmidos e com luminosidade solar constante.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *