Cuidados com Plantas de Interior

Quando falamos de plantas de interiores temos que imaginar que o que de melhor podemos dar a elas é um ambiente que aproxime-se ao máximo do seu ambiente natural. Se você observar, a grande maioria das plantas que são adequadas para a parte interna da casa são aquelas tropicais, pois gostam de lugares úmidos e quentes. Ao contrário das que gostam do frio, como ambiente nativo, que não conseguem se adaptar a parte interna dos lugares.

A primeira pergunta que você deve se fazer quando o assunto é cuidar das plantas de interiores é em que lugar da casa elas devem ficar. Uma dica bem legal para você ter certeza de que acertou no “endereço” da sua planta é observar se ela não está ficando com as folhas amareladas, esse é o sinal de que ela está recebendo muita luz do sol. Quando as folhas começam a ganhar um tom mais escuro significa que está faltando luz para elas. Em ambos, os casos é necessário mudar a planta de lugar.

Rega na Medida Certa

A quantidade de água que você coloca nas plantas não pode ser nem muito e nem pouca. Você sabia que na maioria dos casos de problemas que sofrem as plantas eles são desencadeados pelo uso indevido da água?

Para não errar, use os dedos para verificar se a terra está úmida, se ainda estiver, não coloque mais água. Quando a planta está em um vaso pequeno dá para você levantar e perceber se tem ainda água no prato e avaliar se é necessário colocar mais ou não. Quando não tem água, você deve regar até que a água comece a escorrer para o prato.

Normalmente, as plantas morrem mais pelo excesso de água, que apodrecem as raízes do que pela falta dela. Porém, fique em alerta, porque a necessidade de umidade de uma planta para outra pode variar. Cactos, por exemplo, só devem receber água quando a terra já está muito seca, enquanto as avencas, necessitam receber mais água, com mais frequência.

Quatro Dicas Fundamentais de Cuidados Com as Plantas de Interiores

1- Sobre o adubo: as plantas necessitam de adubo, para isso, será necessário comprar o produto, o mais indicado são aqueles na forma solúvel. Esse tipo de adubo pode ser aplicado no momento da rega. Quando usado na dose certa é muito eficaz, porém, se usado em excesso, mata a planta. Siga as orientações da embalagem do produto.

2- Folhas mortas: periodicamente retire ramos e folhas mortas para deixar a sua planta sempre com boa aparência.

3- Troca de vaso, em alguns casos pode ser necessária: pode ser que a planta cresça mais do que o esperado, neste caso, é necessário trocar o vaso. Faça sempre colocando em um outro que seja entre 3 a 5 centímetros maior. Não esqueça de colocar pedras no fundo para drenagem, em seguida o substrato, sendo o ideal a mistura de areia, húmus e terra vegetal. Depois é só regar.

4- Umidade do ar: muito cuidado com o ar-condicionado ele pode acabar deixando o ar ruim para as suas plantas, seco demais.

Cuide da Limpeza da Sua Planta

Entre os cuidados que você deve ter com a sua planta, não se esqueça de dar “banhos” nela. A poeira normal que temos em casa vai se acumulando nas folhas e as deixa feias. Para limpá-las use um borrifador e faça o processo com delicadeza e observando para que a água não vá para terra e acabe “afogando” as raízes.

Veja Dicas de Algumas Plantas Fáceis de Cuidar Quando Dentro de Casa

Se você adora plantas e adoraria ter algumas em casa, mas não tem muito tempo para cuidar delas, veja dicas de algumas espécies que dão menos trabalho. Confira!

Samambaia-americana: Muitas pessoas pensam que se trata de uma planta muito delicada e que murcha com facilidade, quando na verdade é bem o contrário. Porém, fique atento porque existem vários tipos de samambaias e para algumas, sim, elas são mais sensíveis, o que não serve para a samambaia-americana.

Essa espécie de samambaia resiste ao ar seco, solo pobre de nutrientese até mesmo a períodos de seca. Ela pode até mesmo suportar sol direto por algumas horas. Obviamente, que ela não ficará tão linda como se tivesse sendo cuidada como se deve, mas não morrerá, como aconteceria com outras plantas.

Os cuidados que devem ser dispensados a esse tipo de samambaia são poucos: não gostam de sol, mas precisam ter boa luz, a rega bem feita depois que a terra estiver completamente seca. Algumas vezes por dia, em dias quentes, pulverizar um pouco de água nas folhas e a cada 15 dias, usar fertilizante líquido.

Antúrio: Esse tipo de planta aguenta firme em lugares que a luz é pouca, que os períodos de seca se estendem e que o ar é seco. Sendo assim, acaba sendo uma espécie que atende bem as pessoas que esquecem de cuidar das suas plantas.

Além disso, o antúrio nos oferece flores lindas quase o ano todo, porém, neste caso a planta precisa das condições ideias que são: ficar bem longe dos raios diretos do sol, luz média, mais água nos dias quentes, adubo a cada 15 dias e diariamente água borrifada. Mas, atenção, a água deve ser borrifada só nas folhas e não nas flores.

Erva-da-fortuna:Entre tantas as facilidades de se ter uma espécie como essa para colocar na parte interna da casa, considere, a propagação, pois é uma planta considera de grau fácil, neste caso. Basta um estaca da espécie e pronto, em pouco tempo ela está enraizada na água e o melhor, isso pode ser feito em qualquer época do ano.

Aproveitando dessa facilidade de multiplicar a planta, você pode colocar em mais de um vaso e colocar em lugares diferente da casa, para experimentar, em qual deles, a erva-da-fortuna se desenvolverá melhor. Mas, de uma coisa você pode ter certeza, ela não é nem um pouco exigente. Porém, o ideal é que os seus vasos fiquem em lugar com sol direto e boa luz. Para ficar melhor ainda, não descuide da rega, deixando sempre a terra úmida e pronto.

Algumas plantas de interior florescem na primavera, e é muito importante que todas as plantas recebam doses equilibrada de nutrientes e que seja feito o manejo correto, o que contribui para melhorar e fortalecer o desenvolvimento das flores. Nesse vídeo você irá aprender alguns cuidados fundamentais que deve ter com suas plantas. São dicas fáceis e práticas, e o resultado será plantas muito mais bonitas e saudáveis decorando sua casa.

Quando as flores secam, por exemplo, é melhor retirá-las imediatamente da planta para impedir que haja um desperdício de energia no processo de formação das sementes. O acúmulo de poeira durante o inverno sobre plantas de interior pode dar uma aparência feia, por isso é melhor fazer uma limpeza profunda nas folhas nesta temporada. É preciso ter muito cuidado com os produtos que serão usados na limpeza, pois podem provocar a deterioração das folhas delicadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *