Como Plantar Pepinos no Jardim

O cultivo de certas frutas, verduras e legumes podem ser feitos em casa com um pequeno jardim ou horta. Muitas pessoas inclusive preferem esse tipo de cultivo por terem a certeza de consumirem futuramente um fruto que não possui nenhum fertilizante, agrotóxico ou coisas do tipo que possam vir a prejudicar a saúde de quem os come. Sabemos muito bem que o uso de produtos químicos no processo de amadurecimento de frutas e verduras, principalmente fora da época de colheita está cada dia maior e como cidadãos cada vez mais preocupados com a nossa saúde, procuramos sempre evitar esse tipo de comida.

Existem alguns legumes e verduras que não podem falta na nossa salada e fazem parte de todas as dietas alimentares. O pepino é um bom exemplo nesse caso, principalmente durante o verão onde as pessoas procuram consumir mais esse legume devido a sua forte composição de água, o que facilita a digestão e a queima de gorduras mais rapidamente. Existem várias formas de consumir o pepino e se você gosta, tendo um jardim em casa com certeza vai querer plantar também esse alimento.

Cultivar o pepino em seu jardim não é difícil, pois essa é uma das plantas mais fáceis de tratar em seu processo de crescimento, porém existem alguns fatores que precisam ser aprendidos para que você não seja pego de surpresa e também saiba como recorrer em caso de problemas na sua plantação. Pensando nisso então, vamos aqui conversar e conhecer um pouco mais sobre essa fruta e seus benefícios assim como conhecer todo o processo de cultivo, desde a plantação até a colheita.

Conhecendo um Pouco Mais Sobre os Pepinos

O pepino é um fruto que nasce do pepineiro, uma árvore da família das cucurbitaceae. É um excelente alimento consumido com finalidades diuréticas e é bastante utilizado também como remédio natural no tratamento de cálculos renais, onde o consumo apropriado desse legume pode dissolver todos os cálculos evitando assim que o doente precise se submeter a procedimento cirúrgico.

Quando se fala em pepino, potássio é a palavra chave. Esse alimento é extremamente rico nesse composto, o que ajuda bastante na melhoria da nossa flexibilidade dos músculos e proporciona também a elasticidade das nossas células da pele, onde consumindo constantemente o pepino, a pessoa retardará o envelhecimento da epiderme, principalmente do rosto.

O pepino tem origem na Índia, mais precisamente nas regiões montanhosas o que facilita o entendimento quanto à temperatura ideal para seu cultivo que são as temperadas e tropicais. Existem diversos tipos de pepinos que podem ser cultivados, estes variam de acordo com forma, cor, características vegetativas e algumas pessoas que consomem habitualmente esse fruto, também afirmam que alguns apresentam um gosto diferenciado.

Tipos de Pepinos

Sabendo então que existe essa variação, devemos conhecer os tipos existentes de pepinos. Para você plantar, podemos então dividir os pepinos em dois grupos: os pepinos cultivados para salada e os pepinos cultivados para pickles. Os pepinos para salada, são maiores, têm a casca lisa de textura mais brilhante, são os que geralmente encontramos em supermercados conservados em fatias ou já sem a casca. Já os pepinos para pickles são pequenos e possuem uma casca de textura bem rugosa. Esses também são vendidos em supermercados já como o nome de picles.

Os pepinos para salada são:

  • Pepino longo e verde da horta
  • Pepino branco e longo
  • Pepino Carrossel de Bari
  • Pepino Torto dos Abruzos
  • Pepino Ashley
  • Pepino longo da China

Os pepinos para pickles são:

  • Pepino pickle dilly
  • Pepino pequeno de Paris
  • Pepino bush pickle
  • Pepino new Pioneer
  • Pepino earlipick
  • Pepino pickalot

Quanto à essas divisões, os pepinos se diferenciam de tamanho, cor e tempo de colheita apenas. Alguns desses pepinos também não serão encontrados facilmente no Brasil pois são cultivados apenas nas suas regiões de origem.

Plantando Pepinos

Os pepinos não gostam de áreas de plantio que fiquem em locais abafados, então escolha as áreas arejadas onde a sua planta possa ter contato direto com a luz do sol. O solo deve ser bem rico em nutrientes e também ter contato com a luz do sol. Você pode plantar os pepinos de duas formas, por sementes ou por enxertos. Se escolher plantar as sementes, faça no início da primavera. Você precisará cavar pequenos buracos de no máximo 4 centímetros no solo e aplicar as sementes da planta. No caso dos enxertos deixe pra fazer já no final da primavera e nesse caso, os buracos precisam ser um pouco mais profundo, tendo cerca de 30 centímetros de profundidade. Existem ainda os pepinos que são plantas trepadeiras, nesse caso, coloque uma estaca de madeira para cada planta que elas se desenvolverão normalmente.

Mantendo seus Pepinos Saudáveis

O maior segredo para se ter uma boa colheita de pepinos, é a rega. Essa planta exige muita água, mas a princípio, até surgirem as primeiras folhas, regue a planta diariamente e apenas uma vez ao dia. Quando surgirem então as flores amarelas, você terá que acrescentar mais fertilizante à sua terra e deixá-la sempre úmida, evite encharcar demais, mas também não deixe a terra seca, pois os pepinos não florescerão.

Enquanto está em fase de crescimento, você pode retirar as folhas amareladas e os rebentos que ficam nas laterais. Esse tipo de “poda” fará com que sua planta cresça mais e consequentemente gere pepinos maiores. Apesar de plantar no início da primavera, é somente no verão que os frutos começam a aparecer de verdade. Cada planta vai produzir cerca de 15 pepinos grandes ou pequenos, dependendo do tipo de pepineiro que você escolheu cultivar.

Logo que maduros, você deve colhê-los para que novos frutos sejam gerados e também evitar que as temperaturas mais baixas, acabem por apodrecer os frutos já existentes. Deixar o pepino muito tempo na planta após seu amadurecimento fará com que os novos frutos tenham seu crescimento retardado ou até não se desenvolvam corretamente. Após os primeiros frutos, você encontrará com mais facilidade novos florescimentos e isso acontecem durante todo o ano, portanto com uma planta desse tipo no seu jardim, é a certeza que você poderá fazer deliciosas saladas durante todo o ano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *