O Que é Um Jardim Sensorial?

Uma boa maneira de entrar em contato com a natureza sempre é tendo plantas em casa. Elas enfeitam e dão mais alegria aos ambientes. E as plantas podem fazer muito mais do que isso. Não só ativar a nossa visão com as flores coloridas e as folhas verdinhas, como aguçar outros sentidos. E neste ponto é que o entra o chamado jardim sensorial.

O projeto de um jardim sensorial tem como objetivo principal, aguçar os cinco sentidos: tato, paladar, audição, olfato e visão. E as plantas serão o “motor” que proporciona a realização dessa ideia. Um jardim sensorial pode ser feito dentro de casa, no quintal, na varanda, seja em uma casa ou apartamento.

Normalmente, esse projeto de jardim sensorial é desenvolvido por paisagistas com especialidade em Feng-Shui e ou jardinagem orgânica. Mas, não só, um paisagista sem outra formação também pode conhecer todas as técnicas necessárias para montar um jardim sensorial.

Jardim Sensorial e a Interação Com os Moradores

Uma outra característica do jardim sensorial é a interação que ele proporciona dos moradores daquela casa com o meio ambiente. Essa é uma das ideias principais quando se pensa em aguçar os cinco sentidos. Ter um jardim desses em casa também é uma forma de trazer equilíbrio, tranquilidade e aprender ao lado das plantas e dos bons fluídos que elas podem nos proporcionar.

E os benefícios de um jardim sensorial podem ser aproveitados por qualquer pessoa.

O grande segredo para que o cultivo dê certo e os resultados sejam alcançados é buscar as plantas que de fato agucem os 5 sentidos e façam as pessoas daquela casa provarem as sensações que são o objetivo final do projeto.

As Origens do Jardim Sensorial

Os paisagistas afirmam que os jardins sensoriais têm grande influência da cultura oriental. Sendo assim, para que ele cumpra com a proposta é muito importante alguns detalhes. Como por exemplo, a textura da plantas e que essa seja variada para aguçar o tato.

Também são usados aquários e cascatas, que fazem um bom trabalho com a audição, assim como repuxos de água. Para estimular a visão é fundamental que as plantas exibam belas e variadas folhagens além de flores com o maior número de cores possíveis. O olfato é estimulada pelo perfume, pelo aroma das plantas, que muitas nós já conhecemos muito bem. Assim, como é recomendado colocar flores comestíveis e ervas aromáticas.

As Plantas Que Ajudam a Estimular os Sentidos

Como você já viu para fazer um projeto de um jardim sensorial é importante que as plantas estimulem os sentidos, se não um, outro. E para que isso seja possível é necessário contar com a variedade. Quanto maior for, mais bem “atendido” será o seu jardim sensorial.

Então, se você está pensando em montar um jardim sensorial, e isso é possível mesmo sem a ajuda de um profissional, pense no que não poderá faltar no projeto. Veja!

  • Procure plantas com o maior número de folhas com texturas diferentes.
  • Escolha uma fonte de água bonita e que faça um delicioso som.
  • As flores quanto mais variadas e coloridas melhor.
  • As pessoas que vivem em apartamento pode fazer uma espécie de um pequeno jardim em um dos cantos. Basta pouco espaço para montar um cantinho especial e ter o seu jardim sensorial.

A seguir, você encontrará dicas de como estimular cada um dos sentidos no seu jardim sensorial:

1- Visão

Para a visão é muito importante que as espécies de plantas escolhidas para montar o jardim sensorial sejam diversas no que diz respeito as cores e as folhagens. Também é bom ter plantas em tamanhos e formas diferentes.

Alguns exemplos que podem compor o seu jardim no “quesito” visão: gerânios, camélia, crisântemos, flor-de-cera, calêndula, cavalinha, violetas e outras.

2- Olfato

Uma boa dica para usar no seu jardim sensorial que estimula o olfato são as ervas aromáticas. Os temperos, aquelas usadas para o chá, são as mais usadas pelos paisagistas. Veja alguns exemplos: camomila, tomilho, orégano, manjericão, hortelã, alecrim, erva-doce. E claro que também não faltam as plantas que exalam perfumes deliciosos, como por exemplo, o jasmim ou a gardênia. E mais: as orquídeas, as rosas, a diplodenia, a lavanda e o capim-limão. São só alguns exemplos do que pode perfumar o seu jardim sensorial e sua casa.

3- Tato

No caso do tato, como foi falado anteriormente, o importante é ter texturas diferentes, que você possa tocar e sentir. As suculentas são um bom exemplo das plantas mais usadas para estimular o tato. E não só elas, as crassuláceas também, além de espécies de cactos. Outro tipo de planta que é muito usado para variar a texturas são aquelas cuja as folhas tem um toque aveludado, como a chamada de veludo roxo. Veja outros exemplos: tuia holandesa, tuia limão e corações emaranhados, entre muitas outras.

4- Paladar

No caso do paladar, as ervas aromáticas são as mais usadas para compor o jardim sensorial, as mesmas que podem ser usadas no caso da parte do olfato. Por que você poderá não só sentir o perfume dessas ervas, mas usá-las nas mais variadas receitas e também para fazer chás através de infusão.

Claro que no paladar ainda dá para colocar algumas frutas, aquelas que consigamos tê-las em pequenas árvores ou o morango, um tipo de laranja e até mesmo tomates cereja.

5- Audição

E para fechar o seu jardim sensorial é necessário que você tenha um deliciosos barulho de água, que será possível obtê-lo através de mini cascatas ou de fontes pequenas. Tanto um quanto outro possuem o poder de tranquilizar, um pouco terapêutico, que traz mais calma para o ambiente.

As fontes também podem ser encontradas nas floriculturas e em diversos tamanhos. Sendo assim, você poderá comprar aquela que é mais adequada ao tamanho do espaço reservado para o seu jardim sensorial.

Viu como é simples? Você precisa reunir plantas que estimulem os 4 sentidos e o da audição será estimulado por qualquer tipo de mini fonte ou algo que você consiga encontrar que faça o barulho da água. Vale ressaltar que as plantas com texturas diferentes são para ser tocadas de vez em quando, assim como as comestíveis devem ser usadas, é esse o senso do jardim.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Lindo mas o que eu mostro e tenho como trabalho e dedicação é muito lindo. Gostaria de construir um jardim só com aromáticas mas não sei onde encontrar estas plantas, porque na euro fiz muitos .

    João Máximo

    Natural & Paisagismo 1 de maio de 2015 23:17 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *