Como Manter o Jardim Livre de Pragas no Verão

Durante o verão as pragas vem com força total para atacar o seu jardim. É necessário ficar preparado para resistir ataques de lagartas, pulgões, formigas e cochonilhas, além de outras doenças que podem destruir todo o seu cultivo. Para evitar essa destruição, para começar, é importante que as plantas estejam com a imunidade em alta e saudáveis, porém, outros cuidados são necessários.

O que faz com que o verão traga mais problemas para o jardim em relação as pragas é justamente o aumento da temperatura, que provoca desequilíbrio e afeta diretamente a saúde das plantas cultivadas.

O Que Acontece no Verão

As altas temperaturas do verão ajudam os insetos a se reproduzirem com maior velocidade. Além disso, as plantas ficam mais vulneráveis e acabam exigindo maior atenção. É um momento delicado para a plantação e que por mais que se tratem de espécies que exijam uma pouca manutenção, neste momento, é necessário redobrá-la.

As pragas que atacam o jardim no verão são as mesmas de outras estações, porém, nesta época do ano elas conseguem chegar ao objetivo de forma mais fácil. Alguns biólogos aconselham o uso de métodos naturais para combatê-las. Principalmente, quando existe um contato muito próximo dos moradores com as plantas. Produtos não naturais são nocivos para à saúde das pessoas, principalmente, quando não se tem o cuidado necessário ao manipulá-los.

Pode parecer um pouco de exagero esse tipo de preocupação, mas quando uma pessoa cheira uma flor ou colocar as mãos em folhas que foram desinfestadas com produtos químicos, está correndo o risco de se contaminar com os resíduos que ficam armazenados nas plantas. Um prejuízo que também cai na conta das plantas.

Os produtos químicos, na verdade, provocam um desequilíbrio no ecossistema e ainda colaboram para que novas doenças e pragas apareçam.

A Eficácia dos Produtos Naturais

Da sabedoria popular surgiram muitos produtos naturais, que são usados tanto por jardineiros quanto por paisagistas. Algumas pessoas sustentam que não são eficazes, enquanto outros cientistas estão em busca de provar que esses produtos naturais podem resolver o problema das pragas no jardim no verão e em outras estações do ano.

Os estudiosos estão experimentando algumas combinações desses produtos naturais e estão demonstrando muita expectativa no sentido positivo de que eles realmente funcionem e colaborem muito com a boa saúde das plantas.

Entre os ingredientes que já foram pesquisados e que a equipe de estudiosos consideram que têm grande eficácia para combater as pragas estão: o pó-de-café, cravo-da-índia, alho fresco e pimenta-do-reino.

Uma dica para usar esses ingredientes: pegar 50 gramas de um desses ingredientes e misturar com 450ml de água. Deixe a mistura por 24 horas antes de usar. Use uma filtro de papel ou uma peneira fina depois para coar e está pronto o seu extrato para combater os pulgões.

Exemplos de Produtos Caseiros Para Combater as Pragas no Verão

A cura pode ser rápida ou melhor ainda, aplicar produtos naturais para prevenir as pragas no verão pode ser uma excelente solução. Por exemplo, uma jabuticabeira que pode ser ataca pelo fungo chamado de algodão. Quando se formam uma espécie de teia de aranha pelos galhos. Uma boa calda feita somente com sabão de coco pode ajudar a acabar com a praga.

Basta usar um pincel seco para retirar o excesso do “algodão” deixado pela praga e depois passar o sabão, deixar que seque naturalmente. Normalmente, com essa solução caseira, você consegue se livrar da praga, no mínimo em 5 dias.

No caso de uma macieira que foi atacada pela ferrugem ou que esteja infestada de lagartas, uma boa maneira de cuidar com produtos naturais é usando extrato de alho. Com essa solução, basta uma semana para que ela volte a ficar bonita.

As gardênias podem ser atacadas por ácaros e isso faz com que elas percam as flores, porém, uma boa maneira de salvá-las dessa praga, principalmente no verão é usar calda de fumo. A solução natural também pode ser muito eficaz para combater moscas brancas, assim como o chá de hortelã.

Outra grande vantagem de se buscar as soluções naturais para combater as pragas e principalmente no verão, quando elas “acham” mais facilidade para atacar é a rapidez com que elas conseguem destruir o inimigo.

Porém, ressaltam os paisagistas, que um bom motivo para as plantas serem atacadas pelas pragas é o fato de elas não estarem saudáveis e isso é comum por causa da umidade e do calor. É um momento em que elas perdem mais nutrientes e a ventilação não é suficiente.

O Que Fazer Para Que dê Certo o Uso de Produtos Naturais

  • As quantidades estipuladas devem ser respeitadas e isso fará toda a diferença se o produto natural para combater as pragas de verão bem longe da sua plantação funcionará ou não.
  • É muito importante coar bem a mistura antes de usá-la para evitar que ela acabe entupindo o pulverizador.
  • Todos os ingredientes se perdem rapidamente, pois são voláteis, então, a dica é fez a mistura e usou e a pulverização deve o ocorrer dia sim e dia não. Caso a infestação seja intensa, faça o uso duas vezes por semana. Quando perceber uma melhora na planta, diminua o intervalo para 15 dias. Continue usando com um intervalo de tempo maior para prevenir novos ataques.

As Principais Pragas Para Combatê-las

Uma boa maneira de manter os bichinhos bem longe do seu jardim é conhecê-los bem. Alguns gostam das flores, outros preferem as folhas e não deixam de sugar a seiva de cada uma das espécies.

Caso perceba que as folhas das suas plantas estão com manchas ou deformadas, ligue o sinal vermelho, pode ser que as pragas tenham atacado.

Já as formigas não gostam de todas as espécies de plantas e antes de tentar acabar com elas, veja se já não existe um formigueiro bem próximo. As folhas cortadas podem indicar o caminho desse tipo de praga. De todas elas, as mais agressivas são as saúvas.

Muitas dessas pragas gostam de ficar alojadas na parte de trás das folhas, por isso, não esqueça de conferir.

Ainda tem pragas que se em contato com o nosso corpo, deixam marcas, como bolas cortadas, no caso da carapaça, um dos bichos que ataca as plantas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *