Ferramentas Básicas Para o Jardim

Tem um jardim para cuidar e não sabe por onde começar?Come pelo início, tenha em mãos as ferramentas básicas que um bom jardineiro deve ter. Sem elas, não dá para começar a fazer nada, nem cultivar e nem cuidar. Algumas ferramentas podem até ficar para uma segunda compra, mas outras são essenciais, como por exemplo, um escardilho e pás, tanto a larga quanto a estreita. Considere esses três itens “material de primeira necessidade”, porém, serão necessárias ainda outras ferramentes como um ancinho e um arrancador de inço.

Você pode estar em dúvida porque é essencial ter duas pás, uma larga e a outra estreita e um jardineiro profissional explica da seguinte forma. Segundo ele, ambas, tanto a pá estreita quanto a larga servem para transplantar e para semear, porém, em lugares apertados somente com a estreita será possível trabalhar sem destruir as plantas que estão perto. Sem falar que com a pá estreita é bem mais fácil cavar buracos fundos e isso garante que a raiz ficará mais “confortável” e isso é bom para o desenvolvimento da planta.

Já o escardilho que colocamos como necessário e básico tem como função limpar a grama e tirar qualquer detrito que esteja no jardim. Essa ferramente ainda pode ser usada para ajudar na hora de espalhar o adubo e pode ser muito útil nos retoques da terra.

E o ancinho é uma excelente ferramenta para fazer a limpeza. Quando você comprar encontrará o objeto de vários modelos, escolha o que achar mais adequado ao seu jardim. E por último, falamos de arrancador de inço, que serve para trabalhar com as raízes, retirá-las e também pode auxiliar na hora de limpar o solo. 

Agora Que Falamos Do Básico, Veja a Seguir Outras Ferramentas Que Podem Ajudar Na Hora De Cuidar Do Seu Jardim!

Coloque por ordem de importância, se adquiriu o básico, agora compre um sacho, que serve para deixar bem longe as ervas daninhas desterrando o solo, as tesouras de jardinagem, com ela você fará as podas necessárias para manter as plantas bonitas e saudáveis e uma vassoura própria para limpeza do jardim. Para que ele fique bonito é necessário mantê-lo limpo.

Porém, vale ressaltar que o tipo de ferramenta básica e esse segundo grupo pode variar de acordo com as características de cada jardim. Alguns exigirão outras ferramentas praticamente como básicas e outros menos coisa será o suficiente. Veja uma lista de itens que podem ajudar nos cuidados das suas plantas! Entenda o que são e para o que servem e faça a sua lista de ferramentas básicas para jardim. 

  • Para transplantar é necessário uma pá: essa ferramenta pode ser encontrada de duas formas, larga ou estreita e com ela é que você vai semear a planta e depois quando tiver que trocar de lugar, usará de novo. Prefira as pás em aço porque são as mais resistentes, porém, se você prefere uma ferramenta mais leve poderá comprar um em alumínio. Normalmente, o acabamento é feito em plástico ou em madeira.
  • Para fazer buracos perfeitos no solo será necessário um plantador de cônico de bolbos: só com essa ferramenta é possível cavar buracos perfeitos para plantar a sua semente.
  • Se precisar retirar uma parte da haste ou enxertar uma planta será necessário usar um enxertador: é uma ferramenta estreita e comprida e é usada quando o objetivo do jardineiro é aquele de trocar de lugar uma planta.
  • Se precisar remover raízes deverá usar uma forquilha: só como essa ferramenta que você conseguirá remover as raízes, fazer a divisão das plantas que crescerem além da conta. Além disso, com esse item dá para retirar qualquer vegetal que tenha raiz. Dê preferências para as feitas em aço inox.
  • Para deixar o entorno das plantas limpinho será necessário ter um sacho que ajuda também a deixar bem longe as ervas daninhas porque com ele você faz o desterro.
  • Para fazer o acabamento no seu jardim use o escarificador: com essa ferramenta dá para limpar relva e floreiras além de fazer bordas no seu jardim.
  • As tesouras de poda dispensam apresentações. Pode ter certeza que no seu jardim terá sempre trabalho para fazer com elas, retirada de flores folhas secas, além de servir para podas e até mesmo para retirar uma flor e enfeitar a sua casa com ela. Já as tesouras corta relva, se trata de um outro tipo de ferramenta, e como o próprio nome sugere deve ser usada para cortar onde uma máquina não consegue chegar.
  • Com arame plastificado você consegue manter a “postura” de plantas,flores e arbustos, que muitas vezes precisam ser direcionados para crescerem na direção justa.
  • O regador é outra ferramenta que dispensa apresentações. Não importa o material o mais importante é não esquecer de usá-lo respeitando a necessidade de cada uma das espécies que estão sendo cultivadas.
  • Já o pulverizador deve ser usado em plantas que precisam de um pouco de água nas folhas ou em algum outro lugar específico e só com essa ferramenta é possível atender essas necessidades. Enquanto a mangueira pode facilitar a sua vida, principalmente quando o jardim é grande e a torneira não está tão pertinho. Você ganha mais tempo usando uma mangueira do que enchendo um regador. Sem falar que a água escorre da mangueira sobre a terra de modo controlado e suave.
  • Na hora de limpar o seu jardim é melhor ter em mãos um saco apropriado para colocar esse tipo de resíduo. Você pode levá-lo de um lado para o outro e colocar tudo aquilo que tem que ser jogado fora.
  • A luva é um acessório para proteger as suas mãos, não abra mão de trabalhar com elas, principalmente para mexer com a terra e quando estiver lidando com espécies que possuem espinhos. E se você terá que ficar muito tempo abaixada, existem joelheiras específicas para jardinagem.
  • E porque não ter um carrinho de mão ? É uma ótima maneira de levar terra daqui para lá, plantas e o que tiver mais para fazer sem ter que carregar peso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *