Myrciaria Cauliflora: Tudo Sobre a Jabuticabeira

A jabuticaba é uma frutinha que dá no pé da Jabuticabeira. A fruta bem docinha faz com que muitos jardineiros tenham a vontade de plantar a árvore em seus quintais, fazendas e jardins. Ela é nativa da Mata Atlântica e por isso é considerada bem brasileira. A Jabuticabeira é considerada uma planta ornamental, já que em determinadas épocas desabrocham lingas flores entre as suas pequenas folhinhas. É por esse e diversos motivos que neste artigo, nós vamos fala dela.

Myrciaria Cauliflora

Este nome pode parecer estranho, mas é o nome científico da Jabuticabeira. Ela pode crescer e começar com um tamanho de arbusto e apenas 3 metros de altura. Depois que começa a se desenvolver, pode atingir até 15 metros de altura. Ela é bastante ramificada, com troncos claros e muitas cascas. Suas folhas são pequeninas e ovais. Durante determinada época, suas pequenas flores desabrocham na cor branca, surgindo nos troncos e ramos, podendo atrair diversos tipos de insetos polinizadores.

A Jabuticaba

O fruto que nasce na jabuticabeira é conhecido por jabuticaba. O frutinho tem apenas entre 1,5 e 2,9 cm de diâmetro. Ela é pequena e com a cor roxa tão escura que se confunde muito com o preto. As jabuticabas são bem esféricas e globulosas que podem variar também na cor verde e rosada. O fruto é doce com a polpa bem esbranquiçada e possui até 4 sementes.

Começando a Cultivar

A Jabuticabeira é uma árvore que tolera certos tipos de clima. O  tropical ou subtropical úmidos seriam ideais para o seu desenvolvimento, já que a planta não suporta épocas de secas prolongadas e nem geadas. Segundo as especificações recomendadas pelos profissionais da área: “Podem ser cultivadas desde o Rio Grande do Sul (média de 20 ºC) até o Pará (30 ºC). O solo de cultivo melhor é o sílico-argiloso de pH 6,5 a 7,0, fértil, bem drenado e boa umidade.”. Siga tais instruções para começar a cultivar a sua Jabuticabeira. A árvore não suporta ambientes em que os ventos são muito forte e por isso, em locais de plantios comerciais são usados os famosos quebra-ventos.

Observações importantes: Com relação a rega da Jabuticabeira: “em regiões onde as chuvas são poucas ou irregulares será preciso regar a planta ou fazer irrigação controlada no pomar.” aconselham os especialistas no plantio da árvore.

Plantando e Adubando

Para plantar a árvore, faça uma cova no solo, maior que o torrão da planta. Lembre-se de umedecer o solo antes de ir plantando a sua Jabuticabeira.  Coloque bastante areia na cova para garantir uma drenagem bastante eficaz para a sua plantinha. A adubação é bem simples e os especialistas aconselham o adubo animal: “Colocar 2 – 5 litros de adubo animal curtido misturado a um pouco de húmus de minhoca, que tem o pH ideal para esta planta.”

É importante lembrar que a muda da Jabuticabeira deve ficar no nível do solo, sem cobrir demais o seu tronco. Observe o recipiente em que a árvore veio para ter uma noção de profundidade. Os profissionais da área dão uma dica de como plantar a sua Jabuticabeira de maneira eficaz ao seu desenvolvimento: “Os tratos culturais consistem em retirar ramos secos e aqueles que tendem a entrar para o meio da copa, fechando-a, diminuindo assim a luz no seu interior com a consequência de menor florescimento posterior.” Se quiser uma floração bem bonita e o crescimento correto das jabuticabas, siga as instruções ditadas pelos profissionais da área.

Para os estados ao sul do Brasil, é aconselhável adubar a planta em todos os invernos: “Adubar todos os anos no inverno para os estados do sul e no período das chuvas para os demais. Adicionar adubo animal curtido e adubo NPK na projeção de sua copa, num sulco feito ao redor da planta.” Lembre-se que você terá que regar bem a Jabuticabeira para que ela não seque e morra.

O que Fazer Quando a Jabuticabeira Não Dá Frutos?

A árvore das jabuticabas pode não dar frutos e nem flores durantes muito tempo. Quem explica para você o porque desse comportamento são os profissionais no cultivo da espécie: “A jabuticabeira pode ser de pé franco, quer dizer, ela é proveniente de sementes, quando então a muda poderá crescer vários anos sem florescer ou frutificar. Adube a muda todos os anos e regue bem na primavera.”

Onde Plantar?

A Jabuticabeira é ideal para locais como quintais ou pomares. Os especialistas explicam que estes lugares são os mais indicados justamento por causa dos frutos: ” suas frutas azedam muito rapidamente o que a torna difícil de ser cultivada em grandes pomares comerciais”. As Jabuticabeiras também são cultivadas como bonsai e em vasos nos mais diversos jardins, principalmente a variedade “Sabará” que se dá muito bem nestes llocais por ter o porte bem menor do que uma Jabuticabeira normal . Como diria o poeta Carlos Drummond de Andrade: “Jaboticaba chupa-se no pé”. 

O Crescimento

A árvore tem o crescimento lento, portante não se preocupe se ela não estiver muito grande em determinadas épocas do ano. Ela demora quase 10 anos para se desenvolver por completo. A sua primeira frutificação também ocorre de forma lenta, somente 10 anos depois do seu plantio no solo adequado. Os especialistas dizem: ” Mas quando começa não para mais e sua produtividade cresce a cada ano”.

Variedades da Jabuticabeira

Essa árvore possui um monte de variedades nas quais pode se realizar o plantio em diversos locais. Confira abaixo.

  • Sabará – Como nós já mencionamos acima, a Sabará é uma espécie que ode ser cultivada em locais apertados e sem muito espaço por possuir um pequeno porte.
  • Paulista – Tem grande porte e boa produtividade de frutos grandes e flores.
  • Branca – Médio porte e que dá muitos frutos grandes e verdes claros.
  • Rajada – seus frutos são “verde-bronzeados, grandes e doces, mas sua maturação é mediana” segundo os profissionais
  • Ponhema – É  a mais indicada para industrialização. Apresenta maior crescimento em porte em frutos também, já que os mesmos são bem grandes. As jabuticabas só podem ser consumidas depois de maduras.
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Tenho uma jabuticabeira de 30 anos ou mais todo ano ela floresce, mas não vinga nenhuma flor. Porquê. Será? Ela e de semente. Obrigada

    Fabiana 7 de outubro de 2013 17:42 Responder
  • É preciso realizar podas nas jabuticabeiras?

    Derson 3 de setembro de 2014 17:09 Responder
  • Porque a minha jabuticabeira não está vingando suas flores? ela está plantada em um vaso ao lado de outras que já esta vingando suas flores!! gostaria de saber porque as flores desta outra não estão vigando?
    Obrigada!

    Ednice

    Ednice Oliveira 30 de setembro de 2014 16:00 Responder
  • ganhei uma vaso de jabuticabeira bonsai, só que todas as folhas cairiam, será que é porque
    coloca água todos os dias, e o que fazer para ela reviver.

    maria aparecida grava 13 de outubro de 2014 23:18 Responder
  • ganhei um uma jabuticabeira bonsai
    caíram todas as folhas dela
    e o que fazer para ele reviver.

    maria aparecida grava 13 de outubro de 2014 23:20 Responder
  • Bom dia comprei uma chacara que tem 4 pés de jabuticaba que devem ter mais ou menos 17 anos e nunca deram frutos mas pelo que sei nunca foram podadas elas estavam c galhos de cima até o chão c folhas lindas, podei elas deixei bem livre o tronco e tirei bastante do meio tb, o solo no pé delas é bem úmido será que vai dar frutos agora ou tenho que fazer algo mais?

    shirley valagna 17 de outubro de 2016 12:07 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *