Como Evitar Que o Cachorro Destrua o Jardim

Cães e jardim: como encontrar “harmonia” entre eles? Deixando a brincadeira de lado, quem tem um cãozinho em casa e um jardim sabe que pode ser difícil manter as flores bonitas. Se o cachorro for um filhote, a dificuldade de evitar que ele destrua o jardim é ainda maior. Normalmente, as reclamações contra a bagunça dessas adoráveis fofuras são as mesmas, eles fazem buracos no terreno, eles arrancam as plantas, algumas dão até algumas mastigadas, amassam e aprontam muito mais.

A dificuldade de manter o jardim bonito com um cão em casa pode virar um verdadeiro e grande problema, se você não aprender a lidar com isso o quanto antes. Pode ser que não dê para resolver a situação ao 100%, mas dá para chegar bem perto. A seguir, algumas dicas de como evitar que o cachorro destrua todo o seu jardim.

Cão x Jardim: Plantas Mastigadas

É comum que os cães quando estão nos primeiro meses de vida precisem roer. Assim como os bebês, essa vontade toda tem a ver co os dentes. Quando chega ao quarto mês de vida, é a fase que o cãozinho começa a trocar de dentes. Aqueles definitivos nascem no lugar dos dentes de leite. É bem nessa fase que eles sentem uma forte coceira nas gengivas e daí aquela vontade de roer tudo que encontram pela frente para aliviar um pouco a sensação.

A melhor maneira de evitar que o cachorro destrua o jardim, nesta fase da dentição é dar a ele muitos mordedores e ossos, o que vai diminuir a chance de que ele escolha as suas plantas para morder.

Não é um modo para eliminar o problema, mas pelo menos, para diminuir a vontade do cachorro de comer as suas plantas.

Cão x Jardim: Quando Eles Querem Fazer Buracos

Para quem não sabe, os cães também gostam de criar tocas. Eles criam um lugar especial para se sentirem seguros. Nestes buracos, eles costumam guardar os seus brinquedos ou até mesmo alguma coisa que “roubam” dentro de casa para brincar. Não adianta fechar o buraco, por o que cão vai abrir um outro, mesmo que tenha grama, não será um empecilho para o seu bichinho de estimação.

Como dizem os veterinários, neste caso, é melhor “fazer um mau acordo” com o seu cão do que ficar fechando buraco e arrumando brigas com ele. Aceite o buraco se for num lugar meio escondido do seu jardim. Ele vai ficar satisfeito cm um só e não voltará a fazer novos.

Uma outra dica, para aqueles buracos que você quer tapar é fechá-los com uma mistura de água que tenha fezes do seu filhote ou até mesmo, enterrá-las no local. Certamente, ele não voltará abrir um buraco no mesmo lugar.

Cão x Jardim: Destruindo Vasos e Canteiros

Um cão mexe em um jardim por vários motivos diferentes. O cheiro da terra pode ser um deles, que desperta a curiosidade do seu cãozinho. Atraído, ele pode começar a cavar para descobrir de onde vem aquele odor. Outro detalhe, é que quando o seu animal de estimação vê uma pessoa mexendo naquela terra, trabalhando, ele não “vê” problema em fazer o mesmo. Para ele é uma brincadeira.

A dica para quem acabou de preparar um jardim é na primeira semana deixar o cão bem longe dele. É um período que os cheiros começam a sumir e o cão não despertará o endereço por remexer ou cavar buracos.

Pense bem onde vai deixar os vasos, melhor do que ficar brigando com o seu cão é evitara o problema.

Cão x Jardim: Eles Atacam as Bromélias

As bromélias são uma espécie de moringa porque acumulam água no seu interior. Além disso, essa água está sempre fresquinha e o cãozinho acha uma delícia matar a sede na sua planta. Então, se você não quer ficar brigando com o seu bichinho de estimação é melhor não ter bromélias no seu jardim.

Algumas Dicas Importantes Para Evitar Que o Cachorro Destrua o Jardim

  • Quando você tem mais de um cachorro, a mistura para colocar na terra e evitar que eles façam buracos ou remexam na terra do seu jardim deve conter fezes de ambos, misturadas a água. Não precisa muita quantidade, um pouco é o suficiente.
  • Para afastar o seu cãozinho dos vasos e dos canteiros, você pode colocar nas bordas do objeto e na volta do canteiro um pouco de repelente, uma das marcas que podem ser usadas é a Four Paws.
  • Você não pode transformar todo o seu espaço externo em jardim. O seu cão precisa ter um lugar para que ele possa brincar, principalmente, enquanto ele é um filhote. É uma forma dele crescer bem e desenvolver suas habilidades. Se for o caso, sacrifique um pouco o seu jardim nos primeiros meses do filhote para depois colocá-lo em ordem, no momento em que ele não vai querer brincar tanto.
  • Não é uma regra que o cão depois que cresce, deixa de ser filhote, perca o total interesse pela brincadeira no seu jardim. Até porque os cães adultos gostam de um bom espaço para brincarem e o seu jardim pode ser esse espaço, se você acabou com todas as outras possibilidades.
  • Não é normal que o cachorro saia destruindo tudo o que vê pela frente, se nada sobrevive a presença dele, tem alguma cosia errada. Pode ser que esteja faltando oportunidade para ele se divertir e destruir o seu jardim virou a sua brincadeira preferida. Também pode se tratar de um mau comportamento. Fique sempre de olhos abertos para identificar se tudo não passa de brincadeira ou se tem um problema maior.

Lembre-se que os cães precisam ser educados, assim como as crianças, então, comece a impor limites enquanto ele ainda está na fase de crescimento. Deixar ele fazer tudo o que quiser não é o melhor caminho, mas existem técnicas que servem para educar o seu bichinho de estimação.

Caso tenha dificuldades, procure um especialista que irá ajudá-lo a educar o seu cãozinho de estimação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *