Jacinto – Hyacinthus Orientalis

É sempre muito bom conhecer sobre plantas. Isso porque quando passamos a ler mais sobre a natureza, descobrimos uma infinidade de fatos que tratamos como cultura e que na verdade têm todo um conteúdo histórico e real. Descobrimos com as plantas também, como a natureza pode ser maravilhosa e sofrer mudanças ao longo do tempo. Se você gosta de jardinagem, com certeza tem em seu espaço uma planta medicinal, uma daquelas com aroma delicioso, uma planta que é muito utilizada como tempero e aquela que tem uma história bem interessante para contar.

E é exatamente sobre o tipo de planta que tem uma história bem interessante para contar que vamos conhecer aqui. Mais abaixo você vai encontrar alguns detalhes sobre o Jacinto, uma planta muito curiosa e cheia de mitos e lendas. Se você ainda não tem um exemplar dessa espécie em seu jardim, basta acompanhar todas as nossas dicas e começar a plantar a sua muda hoje mesmo.

Ficha Técnica

O jacinto é cientificamente conhecido como Hyacinthus orientalis e está entre as espécie de plantas que pertence à família das Hyacinthaceae. Originalmente o jacinto é do continente africano, mas existe uma grande incidência dessa planta na Ásia e na Europa, tendo essas duas localidades como origens oficiais também. Então devido essa variedade de lugares onde o jacinto pode ser cultivado, você provavelmente encontrará essa planta sendo chamada por outros nomes populares como hiacinto, hiacinto de jardim, jacinto comum, jacinto holandês e outros nomes.

A planta está categorizada como uma bulbosa e isso fará um pouco de diferença na hora de cultivá-la. Por falar em cultivo, quando bem plantado, o jacinto pode chegar até meio metro de altura. Você pode manter o seu jacinto em jardineiras, vasos ou até mesmo diretamente na terra e ornamentar o seu jardim de forma a deixá-lo bem monocromático. Se você deseja manter um jardim europeu, essa com certeza será a melhor opção para você.

O jacinto possui ciclo de vida perene, o que significa que esta é uma planta onde a floração completa acontece em tempos mais espaçados que podem levar até 2 anos para acontecer. Sendo assim, você terá sempre folhas e flores de jacinto nascendo no seu jardim, mas a melhor época para observar as flores nascendo é durante a primavera, que é quando elas aparecerem e permanecem mais bonitas.

As folhas do jacinto são bem espessas, longas e com uma coloração bem brilhante. Acumulam-se sempre em grupos de quanto a seis folhas. As inflorescências são bem simples, com estrutura ereta e um formato cilíndrico. As flores também são bem simples, mas são bastante numerosas e tem um aroma maravilhoso. Estas sempre se apresentam nas cores rosa, azul, branco, laranja, amarelo e vermelho. Hoje você já consegue encontrar mais de 60 espécies diferentes de jacinto no mundo.

Cultivo

O jacinto vai exigir um pouco de cuidado principalmente durante o manejo e quanto à temperaturas muito frias também. Aqui no Brasil você só conseguirá ver um jacinto florescer se deixá-lo um tempo em repouso em uma câmara fria própria para plantas ou então caso ele seja cultivado em regiões de clima muito frio como a parte sul do nosso país e regiões serranas.

Preferencialmente, plante o jacinto durante o outono para que os bulbos da planta consigam permanecer durante todo o inverno no solo fresco. Assim que florescer, é indicado que você corte a haste e aguarde as folhas ficarem com aspecto amarelo e murchas para retirar todos os bulbos para uma próxima plantação.

Quando as folhas estiverem totalmente murchas, corte aproximadamente 4 centímetro acima do bulbo e coloque sobre uma folha de jornal em um lugar seco por mais 3 ou 4 dias para que eles fiquem mais ressecados ainda. Deixe-os então armazenado em um local bem fresco até chegar o próximo outono e você plantar novos jacintos.

As regas dessa planta devem ser feitas pelo menos 1 (UMA) vez por semana e em caso de períodos com muita chuva nesse espaço de tempo, você pode suspender a irrigação para não deixar sua planta propícia a doenças.

Quando estiver cuidando do seu jacinto é bom plantá-lo sempre sob a luz difusa ou sob a meia sombra, principalmente no primeiro período de brotação da planta. Depois que as folhas saírem por completo, pode deixá-lo direto recebendo a luz do sol para que a sua planta acumule bastante energia para uma próxima floração. A terra deve ser bem tratada onde o substrato tem que ser sempre leve, com boa capacidade de drenagem e bem enriquecido com matéria orgânica.

Mito do Jacinto

Como citamos mais acima, o jacinto é uma planta muito conhecida, mas a sua flor traz uma história muito bonita. Os gregos costumavam criar mitos baseados na sua cultura, para passar diversas mensagens para as pessoas. Esses mitos se popularizaram muito e atravessaram décadas. No caso do jacinto nada foi diferente.

A mitologia conta que Jacinto era um jovem muito belo nascido em Esparta, cidade Grega. Ele tinha um físico bem atlético e passou a ser adorado por dois deuses: o Deus Apolo, que era o Deus do Sol e da Verdade e também pelo Deus Zéfiro, que era o Deus do Vento do Oeste.

Apolo e Zéfiro disputavam a todo custo o amor de Jacinto, mas o jovem tinha a sua preferência por Apolo e isso fez com Zéfiro enlouquecesse  ainda mais de ciúmes. Um dia qualquer, Jacinto estava praticando esportes como sempre gostava de fazer, em uma partida de lançamento de disco e tinha como companhia o Deus Apolo. Zéfiro inconformado soltou uma rajada de vento sobre o disco que Jacinto jogara e isso fez com que o disco retornasse e batesse com muita forma na cabeça do jovem atleta que não resistiu e morreu.

Mesmo Apolo não conseguindo reanimar o seu amado, não permitiu ainda que Hades, que era o Deus do submundo, levasse o jovem consigo. Sendo assim, Apolo pegou um pouco do sangue de Jacinto que estava derramado no chão e transformou esse sangue em flor. Dessa forma, Apolo ficaria sempre eternizado em forma de flor e esta seria a prova eterna do amor e de saudade de Apolo por Jacinto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *